Processo seletivo engenharia: 5 dicas de como se preparar

Se você é um jovem engenheiro, provavelmente já passou por sua cabeça a seguinte pergunta: “como se preparar para um processo seletivo de engenharia?”. Neste artigo, nosso objetivo é te ajudar a responder a essa pergunta.

A dúvida começa em como se preparar para um processo seletivo de engenharia, passa pelo o que o mercado de engenharia espera de você, competências exigidas pelas empresas e vai até à necessidade de atingir um diferencial competitivo em relação aos demais candidatos.

Sim, nós sabemos que uma das questões enfrentadas pelos recém-formados da área é a falta de preparo para a iniciação em grandes corporações, uma vez que as graduações em engenharia não fornecem os mesmos subsídios daquelas voltadas para setores gerenciais, como administração.

Assim, cabe aos engenheiros, com pouca ou nenhuma experiência profissional, irem em busca de preparo para ser um engenheiro de sucesso, aprendendo a como se preparar para um processo seletivo, visando chegar no seu emprego dos sonhos. Mas calma, você não está sozinho nessa.

Antes, entenda melhor como está o mercado atual da engenharia e esteja preparado!

Para saber como ser um engenheiro de sucesso, conquistando a vaga de empresa que você deseja, acompanhe este post!

5 dicas de como se preparar para um processo seletivo de engenharia

Abaixo você encontrará 5 dicas simples de como se preparar para um processo seletivo:

  1. Conheça a fundo a empresa
  2. Saiba falar de suas fragilidades e pontos positivos
  3. Tenha um bom currículo
  4. Encontre auxílio externo especializado
  5. Conheça a metodologia lean seis sigma (com curso grátis)

A seguir você tem acesso a mais detalhes sobre cada etapa.

1. Conheça a fundo a empresa

Conhecer o maior número possível de informações sobre a empresa em que se pretende ingressar é um dos pontos-chave de um processo seletivo.

Isso demonstra preparo e um real interesse pelo perfil de negócios da organização.

Tendo isso em vista, é importante conversar com pessoas estratégicas de sua rede de contatos que tenham tido alguma experiência junto à empresa ou, pelo menos, tenham algum conhecimento sobre a cultura organizacional do lugar.

Afinal, sempre é válido tirar lições das experiências de outros colegas.

Além disso, não abra mão de estudar a fundo o perfil da empresa. É importante avaliar:

  • Quais as áreas de atuação da empresa
  • Qual o seu modelo de negócios
  • Qual o seu diferencial no mercado de engenharia, entre outras coisas.

Estamos falando de informações de fácil acesso, que podem ser encontradas nos sites das empresas, por exemplo. Pesquise!

2. Saiba falar de suas fragilidades e pontos positivos

Processos seletivos têm diferenças, mas há uma pergunta clássica, que insiste em aparecer na maioria deles: quais são os seus defeitos ou pontos a melhorar?

Por expor as fragilidades do candidato, este é um momento em que muitos se perdem.

Isso acontece porque o profissional omite algumas informações ou, porque ele elabora uma resposta subjetiva demais, entrando em questões que não merecem destaque.

Mas, a nossa dica de como funciona o processo seletivo que apresenta esse questionamento, é que você seja franco em sua resposta.

Ao mesmo tempo, seja objetivo ao tratar daquilo que você considera um defeito e, mais importante, explique o que você tem feito para superá-lo.

Se sua dificuldade estiver em falar em público, por exemplo, tente demonstrar desenvoltura em sua fala e dê detalhes sobre os recursos que você tem utilizado para deixar essa deficiência para trás.

Caso o recrutador te convide a falar de algumas qualidades, mantenha os pés no chão e também as descreva com honestidade.

Não se perca em respostas vagas demais, e nem supervalorize seus pontos positivos.

Haverá momentos oportunos para que você possa se destacar e demonstrar seu valor, ao longo do processo seletivo de engenharia.

3. Tenha um bom currículo

Como se preparar para um processo seletivo de engenharia?

A resposta mais direta é: construa um currículo competitivo, mesmo com pouca experiência.

Muitos candidatos se esquecem de incluir, em seu currículo, experiências importantes vividas ao longo da graduação.

Esse é um erro que não deve ser cometido! Pois, sua trajetória profissional, geralmente, começa a ser construída ainda na universidade.

Pensando nisso, é importante listar experiências como:

  • Estágios
  • Projetos de extensão
  • Iniciação científica
  • Participações em eventos

Todas essas atividades vêm a ser um know-how importante. Em muitos casos, será a diferença que te colocará a frente de seus concorrentes.

Um ponto de destaque para essas vivências nas universidades são as empresas juniores.

Alunos que se envolvem nesse tipo de projeto, tem uma boa oportunidade de desenvolver  redes de contatos para futuro. Além, claro, do trabalho que contribui para o desenvolvimento de competências desejadas pelo mercado.

Para receber boas dicas para criar um bom currículo para iniciar sua caminho em busca em um emprego como engenheiro, indicamos que ouça o podcast abaixo.

Você também pode, e deve, turbinar seu currículo com cursos para engenheiros, mesmo que tenha saído agora da faculdade.

Para isso, sugerimos que leia o artigo,Melhores cursos para engenheiros: como funcionam e valorizam o profissional”.

4. Encontre auxílio externo especializado

A atuação do profissional de engenharia, hoje, requer a aplicação de conhecimento técnico cada vez mais apurado. Os processos seletivos de engenharia refletem, perfeitamente, esta condição.

Dessa maneira, os recrutamentos têm sido estruturados em etapas cujo objetivo é avaliar competências técnicas do candidato.

Neste quesito é importante se preparar também por meio da realização de cursos sobre softwares. Leia mais em; “Descubra os 5 melhores programas para engenheiros”.

Além disso, mais do que um perfil técnico, as empresas têm buscado engenheiros de perfil gerencial. Aqui, nós temos um grande ponto de dificuldade para recém-graduados em engenharia.

Isso ocorre porque, diferentemente das áreas de perfil mais gerencial, como administração, economia e alguns cursos de ciências sociais aplicadas, nas graduações em engenharia não há um enfoque ou grande familiaridade com matérias como:

Dessa maneira, resta aos alunos recém-formados ocuparem esta lacuna em suas formações.

Nesse sentido, há empresas especializadas em ofertar cursos específicos para quem deseja atingir destaque profissional. Essa é uma das maneiras mais importantes de como se preparar para um processo seletivo de engenharia.

São capacitações que vão desde o domínio de ferramentas de gestão como o Excel, até metodologias mais elaboradas de gestão de projetos.

No vídeo abaixo, o especialista Carlos Sander fala sobre as 8 habilidades que o todo engenheiro tem que saber. Vale a pena assistir para saber por onde iniciar sua preparação. Confira!

5. Conheça a metodologia lean seis sigma

Para aprender como se preparar para um processo seletivo de engenharia, conhecer a metodologia lean seis sigma pode ser um diferencial para qualquer candidato.

Com o lean seis sigma, as empresas têm condições de mapear quais são os setores chaves para seu crescimento e quais são aqueles críticos de sucesso.

Em cada setor, os processos de trabalho são dimensionados de forma quantitativa visando o melhoramento de cada fluxo.

Os resultados, por sua vez, são atingidos por meio de uma estrutura denominada “projeto por projeto”. E esta estrutura é gerida por um especialista seis sigma.

Há algumas empresas que oferecem o treinamento e a qualificação na metodologia seis sigma.

As qualificações podem se dar tanto a distância, quanto de forma presencial. As formações também se dividem em categorias, que variam em termos de complexidade e aprofundamento na metodologia.

Alcançar uma posição de destaque em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, certamente, não é tarefa fácil.

Atualmente, um diploma de ensino superior não configura nenhuma garantia. Com isso, saber como se preparar para um processo seletivo é um pré-requisito para grande maioria das carreiras. Esteja pronto para conseguir chegar lá!

A CAE Treinamentos é uma empresa formada por engenheiros experientes, voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Oferecemos cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado. Incluindo o Lean Seis Sigma.

Ficou interessado em começar uma capacitação para se aprofundar em qualidade e outras ferramentas? Faça sua inscrição na Certificação White Belt Lean Six Sigma Online. Aproveite que a inscrição é GRATUITA!

Com mais de 3.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade.

Conheça nossos outros cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje está à frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

Escreva um Comentário