Você sabia que atividades extracurriculares são ótimos exemplos para quem busca aperfeiçoar o currículo? 

Para quem ainda está na faculdade de Engenharia ou acabou de se formar, encontrar as primeiras oportunidades profissionais ainda é um desafio. 

Além disso, os futuros profissionais se sentem inseguros ao montar seu currículo, pois acreditam que a única coisa que consideram na entrevista de emprego é a experiência profissional.

Assim, uma solução que pode ajudar no desenvolvimento do universitário é apostar nos diferentes tipos de atividades extracurriculares.

Diante disso, a Fronss separou alguns exemplos de atividades extracurriculares que podem fazer a diferença no seu currículo e na profissão de engenheiro. Confira!

O que são atividades extracurriculares?

As atividades extracurriculares referem-se a aquelas feitas com o intuito de contribuir para a formação profissional e pessoal

Em outras palavras, são formações específicas que ampliam a sua visão de mundo, revelam o seu diferencial na busca por um emprego e na demonstração de suas habilidades.

Muitos gestores e recrutadores conferem bastante valor às atividades extracurriculares, pois elas são exemplos de proatividade e interesse por novos conhecimentos.

De modo geral, muitas empresas valorizam a busca incessante pelo crescimento pessoal. Então, por mais diferente de sua área de atuação, é sempre relevante observar se aquela atividade pode ser posta no currículo.

Como escolher as atividades extracurriculares?

Em primeiro lugar, para escolher as atividades extracurriculares que estarão no seu currículo, é importante saber quais são as que melhor se adequam ao seu perfil.

Como o próprio nome já diz, essas não são tarefas obrigatórias. Dessa forma, é crucial que você escolha baseado no seu gosto pessoal.

Após isso, considere que existem muitas opções de atividades e existem aquelas que melhor se encaixam em certas áreas. Nesse momento, é muito importante ter uma estratégia para se posicionar no mercado de trabalho.

Portanto, defina suas metas e objetivos, verificando como essas atividades contribuem para que você os alcance. Também se faz necessário analisar a sua área de atuação para saber os requisitos mínimos dos cargos que você quer concorrer.

A escolha também precisa ser consciente. Fazer atividades extracurriculares apenas por fazer só irá servir para deixá-lo frustrado e aumentar a sensação de perda de tempo.

O que preciso saber antes de montar um currículo?

Antes de tudo, é muito importante destacar todos os seus aspectos positivos na hora de fazer o currículo.

Muitos recrutadores valorizam habilidades como interdisciplinaridade e trabalho em equipe, pois elas dão destaque ao seu perfil e mostram que você está preparado para o mundo corporativo.

Obviamente, coloque as informações referentes à sua formação acadêmica e profissional. Crie um currículo direto e objetivo, que demonstre na primeira página quem você é e por que a empresa deve contratá-lo.

Além disso, tente personalizar o documento para que o recrutador não ache que você está mandando o mesmo currículo para diversas empresas. Assim, as chances de contratação aumentam significativamente.

10 exemplos de atividades extracurriculares que vão melhorar o seu currículo

Na análise de currículo, muitos gestores consideram as experiências do candidato na sua área de atuação, a fim de descobrir se ele é a pessoa que se encaixa na vaga. 

No entanto, muitas empresas não analisam apenas esse aspecto.

Soma-se a isso os diferentes tipos de atividades extracurriculares, experiências únicas que ajudam no desenvolvimento profissional e podem ser partilhadas na entrevista.

Sendo assim, confira a seguir os 10 exemplos de atividades extracurriculares que você pode inserir no seu currículo e aumentar suas chances de se destacar numa entrevista.

1. Trabalho voluntário

O trabalho voluntário é uma das oportunidades que o estudante de engenharia pode abraçar em busca de crescimento pessoal e profissional.

Nesse tipo de trabalho, não se costuma exercer atividades ligadas à área de estudo, mas se treinam outras habilidades exigidas por empresas e áreas de recrutamento.

Com o trabalho voluntário, o futuro engenheiro ainda conseguirá fazer o bem e ajudar o próximo, mostrando um crescimento pessoal, fator importante para ser bem sucedido.

Além disso, o novo engenheiro irá desenvolver habilidades como:

  • Liderança
  • Trabalho em equipe
  • Comprometimento
  • Organização

Essas aptidões também são algumas das características desenvolvidas no voluntariado, que fazem a diferença em entrevistas de emprego.

Destaca-se também que muitas organizações sem fins lucrativos dão níveis diferentes aos seus colaboradores. 

Assim, muitos iniciam como voluntários e, diante do desenvolvimento de tarefas, podem assumir responsabilidades maiores.

Trabalho voluntário: – Liderança – Comprometimento – Trabalho em equipe – Organização

2. Iniciação científica

Esse é um dos exemplos de atividades extracurriculares que pode ser realizado dentro da própria faculdade, com a ajuda de seus professores.

A iniciação científica se trata de um projeto acadêmico que estuda, pesquisa e analisa de forma teórica algum aspecto da área de interesse do aluno.

No entanto, em algumas áreas a iniciação científica tem aspectos práticos, como experiências em laboratório. 

Nesse tipo de projeto, o aluno precisa cumprir prazos estipulados pela faculdade e contar com o apoio de orientadores que o ajudarão no decorrer do projeto.

Além de aprofundar seu conhecimento técnico e profissional, a iniciação científica desenvolve o senso crítico e capacidade de análise, habilidades essenciais para qualquer estudante.

3. Grupos universitários

Na faculdade, há muitos grupos que se formam para debater temas, organizar um evento ou jogos universitários.

Esse tipo de grupo faz com que o estudante se envolva ainda mais com a faculdade, aproveitando o período de estudos para reunir experiências diferenciadas.

Assim, ele desenvolve um perfil mais atrativo para recrutadores e isso o coloca em uma posição de destaque em entrevistas de emprego. 

Estar dentro de uma comissão de formatura, por exemplo, dará ao futuro engenheiro algumas vivências que ele não teria dentro da sala de aula, como: fechar contratos, administrar valores e organizar a festa, por exemplo.

Além disso, participar de um centro acadêmico proporciona ao universitário a chance de treinar novas habilidades, como mediação de conflitos e assertividade.

4. Cursos extras

Investir em cursos extras, seja ou não na sua área de atuação, deixa o seu currículo mais completo e demonstra disposição para aprender.

O universitário também pode optar por cursos que abordem conhecimentos menos técnicos, mas que ainda são relevantes para um profissional. Alguns desses cursos podem ser:

  • Treinamentos que ensinam táticas sobre como falar bem em público;
  • Sobre criar apresentações sucintas e impactantes;
  • Desenvolver métodos de concentração.

No entanto, o ideal é priorizar cursos da área de atuação, pois isso chama bastante atenção de gestores e recrutadores para o currículo.

Por exemplo, é bom que o futuro engenheiro aposte em cursos com conteúdos exigidos e usados no mercado de trabalho de Engenharia, como o Seis Sigma e o Excel.

Então, o importante é escolher uma instituição de ensino reconhecida pelo mercado e com a possibilidade de fornecer um certificado de participação.

Cursos extras

5. Participação em eventos

Entre os diversos exemplos de atividades extracurriculares, a participação em eventos pode ser um dos mais estratégicos.

Muitas empresas, instituições de ensino e profissionais do mercado costumam organizar eventos para discutir tendências e melhores práticas.

Então, o estudante que participar de eventos deste tipo terá um diferencial, posicionando melhor o seu currículo perante a outros concorrentes. 

Esse tipo de atividade extracurricular mostra que o aluno é interessado pelo assunto e que está atento a todas as movimentações que acontecem na sua área.

Além do conhecimento obtido, os eventos também oferecem boas oportunidades de criar um networking com profissionais da área e de conectar-se com pessoas que podem ajudar a obter uma boa oportunidade na carreira.

6. Aulas interdisciplinares

Um das dicas para aproveitar a faculdade ao máximo é a participação em aulas interdisciplinares. Elas também se enquadram na busca sobre o que são cursos extracurriculares importantes.

Algumas faculdades já exigem que seus alunos façam atividades extracurriculares, por meio da frequência em disciplinas fora da sua grade curricular específica.

Ao fazer isso, a universidade estimula que o aluno consiga entrar em contato direto com outras áreas, adquirindo conhecimentos diferentes dos disponíveis no seu curso.

Engenheiros que optam por disciplinas interessantes e que sejam de outras áreas se tornam profissionais com visão mais ampla sobre as empresas e o mercado.

Assim, o futuro engenheiro não só complementa o seu currículo em busca de oportunidades de emprego, mas também se prepara para a realidade do mundo empresarial.

7. Intercâmbio internacional

Muitas universidades e entidades oferecem experiências de intercâmbio internacional para estudantes e pessoas que buscam aprimorar seus conhecimentos linguísticos.

Apesar de não ser uma experiência comum, algumas pessoas conseguem realizar intercâmbio de forma acessível e segura.

Isso é importante porque confere novas experiências culturais para o estudante, através do contato com diferentes pessoas de diversos lugares.

Na Europa, por exemplo, é possível transitar entre diversos países da União Europeia. Assim sendo, o estudante tem acesso a muitos lugares e pode ampliar seus conhecimentos em uma única experiência.

8. Cursos de idioma: um dos mais comuns dos exemplos de atividades extracurriculares

Uma das exigências mais comuns para o mercado de trabalho é o conhecimento de um idioma além do nativo. Portanto, investir em cursos de idioma é uma excelente opção para aprimorar o seu currículo.

Os idiomas mais comuns são o inglês e o espanhol. A língua inglesa é a mais falada no mundo inteiro, então ter conhecimento dela tornou-se algo essencial para qualquer estudante que busca colocação profissional.

A língua espanhola, por sua vez, é bastante vantajosa para quem busca trabalho em empresas com vínculos na América Latina.

Nesse sentido, o mais importante é investir em um bom curso de idioma ou cursos que ofereçam certificado, pois assim o recrutador tem a garantia da sua proficiência.

Considere também que saber um idioma novo é bom para o seu crescimento pessoal. Você também pode buscar conhecer outras línguas, como o francês e o alemão.

Apesar de não serem comumente exigidas no mercado de trabalho, esses idiomas podem ser o diferencial que você precisa.

9. Atividades culturais diversas

Atividades culturais podem ser bons exemplos de experiências que agregam ao seu currículo profissional, não se restringindo às pessoas que trabalham com arte.

Atualmente, muitos recrutadores valorizam as soft skills. Isto é, as habilidades interpessoais subjetivas, que se referem ao seu comportamento e personalidade.

Habilidades como falar em público e desenvoltura, por exemplo, podem ser trabalhadas em um curso de teatro. No mundo corporativo, esses também são elementos que muitos gestores buscam em seus funcionários.

Habilidades como falar em público e desenvoltura, por exemplo, podem ser trabalhadas em um curso de teatro. No mundo corporativo, esses também são elementos que muitos gestores buscam em seus funcionários.

Pessoas que costumam se apresentar em público, seja num recital de música ou numa performance de teatro, tendem a ter uma comunicação mais assertiva e evitar que a timidez atrapalhe as suas apresentações.

Portanto, atividades culturais, como teatro, música e outras artes, são exemplos de atividades extracurriculares ideais para as vagas de contato direto com o público.

10. Experiências com coordenação e mentoria de equipes

Muitos estudantes cometem o erro de ver a universidade como um ambiente apenas voltado para o estudo, mas a verdade é que ela permite desenvolver várias tarefas profissionais.

Muitas faculdades permitem que os alunos se envolvam em tarefas de monitoria. Isso se trata de uma prática voltada ao ensino, como uma espécie de mentoria de alunos.

Além disso, os alunos podem organizar eventos e isso exige pessoas que cuidem da organização. Portanto, é nesse momento que se pode agir como pessoa responsável por coordenar equipes.

O futuro profissional também pode se envolver em outros cenários que garantam essa experiência. O trabalho voluntário, por exemplo, surge como uma possibilidade de coordenação e mentoria de equipes.

Graças a essas experiências, o estudante está pronto para trabalhar de forma efetiva e se tornar um profissional completo.

A Frons oferece ótimas oportunidades de atividades extracurriculares!

Se você deseja se posicionar melhor no mercado de trabalho atendendo às demandas das empresas com um currículo de destaque, sugerimos que conheça os cursos oferecidos pela Frons.

Com mais de 30 mil alunos na plataforma online e mais de 100 turmas presenciais, a Frons garante seu acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão que se encaixam à sua realidade. 

E sabe o que é o mais legal de tudo isso? É que os nossos cursos desenvolvem as soft skills mais buscadas pelos recrutadores nos próximos 5 anos:

– Análise de dados;
– Resolução de problemas;

– Pensamento crítico;
– Liderança;
– Gestão de pessoas;
– Gestão de projetos;
– Criatividade;

Inclusive, para você que é estudante, recém-formado, está buscando um estágio ou uma vaga de trainee, por exemplo, temos uma recomendação muito importante: o Yellow Belt Lean Six Sigma!


Se você ainda não é um Yellow Belt, está perdendo tempo. Esse é um título que vai te ajudar a coletar dados corretamente, tirar bons insights das métricas e participar mais ativamente de brainstorms de resolução de problemas.

O Lean Six Sigma já se tornou um conhecimento exigido pelas empresas americanas. No Brasil, a metodologia ainda está engatinhando, mas já é possível ver muitas empresas utilizando o Six Sigma para eliminar erros, desperdícios e retrabalho. Ter esse conhecimento em seu currículo, fará com que os recrutadores te olhem com bons olhos.

Frons Carreira Desenvolva todas as áreas
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.