Ter certificação profissional é de extrema importância para o mercado de trabalho. Porém, muitas pessoas têm dificuldade em concluir cursos de especialização em sua área. Uma das vantagens de estudar à distância é adaptar melhor seus estudos a sua rotina.

Entre os principais dificultadores, estão a necessidade de ter que dispor de parte do tempo diário para estar dentro da sala de aula e um alto investimento financeiro.

Vendo que essa realidade afastava os estudantes, muitas faculdades e instituições passaram a ver vantagens de estudar à distância e a oferecer a opções de cursos nessa modalidade.

Essa forma de estudar ganhou popularidade principalmente por possibilitar a opção de aliar a vida profissional à de estudante.

Nos últimos 10 anos, a EAD (sigla de educação à distância) ganhou 20 vezes mais alunos. Atualmente, é oferecido por 48% das instituições de ensino superior e tem aproximadamente 1.800 cursos propostos na modalidade.

Se você está pensando em dar início a um curso para dar uma guinada na sua vida profissional, veja abaixo algumas das vantagens de estudar à distância que demonstram que vale a pena investir em um curso EAD.

7 vantagens de estudar à distância

1. Flexibilidade

Diferente do que é proposto por um modelo tradicional de formação, o estudante de EAD consegue fazer seus horários e melhorar sua rotina de estudo. Isso significa que o aluno não precisará necessariamente estudar todos os dias em um determinado horário. E sim, que ele poderá adaptar seus momentos de aula dentro da sua realidade.

Além de conseguir criar uma escala para sua vida profissional e de estudante, outra das vantagens do EAD é o aluno poder escolher os momentos onde está mais disposto para o processo de aprendizado e com maiores níveis de concentração. Muitas pessoas preferem estudar nos primeiros horários da manhã e outros percebem um desempenho maior durante a noite.

Mas é importante ressaltar que, apesar de oferecer uma flexibilidade em relação aos horários de estudo, os programas de EAD seguem um cronograma didático e tem prazos para provas e trabalhos como qualquer outro curso.

2. Tempo

Outra das vantagens de estudar à distância é que a carga horária a ser cumprida é exatamente a mesma que a de um cursos tradicional, estabelecido pelo MEC (Ministério da Educação). Por isso, os alunos das duas modalidades precisam dispor da mesma quantidade de horas para os estudos.

Porém, o aluno de EAD tem como benefício a opção de estudar em casa, economizando tempo de deslocamento até a aula todos os dias.

Com essas horas a mais, o aluno pode passar mais tempo se dedicando à atividades complementares e aproveitar a faculdade ao máximo, tendo mais tempo para leituras, trabalhos e para se preparar para as provas.

Você quer entender melhor as diferenças e benefícios que tem o treinamento online? Confira já qual a importancia dessa metodologia para sua especialização!


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

3. Preço do curso à distância

Se você pesquisando mais sobre como fazer um curso EAD, saiba que estima-se que as mensalidades de um curso à distância são até 50% mais baratas do que os tradicionais.

Isso porque a instituição de ensino poupa muitos recursos quando os alunos não vão todos os dias para a aula (eletricidade, gastos com funcionários, água etc) e essa economia é repassada para o aluno com valores de curso mais acessíveis.

Além de ser uma opção mais em conta para os estudantes, outras das vantagens de estudar à distância é:

  • o aluno não precisa gastar com transporte (gasolina, estacionamento ou passagem de ônibus);
  • faz as suas refeições em casa, sem ter gastos a mais com alimentação.
  • tem disponível uma biblioteca online que disponibiliza todas as informações necessárias para o aluno que não precisa gastar com cópias ou compra de material.

4. Tudo digital

Para conseguir oferecer cursos de EAD, as instituições de ensino realizam todas as atividades de forma online, o que insere o aluno completamente no ambiente digital.

Tendo que estudar, tirar suas duvidas com o professor e trabalhar com outros alunos digitalmente, o estudante não só está se preparando para a sua profissão como também para o mercado de trabalho.

Hoje, boa parte das empresas também funcionam de forma digital e exige esse tipo de conhecimento como característica de um profissional de sucesso.

Por isso, os alunos de cursos à distância se destacam nesse sentido ao demonstrar que já sabem como trabalhar com sua equipe de forma digital e têm experiência com o ambiente online.

Baixe nosso eBook gratuito: Como ganhar destaque profissional.

5. Ritmo

Dentro da sala de aula, o professor precisa passar por todo o conteúdo gradualmente para garantir que todos os alunos assimilem o assunto ensinado.

As aulas de EAD também seguem a mesma proposta, porém, o aluno de cursos à distância tem mais autonomia para ditar o seu próprio ritmo e aumentar sua produtividade de acordo com os temas com que tem mais dificuldade ou facilidade.

Se o tema da aula já for de conhecimento do aluno, por exemplo, ele pode assistir aos conteúdos como forma de revisão e já fazer os exercícios práticos propostos para checar seus conhecimentos.

Se o assunto for mais difícil, ele pode assistir ao vídeo da aula mais de uma vez e passar mais tempo estudando o tema com os materiais oferecidos pela instituição.

6. Disciplina

Outra característica exigida pelo mercado de trabalho que é estimulada durante o período de estudo à distância é a disciplina. Para conseguir se formar e concluir todas as etapas do curso de forma satisfatória, o aluno precisa ficar atento aos prazos e realizar a entrega de trabalhos ou avaliação nas datas estipuladas.

Para não perder as datas importantes e conseguir fazer as entregas necessárias, o aluno precisa:

  • aprender a se organizar;
  • definir de forma própria como ele fará para concluir o trabalho;
  • ser disciplinado para seguir seu plano.

Essa forma de organização do EAD já simula o que o profissional encontrará dentro das empresas com prazos e cobranças.

Ao trabalhar a disciplina no curso, o aluno conseguirá passar mais facilmente pelo dia a dia de trabalho.

7. Diploma

O diploma ou certificado é a comprovação de tudo o que foi aprendido pelo aluno e que ele está apto para atuar na área na qual realizou seus estudos.

Por isso, ele é um documento tão importante na vida do profissional. Ele serve para entrevistas de emprego, para concursos públicos etc.

Como as faculdades e cursos tradicionais e à distância seguem a mesma carga horária e o mesmo currículo escolar (ensinam as mesmas matérias), os alunos de EAD e presenciais tem um diploma equivalente.

Ou seja, o diploma de um curso à distância tem o mesmo valor e reconhecimento do mercado do que um curso que acontece dentro da sala de aula.

E agora que você já sabe todas as vantagens de estudar à distância e quais são as características necessárias de um aluno EAD já tomou a sua decisão sobre começar um?

Se você quer saber mais sobre EAD, qualificação e carreira, conheça a plataforma e opções de cursos da Frons.

São mais de 3.500 alunos EAD capacitados para o mercado de trabalho, corpo docente com professores com mestrado e/ou especialização internacional na área. Conheça nossas opções de cursos EAD e comece hoje a estudar!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.