Os organogramas são ferramentas úteis para organizar visualmente a estrutura da sua empresa, auxiliando na análise dos processos organizacionais, indicando cargos, hierarquias e quem responde por cada setor e departamento. Por mais que pareça difícil organizar todas essas informações, acredite, com esse tutorial de como fazer organograma no Excel, o processo vai ficar simples e eficaz.

Siga as etapas descritas abaixo de como fazer organograma no Excel para criar o do seu negócio.

Tutorial de como fazer organograma no Excel [com imagens]

Utilizar o Excel como o programa para fazer organograma é excelente opção para diversas empresas, afinal, quase todo mundo tem acesso à ferramenta. Além disso, seus recursos são perfeitos para organizar dados e possibilitam certa diagramação, o que permite a criação de organograma XLS.

Escolha o modelo do organograma

Ao abrir o Excel, comece um novo documento. Clique no menu Inserir e selecione a opção SmartArt.

Esta é a etapa do processo de como fazer organograma no Excel, de escolher o layout/modelo. Para encontrar um modelo ideal, clique em Hierarquia, navegue pelas opções que a ferramenta já oferece e selecione o modelo de sua preferência.

Como fazer organograma no Excel

Organize os cargos e dê nome

Modelo de organograma escolhido é hora de preencher as informações que deseja colocar. Isso quer dizer, distribuir os cargos de acordo com a realidade da sua empresa.

Para isso você só precisa clicar sobre um bloco e digitar o cargo em questão.

Como cada box representará uma pessoa ou um cargo na organização, é recomendável que você já tenha organizado os dados que refletem a estrutura da sua empresa antes de passar para o arquivo final. Assim você garante que não vai esquecer nenhum cargo. Repasse com os gestores o formato para que eles ajudem na compreensão do todo da empresa.

Atenção! Aprender como fazer organograma no Excel está relacionado à representação da realidade, isso quer dizer que ele deve, realmente, apresentar as relações dentro da organização e não apenas ser um documento decorativo. Sua importância é singular para garantir segurança e assertividade nos processos organizacionais.

Como fazer organograma no Excel

Organize e mantenha atualizada às relações hierárquicas

Cargos surgem e desaparecem, profissionais são realocados, novas responsabilidades são redistribuídas, enfim, a estrutura de toda empresa se altera com o passar do tempo, e é importante que o seu organograma represente tudo isso, quase que em tempo real.

Um organograma desorganizado pode representar grandes problemas, por exemplo, em casos de necessidade de resolução de problemas urgentes ou de tomadas de decisão importantes.

Atualizar o organograma é tão simples quanto aprender como fazer organograma no Excel.

Use os botões de Elevar e Rebaixar e Mover para cima e Mover para baixo, na guia de Design da ferramenta SmartArt, para mover os cargos de lugar.

De acordo com o exemplo de estrutura que estamos usando, se em uma mudança de estratégia o Diretor de Branding passar a se reportar ao Diretor de Negócios, basta que você posicione ambos lado a lado, clique sobre o Diretor de Branding e selecione, no menu principal, a opção “Rebaixar”.

Como fazer organograma no Excel

Inclua e exclua cargos

No processo de como fazer organograma no Excel, você pode adicionar novos cargos à sua estrutura sem maiores complicações, apenas clicando em “Adicionar forma”, também no menu principal.

Edite layout e cores do organograma

Ao aprender como fazer organograma no Excel, você pode personalizá-lo, mudando:

  • cores;
  • fontes;
  • formas.

Para isso clique em Estilos SmartArt.

Como fazer organograma no Excel

Como fazer organograma no Excel (passo a passo em vídeo)

Se mesmo com o passo a passo acima você precisar tirar alguma dúvida ou mesmo ver o funcionamento, na prática, que tal aprender como fazer organograma no Excel, com um passo a passo em vídeo?

A seguir, selecionamos um vídeo didático que vai ser bastante útil para você e sua empresa.

Há muitas razões pelas quais você deve aprender como fazer organograma no Excel para sua empresa. Ilustrar as relações de trabalho em sua empresa pode ser importante para integrar novos contratados e esclarecer os processos e sistemas de fluxo de trabalho.

Usando o Microsoft Excel, você pode criar um organograma XLS corporativo em um processo simples e direto, como apresentado acima. Também é possível editar facilmente qualquer mudança, dentro do objetivo de como montar equipe de sucesso.

Uma outra ferramenta que pode ajudar a alcançar objetivos semelhantes, é o fluxograma. Para aprender como montar um, indicamos a leitura do artigo; “Como elaborar um fluxograma de processos + exemplo prático”.

Elaborar um programa para fazer organograma seja útil, é apenas um começo, dentro de uma gestão focada em metodologia de gerenciamento de processos.

Você precisa analisar e hierarquia, suas funções, especialidades, avaliar o processo, descobrir possíveis melhorias, implementá-las e assim por diante.

Quer aprender mais sobre ferramentas de qualidade que podem melhorar seu trabalho? Conheça os cursos da Frons.

São mais de 100 empresas de renome atendidas e 3.000 alunos capacitados pela plataforma online e cursos in-company.

  • Certificações reconhecidas pelas maiores empresas do país
  • 5 anos de suporte após a conclusão do curso
  • 94% dos alunos classificam os cursos com “ótimo” ou “bom”.

Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.