5 dicas de Excel: como otimizar os processos da sua empresa

Procurando por dicas de Excel? Uma das ferramentas primordiais no processo de automação é o uso do Microsoft Excel; com ele é possível:

  • Mensurar,
  • Editar,
  • Gerir,
  • Analisar dados de processos de gestão.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de Excel que vão te ajudar a utiliza-lo de maneira mais produtiva no seu dia a dia.

Planejar, organizar e resolver são palavras que fazem parte do escopo sobre o que faz um gestor de, e em, qualquer empresa.

Com a responsabilidade de controlar etapas produtivas e acompanhar resultados, um bom gestor sabe que a automação de alguns serviços é essencial para melhoria continua de processos , com o objetivo de:

Com o objetivo de ajudar você a automatizar esses processo e acompanhar a otimização de seus resultados, separamos uma lista com 5 dicas de Excel para você aplicar em seu negócio e aumentar sua produtividade, reduzindo o tempo gasto em uma série de ações. Continue lendo.

5 dicas de Excel para você utilizar em seu dia a dia

1. Utilize atalhos do Excel

A primeira entre as dicas de Excel é simples: tenha alguns atalhos do Excel copiados em um papel em cima da mesa do escritório podem facilitar muito a sua vida.

Quando estamos criando alguma tabela ou até mesmo analisando um banco de dados na ferramenta, usamos muitos comandos diferentes ao mesmo tempo. Por isso, é muito eficiente saber alguns deles de cor ou até mesmo ter eles anotados.

Conheça alguns atalhos que você não pode deixar de anotar:

Page Down/Page UpMove a tela para baixo / Move a tela para cima
Alt+Page Down/Alt+Page UpMove a tela para a direita / Move a tela para esquerda
TabMove a seleção da célula para a esquerda
Shift+TabMove a seleção da célula para a direita
HomeMove a seleção da célula para a primeira célula da coluna
Ctrl+HomeMove a seleção da célula para o início da planilha
Ctrl+EndMove a seleção da célula para a o último dado da planilha
Ctrl+LAbre a opção de Localizar e Substituir
Ctrl+g (or f5)Abre a caixa de “Ir para”
Ctrl+SetasMove a seleção da célula para as extremidades onde contém conteúdo

2. Use os filtros para revisão de dados

A segunda dica de Excel é para quem trabalha com planilhas extensas e com grande volume de dados. Essas pessoas pode ficar perdidas na hora de encontrar alguma função específica dentro das tabelas.

Dessa forma aprender a como criar os filtros do Excel pode ajudar você a se organizar melhor. Os filtros são usados para isolar as informações de acordo com o seu planejamento e mostrar os dados comuns da planilha; então, use e abuse desse recurso.

3. Conheça as funções de pesquisa e referência

As funções de pesquisa e referência podem otimizar muito seu tempo.

Elas permitem que você encontre informações correspondentes dentro da planilha e por meio de diferentes comandos. É possível, ainda, gerar novas tabelas e gráficos apenas com as informações pertinentes ao seu objetivo.

4. Use gráficos para sintetizar ideias

O uso de gráficos é importante para ilustrar dados e sintetizar informações, conhecer suas diferentes funções, pode ajudar a mostrar suas ideias com clareza durante uma apresentação.

Explore as formas, cores e tamanhos dos gráficos e faça uma apresentação para nenhum chefe colocar defeito.

5. Otimize processos com a função de cálculo automática

Mais uma entre as dicas de Excel que facilitam sua vida: use o software também como calculadora.

Além de criar gráficos, gerir planilhas e analisar dados, essa ferramenta pode ser uma super aliada na hora de fazer contas.

Conheça mais obre excel no nosso tutorial de pesquisa e referência abaixo!

A função de AutoSoma pode fazer praticamente qualquer conta; de divisão à porcentagem e muito mais. Esqueça a calculadora analógica e usufrua de mais uma funcionalidade dessa super ferramenta.

Quer saber mais sobre as funcionalidades e conhecer mais dicas de Excel? Então, se inscreva agora mesmo em um de nossos cursos de Excel:

A CAE Treinamentos é uma empresa voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Além dos cursos de Excel, também oferecemos cursos diversos na área de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

Com mais de 3.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade. Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje está à frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

Escreva um Comentário