O Excel para engenheiros é uma ferramenta extremamente útil e necessária. Por meio do ferramenta é possível realizar uma série de atividades que são imprescindíveis no dia a dia de qualquer profissional, como carta de controle no Excel e organograma no Excel.

Entretanto, o Excel para engenheiros ainda é um bicho de sete cabeças para muitos profissionais, mesmo aqueles que já tem certa experiência.

Dominar as ferramentas do Excel vai ajudar você a se tornar um profissional qualificado e necessários para empresas da área. Em suma, vai ajudar a alavancar sua carreira.

Mas então, o que fazer se você não sai do básico e não consegue aprender a criar planilhas de Excel realmente eficazes para o dia a dia do trabalho?

Bom, a primeira e mais simples dica de Excel para engenheiros é a realização de um curso de Excel Básico ou Excel Avançado. Mas, neste artigo vamos listar alguns truques de Excel para engenheiros, para já te ajudar a dar alguns passos sozinho!

Excel para engenheiros: 7 fórmulas que você precisa conhecer

Nossas dicas de Excel para engenharia começa com as fórmulas básicas que você vai usar em uma planilha.

1.MAX e MIN

Insira a coluna ou linha que você deseja procurar e você vai encontrar vai o MAX ou MIN, de acordo com a sua função:

= MAX (F1: F10) 

O resultado seria o valor máximo encontrado nessas linhas. Para encontrar o valor mínimo, substitua o MAX por MIN, na fórmula.

2. SOMA e MÉDIA

Você pode somar os valores das colunas ou linhas selecionadas, ou pode realizar usar a Com a fórmula de SOMA representada. Abaixo um exemplo dessa aplicação de fórmula:

= SOMA (L1: L10) 

Onde L1 e L10 representam as linhas que são os limites da soma. Nesse caso a fórmula soma os valores em entre L1 e L10.

L1 e L10 são apenas exemplos e você pode usar qualquer intervalo de fórmula.

Já a MÉDIA encontra o valor médio das células. Usando o exemplo acima, a fórmula é:

=média (l1: L10)

3. INSTRUÇÕES SE (IF)

Essa fórmula de Excel para engenheiros mede se algumas condições são verdadeiras ou falsas um exemplo:

= SE (B1 > B2, “bom” , “ruim”)

Onde B1 > B2 é o caso, “bom” é a ação que deve ocorrer se o caso for verdade (ou seja se B1 for maior que B2)  e “ruim” é a ação que deve ocorrer se o caso for falso.

=SE(Algo for Verdadeiro, então faça algo, caso contrário, faça outra coisa)

4. SOMASE, COUNT.SE, MEDIASE

Você também pode realizar a função SE combinada com a fórmula de soma e média, além da contagem.

 = função (intervalo , critérios , faixa de função). 

Por exemplo, para a SOMA:

= SOMA (D1: D10, “bom” , L1:L9).

Ou seja, acrescente o acrescentaria L1 a L9 se os valores de D1 a D10 forem todos “bom”.

5. CONCATENAÇÃO

Concatenar é uma função útil se você deseja combinar dados em uma célula. Para isso use:

= CONCAT (C1 , “”, M2)

Onde C1 e M2 são apenas exemplos de células. Você pode substituí-las por quais desejar.

6. E (AND)

Você pode usar essa fórmula para verificar se uma relação é verdadeira ou falsa. A fórmula pode ser presentada por:

= E (G1 = ” BOM ” , H2 > 5) 

Nesse exemplo, G1 é bom se o valor de B2 é maior do que 5.

7. Fórmulas de pesquisa e referência

Entre as dicas para planilha de Excel está o uso de fórmulas de pesquisa e referências no Excel.

Seu uso é diário e pode otimizar o dia a dia na análise de projetos. Para você conhecer mais sobre essas fórmulas, indicamos o vídeo abaixo. Super explicativo ele vai apresentar as diferentes opções e indicar quando cada uma pode e deve ser usada.

Dicas de Excel para Engenheiros: como otimizar o uso das planilhas?

1. Use o Excel para fazer orçamentos

Uma das maneiras mais simples de criar um orçamento com a garantia de que você vai conseguir calcular cada item necessário é a partir do Excel para engenheiros.

Crie uma planilha e coloque em uma coluna os itens que devem ser considerados em seu orçamento, por exemplo, no caso da engenharia civil:

  • planejamento;
  • fundação;
  • impermeabilização;
  • revestimentos e mais.

O ideal é que você já tenha uma padrão com um checklist de tudo o que pode estar envolvido em um projeto. A partir disso, em cada situação você pode inserir ou excluir itens de acordo com as especificidades de cada um.

O checklist é valioso para não permitir que você esqueça de incluir algo de valor.

2. Utilize atalhos do Excel

Os atalhos vão ajudar você a tornar a criação e atualização da sua planilha mais rápida. Como já dissemos o Excel pode se bastante complexo e esses atalhos economizam muito tempo, principalmente em casos de planilhas muito volumosas.

Conheça os atalhos mais importantes do Excel para engenheiros no artigo; “7 atalhos do Excel para uma planilha PRO! Tudo o que um engenheiro produtivo precisa”.

3. Crie automações para a planilha ficar ainda mais eficiente

Ah, a automação é mesmo o sonho de todo profissional! Parar de fazer tarefas repetitivas e ter a certeza de que elas serão bem executadas é o sonho!

Acredite, uma das dicas para planilha de Excel para engenheiros é “se jogar” na automatização. O Excel não é um software automatizado, mas podemos usar alguns truques para chegar perto dessa funcionalidade.

Além das fórmulas, que acabam fazendo grande parte do trabalho duro, você pode aprender a:

  • converter unidades sem ferramentas externas;
  • atualizar gráficos automaticamente com títulos, eixos e rótulos dinâmicos;
  • preencher dados automaticamente nas células da planilha a partir de outras ferramentas.

Para saber mais sobre isso indicamos nosso artigo; Automatização de planilhas do Excel? 5 dicas para preencher dados (rápido)”.

Engenheiro: domine o Excel!

Caro engenheiro, dominar as ferramentas do Excel, é um passo muito importante para a sua carreira. O mercado busca por profissionais que saibam tornar o dia a dia mais ágil e o Excel é uma ferramenta que permite isso, além de tantas outras vantagens. Por isso, encare seu medo da plataforma e domine suas funções!

Conheça os cursos de Excel Básico e Excel Avançado. Os dois são treinamentos online, com um escopo objetivo para você aprender com eficiência e praticidade.

A Frons é uma empresa formada por engenheiros experientes, voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Oferecemos cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

Com mais de 3.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade.

Conheça a lista completa de cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.