Sem tempo para ler este artigo sobre Balanced Scorecard? Então, ouça o episódio a seguir do podcast da Ânima Educação:
O Balanced Scorecard é um sistema de gerenciamento que se concentra nos objetivos estratégicos gerais de uma empresa. Resumidamente, esta metodologia é realizada por meio dos seguintes passos:
definição do objetivo;
determinação dos indicadores de desempenho;
elaboração do plano de ação;
escolha dos responsáveis.
O nome “Balanced Scorecard” vem da ideia de olhar para fatores estratégicos para obter uma visão mais “equilibrada” do desempenho do empreendimento.
É esse foco que diferencia o BSC de outras metodologias de gerenciamento de desempenho. Ele pega uma estratégica grande e confusa e divide-a em passos claros para seguir no dia a dia de trabalho.
Continue lendo e entenda o que é Balanced Scorecard (BSC), como aplicá-lo na sua empresa e como acompanhar os seus resultados.
O que é Balanced Scorecard (BSC) e como funciona?
O Balanced Scorecard (BSC) é uma estrutura de negócios usada para gerenciar a estratégia de uma organização. O BSC se baseia na definição e análise de indicadores de desempenho com o intuito de atingir boas metas em diversos setores de uma empresa.
É um ótima metodologia para quem tem os seguintes objetivos:
- descrever estratégias;
- medir estratégias;
- acompanhar as ações para melhorar seus resultados;
- desenvolver planos de ação.
Como o Balanced Scorecard é usado?
Um BSC pode ser usado com três objetivos principais:
- dar “vida” à estratégia de uma organização e auxiliar a gerência nas decisões de negócio;
- comunicar a estratégia para toda organização com a ajuda de um mapa estratégico;
- acompanhar o desempenho estratégico com relatórios mensais, trimestrais e anuais.
A metodologia é aplicável em todos os setores econômicos — com fins ou sem fins lucrativos, órgãos de governo, saúde,etc.
Normalmente, as equipes de liderança de uma organização ou departamento são as responsáveis por conduzir o BSC.
Por isso, é fundamental que os líderes conheçam bem a metodologia e estejam dispostos a realizar o trabalho duro pelas mudanças. Sem isso, o Balanced Scorecard não trará os benefícios desejados.
As perspectivas do Balanced Scorecard
O Balanced Scorecard possui quatro perspectivas que norteiam a coleta e análise de informações com o objetivo de melhorar a organização e estratégia da sua empresa. Elas são as seguintes:
- perspectiva financeira;
- perspectiva do cliente;
- perspectiva dos processos internos;
- perspectiva do aprendizado e crescimento.
1. Financeira
A ideia desta perspectiva é analisar a condição financeira da empresa por meio de indicadores como ticket médio e Lifetime Value (LTV). Com essas informações, é possível identificar pontos de otimização, assim como definir metas mais precisas.
Portanto, é uma forma de medir os resultados financeiros para entender de quais maneiras eles podem ser amplificados, gerando mais faturamento.
2. Cliente
Aqui, o intuito é analisar o relacionamento com os clientes para entender como aumentar a sua base ao decorrer dos anos. Para isso, é fundamental olhar para dados como aquisição, ativação e retenção de clientes.
Mas o ideal é ir além dos dados e procurar entender quem são os seus clientes e quais são as dores deles. Isso pode ser feito por meio de questionários, entrevistas e ligações. O essencial é não ter medo de conversar com os seus consumidores.
3. Processos internos
A perspectiva dos processos internos é voltada ao conceito de melhoria contínua, porque o seu principal objetivo é identificar os processos que mais impactam o negócio e otimizá-los o máximo possível.
Para isso, é necessário fazer um mapeamento dos processos, analisá-los para identificar pontos de melhoria e desenvolver planos de ação para otimizá-los.
Conhecer e saber utilizar a metodologia Lean Six Sigma pode ser um grande diferencial para a execução desta etapa, pois ela reúne uma série de estratégias e ferramentas que ajudam a aumentar a produtividade de processos, bem como reduzir falhas.
Quer saber mais sobre este método? Inicie seus estudos com o nosso curso online e gratuito em White Belt – Lean Seis Sigma.
Ele apresenta todos os conceitos básicos do assunto por meio de aulas dinâmicas. Além disso, oferece suporte de consultores e certificado após a conclusão. Inscreva-se já!
Veja também o vídeo a seguir para entender melhor o que é o Lean Seis Sigma:
4. Aprendizado e crescimento
Por último, mas não menos importante, temos a perspectiva de aprendizado e crescimento, que basicamente consiste na implementação de medidas que beneficiem a capacitação profissional dos colaboradores.
Isso se dá por meio da promoção de treinamentos, do incentivo à realização de cursos e da criação de uma cultura que valoriza o aprendizado e crescimento constante.
As pessoas são os “bens” mais valiosos de uma empresa, uma vez que são os responsáveis pelo crescimento dela. Portanto, o investimento na evolução destes profissionais é extremamente importante.
Como aplicar o Balanced Scorecard?
Para facilitar a aplicação e visualização do BSC na sua empresa, você pode transformá-lo em uma mapa estratégico com um formato semelhante ao utilizado na análise SWOT. Inclusive, é possível usar ferramentas digitais para tornar esta tarefa ainda mais prática.
Depois, basta seguir estes passos para cada uma das quatros perspectivas:
- fazer a definição de um objetivo;
- reunir os indicadores que vão auxiliar no monitoramento do trabalho;
- definir as ações que levarão ao objetivo de melhoria de desempenho;
- escolher os membros da equipe responsáveis pelas etapas do projeto.
Pronto! O seu Balanced Scorecard estará pronto após a definição e preenchimento de todas as informações.
Você pode ter várias iniciativas focadas em melhorar seus indicadores e alcançar seus objetivos. O BSC pode ser executado tanto em nível operacional quanto em relação à estratégia geral da empresa.
Ainda tem dúvidas sobre como definir metas objetivas, eficientes e claras? Confira o que o Master Black Belt Carlos Sander tem a acrescentar sobre o assunto:
Como acompanhar os resultados do BSC?
Existem várias maneiras de fazer o acompanhamento do Balanced Scorecard, mas optamos por destacar a forma mais simples e acessível para qualquer tipo de empresa: o Excel.
O método tem seus prós e contras como qualquer outro, mas permite um bom acompanhamento.
Prós:
- pode ser facilmente acessado e editado por todos os membros da equipe;
- pode ser personalizado para atender às necessidades diferenciadas de uma equipe;
- cada elemento pode ser feito inteiramente de acordo com as especificações necessárias.
Contras:
- é muito difícil acompanhar se o volume de dados for grande;
- pode gerar perdas e imprecisões nos dados se as versões atualizadas forem salvas e compartilhadas com todos incorretamente.
O Office hoje possui funcionalidades que permitem eliminar esses pontos contras e dinamizar o uso das planilhas. Basta saber um pouco mais sobre o programa para utilizar os recursos a seu favor.
Uma vez que o Balanced Scorecard tenha sido desenvolvido e implementado, um software de gerenciamento pode ser usado para obter informações mais precisas sobre o desempenho.
A automação adiciona estrutura e disciplina à implementação do sistema de Balanced Scorecard, ajuda a transformar dados corporativos diferentes em conhecimento e auxilia a transmitir informações de desempenho.
Como aprender mais sobre gestão da qualidade?
A Frons conta com diversas formações online de melhoria contínua e gestão da qualidade. Ao realizá-las, você se torna capaz de identificar pontos de otimização em processos, assim como liderar o desenvolvimento de planos de ações.
São mais de 25.000 alunos capacitados pela nossa plataforma online, que conta com os seguintes benefícios:
- certificações reconhecidas pela Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED e pelo The Council for Six Sigma;
- suporte de consultores altamente qualificados;
- 94% dos alunos classificam os cursos como “ótimo” ou “bom”.
Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.