Sem tempo para ler este artigo sobre Balanced Scorecard? Então, ouça o episódio a seguir do podcast da Ânima Educação:

O Balanced Scorecard é um sistema de gerenciamento que se concentra nos objetivos estratégicos gerais de uma empresa. Resumidamente, esta metodologia é realizada por meio dos seguintes passos:

definição do objetivo;

determinação dos indicadores de desempenho;

elaboração do plano de ação;

escolha dos responsáveis.

O nome “Balanced Scorecard” vem da ideia de olhar para fatores estratégicos para obter uma visão mais “equilibrada” do desempenho do empreendimento.

É esse foco que diferencia o BSC de outras metodologias de gerenciamento de desempenho. Ele pega uma estratégica grande e confusa e divide-a em passos claros para seguir no dia a dia de trabalho.

Continue lendo e entenda o que é Balanced Scorecard (BSC), como aplicá-lo na sua empresa e como acompanhar os seus resultados.

O que é Balanced Scorecard (BSC) e como funciona?

O Balanced Scorecard (BSC) é uma estrutura de negócios usada para gerenciar a estratégia de uma organização. O BSC se baseia na definição e análise de indicadores de desempenho com o intuito de atingir boas metas em diversos setores de uma empresa.

É um ótima metodologia para quem tem os seguintes objetivos:

  • descrever estratégias;
  • medir estratégias;
  • acompanhar as ações para melhorar seus resultados;
  • desenvolver planos de ação.

Como o Balanced Scorecard é usado?

Um BSC pode ser usado com três objetivos principais:

  1. dar “vida” à estratégia de uma organização e auxiliar a gerência nas decisões de negócio;
  2. comunicar a estratégia para toda organização com a ajuda de um mapa estratégico;
  3. acompanhar o desempenho estratégico com relatórios mensais, trimestrais e anuais.

A metodologia é aplicável em todos os setores econômicos — com fins ou sem fins lucrativos, órgãos de governo, saúde,etc.

Normalmente, as equipes de liderança de uma organização ou departamento são as responsáveis por conduzir o BSC. 

Por isso, é fundamental que os líderes conheçam bem a metodologia e estejam dispostos a realizar o trabalho duro pelas mudanças. Sem isso, o Balanced Scorecard não trará os benefícios desejados.

As perspectivas do Balanced Scorecard

O Balanced Scorecard possui quatro perspectivas que norteiam a coleta e análise de informações com o objetivo de melhorar a organização e estratégia da sua empresa. Elas são as seguintes:

  • perspectiva financeira;
  • perspectiva do cliente;
  • perspectiva dos processos internos;
  • perspectiva do aprendizado e crescimento.

1. Financeira

A ideia desta perspectiva é analisar a condição financeira da empresa por meio de indicadores como ticket médio e Lifetime Value (LTV). Com essas informações, é possível identificar pontos de otimização, assim como definir metas mais precisas.

Portanto, é uma forma de medir os resultados financeiros para entender de quais maneiras eles podem ser amplificados, gerando mais faturamento.

2. Cliente

Aqui, o intuito é analisar o relacionamento com os clientes para entender como aumentar a sua base ao decorrer dos anos. Para isso, é fundamental olhar para dados como aquisição, ativação e retenção de clientes.

Mas o ideal é ir além dos dados e procurar entender quem são os seus clientes e quais são as dores deles. Isso pode ser feito por meio de questionários, entrevistas e ligações. O essencial é não ter medo de conversar com os seus consumidores.

3. Processos internos

A perspectiva dos processos internos é voltada ao conceito de melhoria contínua, porque o seu principal objetivo é identificar os processos que mais impactam o negócio e otimizá-los o máximo possível.

Para isso, é necessário fazer um mapeamento dos processos, analisá-los para identificar pontos de melhoria e desenvolver planos de ação para otimizá-los.

Conhecer e saber utilizar a metodologia Lean Six Sigma pode ser um grande diferencial para a execução desta etapa, pois ela reúne uma série de estratégias e ferramentas que ajudam a aumentar a produtividade de processos, bem como reduzir falhas.

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Veja também o vídeo a seguir para entender melhor o que é o Lean Seis Sigma:

4. Aprendizado e crescimento

Por último, mas não menos importante, temos a perspectiva de aprendizado e crescimento, que basicamente consiste na implementação de medidas que beneficiem a capacitação profissional dos colaboradores.

Isso se dá por meio da promoção de treinamentos, do incentivo à realização de cursos e da criação de uma cultura que valoriza o aprendizado e crescimento constante.

As pessoas são os “bens” mais valiosos de uma empresa, uma vez que são os responsáveis pelo crescimento dela. Portanto, o investimento na evolução destes profissionais é extremamente importante.

Como aplicar o Balanced Scorecard?

Para facilitar a aplicação e visualização do BSC na sua empresa, você pode transformá-lo em uma mapa estratégico com um formato semelhante ao utilizado na análise SWOT. Inclusive, é possível usar ferramentas digitais para tornar esta tarefa ainda mais prática.

Depois, basta seguir estes passos para cada uma das quatros perspectivas:

  • fazer a definição de um objetivo;
  • reunir os indicadores que vão auxiliar no monitoramento do trabalho;
  • definir as ações que levarão ao objetivo de melhoria de desempenho;
  • escolher os membros da equipe responsáveis pelas etapas do projeto.

Pronto! O seu Balanced Scorecard estará pronto após a definição e preenchimento de todas as informações.

Você pode ter várias iniciativas focadas em melhorar seus indicadores e alcançar seus objetivos. O BSC pode ser executado tanto em nível operacional quanto em relação à estratégia geral da empresa.

Ainda tem dúvidas sobre como definir metas objetivas, eficientes e claras? Confira o que o Master Black Belt Carlos Sander tem a acrescentar sobre o assunto:

Como acompanhar os resultados do BSC?

Existem várias maneiras de fazer o acompanhamento do Balanced Scorecard, mas optamos por destacar a forma mais simples e acessível para qualquer tipo de empresa: o Excel.

O método tem seus prós e contras como qualquer outro, mas permite um bom acompanhamento.

Prós:

  • pode ser facilmente acessado e editado por todos os membros da equipe;
  • pode ser personalizado para atender às necessidades diferenciadas de uma equipe;
  • cada elemento pode ser feito inteiramente de acordo com as especificações necessárias.

Contras:

  • é muito difícil acompanhar se o volume de dados for grande;
  • pode gerar perdas e imprecisões nos dados se as versões atualizadas forem salvas e compartilhadas com todos incorretamente.

O Office hoje possui funcionalidades que permitem eliminar esses pontos contras e dinamizar o uso das planilhas. Basta saber um pouco mais sobre o programa para utilizar os recursos a seu favor.

Uma vez que o Balanced Scorecard tenha sido desenvolvido e implementado, um software de gerenciamento pode ser usado para obter informações mais precisas sobre o desempenho.

A automação adiciona estrutura e disciplina à implementação do sistema de Balanced Scorecard, ajuda a transformar dados corporativos diferentes em conhecimento e auxilia a transmitir informações de desempenho.

Como aprender mais sobre gestão da qualidade?

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Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.