Veja o passo-a-passo de como fazer tabulação de dados!

A tabulação de dados é a transformação de todas as informações coletadas em material que possa ser analisado para, assim, ter potencial de se tornar um suporte importante nas tomadas de decisão, para facilitar a leitura e simplificar o acesso a dados que toda a equipe precisa ter.  

Aprenda a fazer tabulação de dados e saiba como aplicar na sua empresa!

Com as milhares de informações que fazem parte do mundo dos negócios atualmente, saber organizar cada uma delas é quase um dom! E, para quem lida com dados, a segurança da informação é essencial. Mas ter todos os dados de forma prática para trabalhar com eles é importante da mesma forma. Assim, organizá-los de uma maneira visualmente prática é uma saída para facilitar o trabalho, de forma que aprender como fazer tabulação de dados pode ajudar o serviço a ser mais eficiente. 

Mas o que é tabulação de dados?

Tabulação de dados consiste, basicamente, em organizar informações de vários questionários em uma só planilha a fim de facilitar o uso dessas mesmas informações ao fazer análises comparativas, montar gráficos e etc. Assim, a tabulação de dados é usada na programação para facilitar a leitura e simplificar o acesso a dados que toda a equipe precisa ter.  

Imagine milhares de questionários respondidos e você precisa analisar e comparar todos. Não só você, mas sua equipe também precisa entender do que se trata. A tabulação de dados é uma forma prática e muito mais rápida de organizar todas as respostas para que o trabalho possa ser feito. Legal, né?

Porém, não é tão simples assim! Por isso, vamos por partes para aprender como fazer tabulação de dados:

1° etapa – Numeração de questionários

Antes de começar a tabulação de dados, é necessário numerar as informações dos questionários de acordo com cada categoria, pois, dessa forma, é mais fácil de encontrar cada questionário caso haja alguma inconsistência ao analisar os dados. Por isso, deve-se numerar cada questionário e suas respectivas perguntas.

2° etapa – Base modelo no Excel

Depois de enumerar cada questionário que será tabulado, é preciso fazer uma base modelo no Excel para a tabulação. Assim, abra uma planilha no Excel e coloque as questões referentes ao questionário.

Lembre-se: cada linha da planilha deve corresponder à pessoa que respondeu e cada coluna representa as variáveis estudadas para que o programa possa entender as informações e gerar a planilha de forma correta.

Algumas dicas importantes para quem precisar tabular um grande número de questionários é separar a primeira coluna para colocar o número do questionário em questão e dividir por cor as colunas com respostas de múltipla escolha (que podem ter mais de uma resposta) para evitar erros de digitação.

3° etapa – Tabulação de dados

Quando o modelo base estiver pronto, é hora de fazer a tabulação de dados. Considerando cada linha da planilha um questionário, preencha com as informações correspondentes. As perguntas que não foram respondidas devem ser deixadas em branco na planilha.

Além disso, é recomendado que as respostas sejam em dados numéricos, pois facilita a análise estatística da base. E para as questões de múltipla escolha com mais de uma resposta, deve-se fazer mais de uma coluna e colocar o número 1 no lugar selecionado. 

Repare na questão 8, por exemplo, existem três opções de resposta e na planilha há três colunas diferentes em que foi assinalado o número 1 em duas das opções.

O resultado será como o exemplo abaixo:

E para que a primeira linha fique sempre visível, siga os seguintes passos:

  • Vá na aba “Exibição” na parte superior da tela;
  • Clique em “Congelar Painéis”;
  • Selecione a opção “Congelar Linha Superior”.

Feito isso, verifique se há alguma resposta que foge do padrão esperado. Se isso ocorrer, procure o questionário em questão de acordo com o número que você catalogou no início para solucionar o problema.

4° etapa – Revisão do material tabulado

Uma das etapas mais importantes é revisar o material depois de terminado. Para isso, o próprio Excel disponibiliza uma ferramenta bem simples, o Filtro.

  • Clique na aba “Dados” na parte superior da tela;
  • Em seguida, clique em “Filtro” na figura que se assemelha a um funil.

Com isso pronto, você já pode dizer que aprendeu a fazer tabulação de dados e exportar sua tabela para o SPSS!

E se você quiser se lembrar desses passos de uma maneira simplificada, veja a imagem abaixo:

como fazer tabulação de dados?

Veja abaixo 4 formas que utilizamos para analisar a curva do COVID-19:

E como aplicar em empresa?

Antes de começar a aplicar na empresa é necessário estabelecer um padrão de linguagem. Além disso, a nomenclatura deve ser simples, prática e de fácil identificação para evitar erros, já que se trata de bastante informação.

Além do mais, essa é só uma das maneiras de como fazer tabulação de dados, mas já existem Softwares específicos para essa função hoje em dia. Caso opte por trabalhar desta forma, o indicado é estabelecer um código numérico para cada possibilidade de resposta, assim, facilitará os cálculos quando migrar a tabela do Excel para o Software específico. 

Dessa forma, a padronização da linguagem é imprescindível para que o programa não erre ao considerar como duas coisas diferentes palavras que foram escritas com a inicial maiúscula e minúscula, por exemplo, a não ser que seja de maneira proposital para diferenciar cada uma delas.

Assim, fazer tabulação de dados ajuda na melhoria dos processos, na tomada de decisões mais assertivas e  desenvolvimento de cada projeto da empresa. Aderir à tabulação de dados também é uma forma de se estabelecer no mercado – que pede cada vez mais organização e cuidado em cada processo de produção.

Confira também nosso episódio do Podcast em que comentamos mais sobre o perfil do profissional de análise de dados

E aí, gostou de aprender sobre tabulação de dados? A CAE Treinamentos é uma empresa de cursos online e treinamentos in-company com mais de 3.000 alunos capacitados e mais de 100 empresas de renome atendidas. Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Veja alguns textos que também podem ser convenientes para você:

Se você chegou até aqui e CURTIU o nosso conteúdo, gostaria de te contar que esse é exatamente o nosso propósito, entregar conteúdos de qualidade para que pessoas como você possam alcançar seus objetivos profissionais muito mais rápido.

Disponibilizamos conteúdos diariamente em nossas redes sociais, canal do Youtube e, até mesmo, em nossa comunidade do Telegram. Junte-se a nós e evolua um pouquinho a cada dia!

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - com as certificações Green Belt - 6 Sigma, Aerodinâmica aplicada e Python no currículo, hoje faz parte do time da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.