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A curva ABC ou curva de Pareto é uma ferramenta que tem como objetivo direcionar de formas mais eficientes os esforços de melhoria

Entenda os benefícios de adotar a curva ABC ou curva de Pareto na sua empresa e qual a melhor forma de utilizar essa ferramenta.

O que é curva ABC?

Para entender a curva ABC é necessário uma breve contextualização de como ela surgiu. 

O criador dessa análise foi o sociólogo e economista Vilfredo Pareto, que percebeu em um estudo que 80% da riqueza de seu país, a Itália, estava concentrada em 20% da população. 

A partir desse estudo foi criado o diagrama de Pareto, também conhecido como curva ABC, pelo consultor de qualidade Joseph Moses Juran.

Essa análise é feita em gráfico e é usada por diversas empresas para auxiliar na tomada de decisões. A sua utilização tem como intuito diminuir 80% dos prejuízos que são causados, teoricamente, por 20% das adversidades. 

Fonte: Siteware.

Dessa forma, a empresa consegue definir prioridades quando há um grande número de problemas e, assim, agir de maneira mais assertiva focando no que demanda mais atenção. 

As causas e os efeitos, então, são dispostos em tabelas e, a partir disso, é analisada cada causa em relação ao total de efeitos e, assim, é formada a tabela com a curva de Pareto.

Para que serve a curva ABC?

A curva ABC também é útil para gerenciar projetos ou organizar a produtividade na empresa

Por exemplo: em uma lista de afazeres, o mais comum é que as pequenas obrigações sejam marcadas antes das principais, mas, qual tem maior relevância? 

Pode-se usar o exemplo 80/20 e perceber que os 20% deixados de lado são mais significativos que os outros 80% prioritários. Ao entender esse padrão é mais simples agir de forma contrária e otimizar os afazeres.

Além disso, anotando os dados e criando uma curva de Pareto fica mais fácil identificar quais riscos causam mais danos à empresa, de maneira a distribuir a atenção proporcionalmente aos riscos mais perigosos.

Sem falar no consumidor. Os clientes que representam os 20% do gráfico também devem ser lembrados. 

  • Você tem dado a devida atenção a esses clientes? 
  • Como está a prospecção deles? 

Os 80% também são importantes, por isso, procure sempre maneiras de elevar alguns desses clientes para a fatia de 20%.

E por fim, o tempo investido também pode ser colocado em uma curva ABC. É essencial notar como o tempo é gasto e se ele está sendo investido nas coisas certas. 

Por isso, é válido avaliar se a maior parte do tempo está sendo gasta em projetos de menor valor para poder otimizar e aproveitar melhor o tempo.

A partir disso, pode-se anotar quais são as atividades e os próximos passos para atingir maior sucesso nos projetos, focando nas ações que trarão mais resultado.

Como fazer uma curva de Pareto [no Excel]

1. Tenha claro antes de fazer uma curva ABC no excel o que será analisado com o gráfico criado. Classifique os dados por tipo de problema, departamento, local e outra forma pertinente;

2. Depois de coletar os dados para o gráfico, compile-os usando um software como o Minitab, que ajuda na organização das informações em formato de banco de dados.

3. Abra o Excel ou o Google Sheets e crie um gráfico de barras a partir dos dados compilados.

4. Ajuste as escalas para garantir que os dados ficarão corretos. 

5. Calcule a porcentagem de frequência dos erros em relação ao número total de defeitos. 

6. Após trace o gráfico de linha e ajuste as escalas para serem mostradas de 0 a 100%. 

Pronto! Quer ver o passo a passo na prática? Confira nosso expert Carlos Sander explicando tudo sobre como fazer curva ABC ou de Pareto:

[EXEMPLO] Curva ABC na gestão de estoque

Gerenciar o estoque para que não acumule nem faltem produtos é de extrema importância para o sucesso na administração de uma empresa. Chegar ao equilíbrio é um dos pontos-chave para não perder dinheiro. 

Assim, os administradores utilizam a curva de Pareto ou curva ABC para fazer a gestão de estoque de produto acabado e de matéria-prima. 

É dessa forma que se separa os produtos de maior importância — que representam geralmente o menor número. Veja abaixo o parâmetro seguido:

  • Classe A: são os itens de maior importância, valor ou quantidade. Corresponde a 20% do total;
  • Classe B: são os itens de importância, valor ou quantidade intermediária. Corresponde a 30% do total; 
  • Classe C: são os itens de menor importância, valor ou quantidade. Corresponde a 50% do total.
curva de pareto

Depois de categorizar todos os itens, é mais fácil de agir de acordo com a demanda e relevância do mercado.

Montando a curva ABC fica nítido o que não precisa ser investido em um curto período de tempo e o que precisa de mais atenção, já que apresenta uma demanda maior.

A partir dessa análise, os produtos que não possuem grande procura, por exemplo, podem ser colocados em promoção para evitarem o prejuízo e os que impulsionam maior demanda devem ser repostos no estoque o mais rápido possível. 

Vantagens de usar curva ABC nas empresas

A análise com a curva ABC permite a visualização de vários tipos de aspectos do mesmo problema, além de ajudar na percepção de quais são os 80% mais representativos. 

Além disso, facilita o direcionamento dos esforços e pode ser usado como um processo contínuo para a melhoria da organização. 

No mais, a consciência do princípio de Pareto permite que os profissionais tenham melhores resultados com o menor número de ações.

As empresas que não adotam no dia a dia esse tipo de ferramenta tendem a ser mais desorganizadas e a cometer mais erros.

Isso porque o objetivo da curva ABC é evitar exatamente que esses padrões aconteçam quando se trabalha com equipes, com nuances de mercado e afins e otimizar a logística. 

Vale lembrar que a curva ABC não é uma regra, mas uma ferramenta de auxílio para a empresa. Alguns pontos importantes que deve-se prestar atenção são:

  • Não deixe os 20% triviais em segundo plano. Assim, o resultado será bom para 80% e o seu objetivo é atingir 100%, certo?;
  • A curva ABC parece ser simples, mas não é uma ferramenta de fácil aplicação. Adquira base e referência para trabalhar ou converse com um profissional especializado;
  • Calcule os problemas em uma tabela e gráfico separados. Dessa forma, é mais fácil entender quais são as prioridades de resolução.

Aprenda mais sobre curvas ABC e outras ferramentas

Em princípio, parece que a curva ABC é complexa, porém entendendo os fundamentos e aprendendo as ferramentas necessárias, você vai aprender a executar análises cada vez mais assertivas.

Quer começar hoje? Confira o nosso curso online de ‘Ferramentas da Qualidade’ e aprenda quais são as sete essenciais para os trabalhos de análises de dados.

Para aproveitar ainda melhor seus conhecimentos, conheça também o curso de Excel  como ferramenta de análise de dados e o curso de Minitab, ambas as ferramentas são usadas para fazer curva ABC.

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Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - com as certificações Green Belt - 6 Sigma, Aerodinâmica aplicada e Python no currículo, hoje faz parte do time da Fros, ministrando cursos e realizando consultorias na área.