A ferramenta 5W2H é usada para simplificar o planejamento de atividades. Empresas de consultoria e de serviços, por exemplo, utilizam a ferramenta no momento de passar do planejamento estratégico para a ação concreta ou durante a gestão de projetos.

A ferramenta 5W2H pode ser aplicada em vários momentos da gestão de negócios e vamos mostrar um exemplo de plano de ação 5W2H na prática e como é fácil aplicá-lo.

As empresas que objetivam crescer de forma organizada e bem planejada, usam o 5W2H para tornar os processos e mudanças mais orientados, facilitando decisões estratégicas.

Quer entender melhor as vantagens dessa ferramenta para a execução de melhores planos de ação? Continue lendo e entenda como funciona a metodologia e um exemplo de plano de ação 5W2H.

O que é o 5W2H?

O método 5W2H é usado na criação de planos de ação, onde são respondidas sete perguntas que equivalem a cada uma das iniciais da sigla. Dessa forma temos:

  • What? (o que?);
  • Who (quem?);
  • When (quando?);
  • Where? (onde?);
  • Why (por que?)
  • How? (como?);
  • How much (quanto vai custar?)
infográfico com a estrutura do 5W2H

Quando um gerente precisa apresentar um plano de ação, ele pode usar o método 5W2H para mostrar quais serão as etapas que levarão ao resultados pretendidos. Assim, as metas traçadas são mais objetivas e menos vagas.

Exemplo de plano de ação 5W2H

Neste exemplo de plano de ação 5W2h, vamos acompanhar uma empresa que precisa modernizar as ferramentas do setor de vendas.

O atendimento ao cliente é uma etapa importante e o gerente de vendas percebeu a necessidade de digitalizar os dados das reuniões e torná-los compartilháveis com toda equipe.

Assim, cada um dos cinco membros da equipe de vendas vai precisar de um tablet, pois este foi o meio mais prático que todos concordaram  que seria ideal.

Então, o objetivo com um plano de ação 5W2H é “comprar tablets para os funcionários do time de vendas” e fica definido da seguinte forma:

  • What – O que?: Comprar tablets para os funcionários do time de vendas;
  • Who – Quem?: João, gerente do setor financeiro;
  • When – Quando?: Em duas semanas;
  • Where – Onde?: Na internet, com o fornecedor que o gerente de vendas conseguiu um desconto empresarial;
  • Why – Por que?: Os tablets dão mais mobilidade aos representantes de vendas e permitem compartilhar e receber informações mais rápido;
  • How – Como?: A área de TI vai validar as configurações do aparelho escolhido, João vai alinhar o investimento com o planejamento financeiro e executar a compra no período determinado.
  • How much – Quanto vai custar?: O orçamento total da compra será de R$ 5.000.

Com um plano de ação baseado no 5W2H, um objetivo é dividido em etapas e cada setor envolvido pode dar sequência ao trabalho quando chegar sua vez.

Quantos planos de ação da sua empresa já se perderam porque não tinham responsáveis para conduzi-los? Adotar ferramentas simples garante uma execução sem falhas.

imagem explicando o que é o plano de ação com uma imagem de vários post-its.

Quando usar a metodologia 5W2H

Sua empresa precisa de mais eficiência e agilidade nos processos de tomada de decisão? Como vimos no exemplo de plano de ação 5W2H acima, a ferramenta ajuda a aumentar a produtividade de toda equipe.

Veja alguns exemplos abaixo em que o método 5W2H se encaixa perfeitamente para orientar os planos de ação:

  • Organização de plano de manutenção para equipamentos;
  • Estruturação de uma nova estratégia de vendas para o negócio;
  • Estratégia de redução de custos operacionais;
  • Criação de um plano de mídia anual para a empresa.
imagem explicando quando usar a metodologia 5W2H

Como usar o 5W2H

A melhor maneira de aplicar um plano de ação 5W2H é organizar as etapas em uma planilha do Excel.

Você também pode usar o Word e formatar uma tabela com as etapas ou mesmo registrar a mão. Mas o Excel vai permitir configurações mais avançadas como automatizar alguns processos e cálculos, criar fórmulas, etc.

Tenha em mente, assim como no exemplo de plano de ação 5W2h que discutimos acima, que é fundamental ter o objetivo final claro, descrever todas as etapas e os responsáveis por cada uma para tirar o melhor proveito da ferramenta.

Agora que já viu um exemplo de 5W2H, entenda mais como aplicar ele na prática com o vídeo abaixo:

Vire expert em Excel e crie seus planos 5W2H mais rápido

É simples organizar suas metas em planos de ação 5W2h. Então comece hoje mesmo a organizar sua equipe para criar metas bem estruturadas e que vão trazer resultados!

Ganhar produtividade usando planilhas pode economizar muito do seu tempo e da sua equipe. Inscreva-se nos nossos cursos online de Excel Básico e Excel Avançado e torne-se nessa ferramenta também!

Se você chegou até aqui e CURTIU o nosso conteúdo, gostaria de te contar que esse é exatamente o nosso propósito, entregar conteúdos de qualidade para que pessoas como você possam alcançar seus objetivos profissionais muito mais rápido.

Disponibilizamos conteúdos diariamente em nossas redes sociais, canal do Youtube e, até mesmo, em nossa comunidade do Telegram. Junte-se a nós e evolua um pouquinho a cada dia!

banner divulgando o curso de Plano de Ação com a imagem de alguns post-its
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.