TOP 7 ferramentas para análise de dados empresariais

Você também sente que sua empresa está perdendo informações valiosas, pois, tem um volume incalculável de dados circulando sem nenhum tratamento ou processo que os armazene, agrupe e organize? Essa é a realidade de muitas empresas e se você não conta com uma das ferramentas para análise de dados, também é a sua.

Então, como fazer a análise de dados e porque?

Com o avanço da tecnologia e suas diversas aplicações nas empresas, a análise de dados se estabeleceu como uma tática importante para quem deseja conhecer seu mercado, clientes e até mesmo, sua capacidade de comunicação e produção.

As ferramentas de análises de dados são responsáveis por transformar um conjunto de números soltos em informações que podem ser transformadas em planos de ação estratégicos.

Leia mais: O que é plano de ação 5W2H: tire JÁ o planejamento do papel

Um número isolado é só um número, quando ao lado de outros valores, ou apresentado em um gráfico, por exemplo, pode se transformar em informação valiosa.

As ferramentas para análises de dados apresentadas abaixo, tem a função de auxiliar, gestores em tomadas de decisão estratégicas.

Quer entender melhor como coletar os dados que você precisa confiavelmente? Dá uma olhada no que o nosso especialista Master Black Belt Carlos Sander traz sobre o assunto:

Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

Conheça 7 ferramentas para análise de dados

A seguir os prós e contras de cada uma de algumas das melhores ferramentas estatísticas para análise de dados.

1. SAS

O SAS é a principal ferramenta para análise de dados do mundo, usada pelas principais empresas, mas tudo isso vem acompanhado de um preço a altura.

É uma plataforma de análise estatística que oferece opções para usar sua própria interface (GUI) ou criar scripts para análises mais avançadas.

É possível realizar análises avançadas e produzir gráficos bastante elaborado, embora a codificação também possa ser um ajuste difícil para os que não estão acostumados com a ferramenta.

Uma opção completa para quem deseja coletar, tabular e analisar dados para pesquisas. Existem soluções diferenciadas para professores e estudantes. Empresas pode usar para gerenciar dados, plataforma de apoio ao business intelligence, gestão de riscos e mais.

Ao optar por essa ferramenta você tem acesso a suporte, treinamentos e certificação de proficiência na plataforma.

Você pode testar gratuitamente.

2. R

A R é agora uma das ferramentas para análise de dados mais populares do setor.

Ao contrário do SAS ele é gratuito e de código aberto, o que facilita muito seu crescimento e aceitação.

Embora o R seja um software muito poderoso, oferece uma dificuldade média para quem deseja trabalhar com o sistema.

Ao longo dos anos, a ferramenta estatística para análise de dados se tornou muito mais robusta. Atualmente ela manipula grandes conjuntos de dados e se tornou muito mais versátil.

Você pode ser inscrever na lista de e-mails da plataforma para receber informações sobre novas versões. Por meio da plataforma é possível reportar erros e desenvolver funcionalidades.

O R também se integra muito bem com muitas plataformas de Big Data, o que contribuiu para o seu sucesso.

3. Python

A facilidade para aprender a linguagem, fez com que o Python ganhasse popularidade entre os desenvolvedores, principalmente os que migraram da programação para a análise de dados.

Ele se fortaleceu como uma das poderosas ferramentas para análise de dados analíticos e estatísticos, além das funções matemáticas, poderosas.

4. Tableau

O Tableau é uma ferramenta para análise de dados com um posicionamento extremamente focado em business intelligence.

Fácil de aprender, robusta e com boa interface visual, apresenta facilidades como arrastar e soltar.

É especializada em transformar dados brutos em gráficos e representações visuais, para identificar e revelar tendências e padrões.

Os painéis interativos da ferramenta facilitam e simplificam a descoberta de insights ocultos e oportunidades diárias.

Seja com a tecnologia de armazenamento em nuvem ou no local, você pode facilmente conectar e misturar dados de diferentes fontes em um mesmo relatório. Entre as fontes possíveis estão:

  • planilhas;
  • big data;
  • banco de dados SQL;
  • aplicativos na nuvem, como Salesforce e Google Analytics, entre outros.

Se você deseja interatividade em em sua gestão de dados, o Tableau é certamente o caminho a percorrer.

A plataforma oferece uma academia para desenvolver profissionais desenvolvedores e empresas, para que possam aproveitar ao máximo o sistema.

5. Orange

O Orange é uma ferramenta de código aberto, que utiliza o conceito de programação visual e simplifica a tarefa de modelagem.

Todos os principais algoritmos preditivos são incorporados ao software.

Possui uma extensa biblioteca para mineração de dados.

Entre as funcionalidades da plataforma, podemos destacar:

  • visualização interativa de dados;
  • programação Visual;
  • opção de complementos para extrair dados de fontes externas.

Também possui funções específicas voltadas para professores e alunos.

6. MATLAB

O MATLAB é uma ferramenta para análise de dados comumente usada pelas equipes de engenharia e de TI para suportar seus processos de análise de big data.  Além da análise de dados, também é indicado para o desenvolvimento de algoritmos.

Ele permite que você acesse dados de várias origens e formatos em um único ambiente integrado, como:

  • dispositivos IoT;
  • servidores OPC;
  • E / S de arquivos;
  • bancos de dados;
  • data warehouses;
  • sistemas de arquivos distribuídos (Hadoop).

Você também pode automatizar tarefas como:

  • limpeza de dados;
  • manipulação de dados perdidos;
  • remoção de ruído de dados de sensores.

O sistema ainda permite integrar a ferramenta a ambientes de TI mesmo sem re-codificar ou criar uma infraestrutura personalizada.

7. Google Analytics

O Google Analytics é uma das soluções de análise de dados mais populares e amplamente usadas para apresentar dados em painéis.

Em essência, é um serviço de análise usado para rastrear e gerar relatórios sobre o tráfego de um site.

A ferramenta fornece dados que você pode transformar em insights para melhorar a performance de seus sites.

Para entender melhor qual metodologia usar em cada situação, nosso especialista Carlos Sander traz algumas dicas para você:

Já escolheu a sua?

Há uma gama de diferentes ferramentas para análise de dados disponíveis, e cada uma oferece algo um pouco diferente para o usuário – o que você escolhe dependerá de uma série de fatores, incluindo:

  • suas necessidades;
  • conhecimento de estatísticas;
  • experiência de codificação.

Esperamos ter contribuído para sua busca por ferramentas para análise de dados.

A CAE Treinamentos é uma empresa formada por engenheiros experientes, voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Oferecemos cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

Com mais de 3.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade. Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje está à frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

3 Comentários

  1. JULIANA VALENTE FLORENZANO Responder

    Oi Carlos sou engenheira florestal e sei mexer no Excel rsrsrs, gostaria de me aprofundar na gestão de dados, pois tenho essa demanda na minha profissão, porém nem sei por onde começar…Esses dados são dados quantitativos de pesquisa, bem como informações qualitativas, relatos. Como poderia me capacitar para utilizar tais ferramentas ?
    muito obrigada!

Escreva um Comentário