Power Bi: O que é, vantagens e como utilizar - Veja | CAE

Saiba o que é Power Bi e quais são as oportunidades oferecidas por essa ferramenta. Além disso, descubra como usá-la para ajudar a alavancar os seus resultados.

Quanto mais o tempo passa, mais é necessário saber utilizar a tecnologia a nosso favor, seja na vida pessoal ou na profissional. Você sabe dizer o que é Power Bi e qual sua importância para organizar suas tarefas e demandas?

A ferramenta tem como principal objetivo apresentar relatórios ágeis e assertivos que irão ajudar e muito, a organizar os seus dados e os da sua empresa. 

Além disso, o programa também oferece a possibilidade de armazenar arquivos pesados sem sobrecarregar a memória do seu computador.

Quer saber o que é Power Bi e como ele pode te ajudar? Então, não deixe de ler este artigo até o final.

O que é Power Bi?

O Power Bi é uma ferramenta criada pela Microsoft para promover a consolidação e sintetização de todas as informações presentes em uma ou mais fontes.

Por meio dela, é possível executar desde pequenos trabalhos realizados no Excel até arquivos muito pesados.

Se você ainda não sabe o que é Power Bi, tome nota de que ele vem se tornando um dos queridinhos do mercado, principalmente por apresentar uma vasta capacidade de entregar relatórios precisos e assertivos, organizando grandes informações em um único lugar, mas de maneira organizada.

De uma maneira geral, a ferramenta apresenta uma coleção de serviços para softwares, aplicativos e outros diversos tipos de conectores. 

A grande vantagem do programa é que todas essas funcionalidades são capazes de trabalhar em equipe para que as fontes de dados sejam transformadas em informações mais entendíveis, coerentes e visualmente interessantes.

Depois de saber o que é Power Bi, você ainda poderá usufruir da possibilidade de um acesso mais fácil, bem como compartilhamento de informações ágil. Ele pode ser utilizado de uma maneira bem simples para trabalhos pequenos e, também, para grandes tarefas que exigem mais da sua máquina.

O que são SOFT SKILLS: as habilidades dos PROFISSIONAIS DO FUTURO!

O que é BI?

Você sabe de onde vem o “Bi” de “Power Bi”? Não? Essa sigla faz referência ao termo em inglês “Business Intelligence” que surgiu na década de 1980. A principal motivação para que ele viesse à tona estava na necessidade de organizar ainda mais os documentos e os dados presentes na área comercial.

Além disso, o processo também acabou sendo conhecido como “Bi” por ter como principal objetivo realizar uma coleta, tratamento e organização de todos os dados da empresa. 

A ferramenta surgiu com força total para otimizar os processos que, antes, eram manuais, cansativos e muito demorados.

De uma forma geral, o Business Intelligence procura oferecer uma fácil interpretação de uma grande quantidade de dados reunidos em um ou mais locais. Sendo assim, por meio do processo, é possível entregar relatórios assertivos para as pessoas certas, na hora certa e com os melhores resultados.

Como é possível usar o Power Bi?

Agora que você sabe o que é Power Bi, está na hora de entender um pouco melhor sobre como é possível utilizar essa ferramenta tão simples, mas que vai te ajudar a ter um crescimento exponencial no seu negócio ou na sua vida pessoal, caso costume lidar com dados frequentemente.

Uma das primeiras maneiras de usar a ferramenta é por meio do computador. Essa, talvez, seja a forma mais fácil de controlar os seus dados, bem como organizá-los e transformá-los em relatórios precisos. Você pode baixar o aplicativo para a área de trabalho de maneira fácil.

Além disso, para usar o Power Bi, você também pode utilizar o serviço SaaS, que é um software próprio da ferramenta, possibilitando o seu acesso. Por fim, ainda há a opção de acessar pelo telefone ou tablet por meio de dispositivos que possuam os sistemas do Windows, Apple iOS ou Google Android.

Para que serve a ferramenta?

https://br.freepik.com/fotos-gratis/pessoas-de-negocios-que-discutem-os-resultados-do-trabalho-em-equipe-bem-sucedido_1211592.htm#page=1&query=planilha&position=2

Depois de saber o que é Power Bi, fica mais fácil entender para que serve a ferramenta. Ela está diretamente relacionada com a possibilidade de criar, compartilhar e fazer uma análise de informações que sejam necessárias para que o usuário se sinta mais seguro com seus dados.

Uma das melhores sugestões de uso para o Power Bi é utilizá-la em conjunto para dar início a um projeto, aproveitando-se da criação de relatórios dentro da própria ferramenta. Depois de fazer a publicação, basta compartilhar com os usuários que estejam interessados no seu projeto e tenham disponibilidade para se envolver nele.

Também existem muitas outras dinâmicas de trabalho que podem ser devidamente estudadas dentro da ferramenta, seja de forma separada ou em conjunto. Sendo assim, cabe ao usuário buscar as melhores maneiras de se apropriar do programa para alavancar os seus próprios resultados individualmente ou coletivamente.

Quais são os benefícios do Power Bi?

Depois que você descobre o que é Power Bi, é muito provável que não queira usar nenhuma outra plataforma. Sendo assim, que tal conhecer um pouco mais sobre as suas vantagens? A primeira delas é que a ferramenta é extremamente barata e, em alguns casos, até mesmo gratuita.

Além disso, existem inúmeras comunidades de Power Bi. Ou seja, se você precisar de alguma ajuda mais técnica ou precisar tirar alguma dúvida, poderá fazer um cadastro, criar um tópico e esperar pelas respostas adequadas para o seu problema. Também será possível responder ou votar em outros tópicos, caso você saiba do que se trata.

Dentro da ferramenta, o usuário também conseguirá criar relatórios interativos e inúmeros painéis personalizados, permitindo que as apresentações não fiquem enfadonhas. 

Quanto mais dinamismo, melhor será para o seu projeto e, principalmente, para quem irá visualizá-lo posteriormente. 

Além disso, os relatórios criados dentro da ferramenta poderão ser facilmente exportados, o que garante mais agilidade e qualidade nos processos das empresas.

Dicas para iniciantes

https://br.freepik.com/fotos-premium/conceito-de-tecnologia-de-redes-de-computadores-de-mulher-africana_3739695.htm#page=1&query=planilha&position=33

Está começando a aprender o que é Power Bi e precisa de algumas dicas? Não se preocupe. Abaixo, você confere 3 dias extremamente importantes para continuar a produzir os seus relatórios com extrema qualidade e competência.

Antes de mais nada: obtenha dados

Para que você consiga utilizar todos os recursos disponibilizados pelo Power Bi, é importante que entre em contato com outras fontes de dados. Assim, você poderá importá-las para o seu programa e, consequentemente, permitir que a plataforma trabalhe de uma maneira muito mais organizada e assertiva para chegar exatamente onde deseja.

Todo o processo poderá ser realizado por meio da página inicial do Power Bi, permitindo que a sua conexão seja estabelecida com inúmeras fontes e formatos, sendo completamente personalizável. Além disso, ainda haverá a oportunidade de coletar dados de sites já publicados ou qualquer outra fonte da internet.

É importante lembrar de escolher as informações que sejam mais parecidas com o seu projeto. Assim, a plataforma será capaz de gerar análises completas, relacionando-as ao People Analytics, que é um grande site que oferece informações relevantes sobre públicos em específico e pessoas em geral.

Lembre-se de formatar as informações em um editor de consultas

Por meio do Power Bi, você poderá conseguir definir como os seus dados poderão ser estudados dentro da plataforma. Dessa maneira, será possível concluir como os resultados irão se apresentar e como eles devem se oferecer. O processo inteiro pode ser realizado pelo Editor de Consultas na área de formatação.

Dessa forma, por meio de informações que forem carregadas na ferramenta, o ideal é estabelecer como todas elas devem ser apresentadas, da mesma forma de como devem ser analisadas. 

Você poderá renomear os elementos ali presentes, além de corrigir falhas de reconhecimento e assim por diante. Este tipo de trabalho se mostra importante para garantir que tudo seja identificado da maneira certa.

O que é Power BI? Como funciona? Quais as vantagens de utilizar o Power BI

Busque por um curso de Power Bi

Não há recomendação melhor para uma pessoa que está começando a aprender o que é Power Bi do que procurar por um curso na área. Dessa maneira, você poderá ter conhecimento dos menores detalhes da plataforma e, consequentemente, saberá usar todas as pequenas nuances a seu favor.

Esta será a sua oportunidade de conhecer todos os fundamentos apresentados dentro do software, além de compreender o que é necessário para fazê-lo funcionar e trazer resultados para você ou para a sua empresa. Todos os níveis de solução poderão ser facilmente assimilados com um bom curso.

Na maior parte dos casos, é bom procurar por um curso prático que conta com uma abordagem bastante direta. Busque saber, também, se a empresa que o disponibiliza tem uma boa experiência com o tema.

Se você chegou até aqui e CURTIU o nosso conteúdo, gostaria de te contar que esse é exatamente o nosso propósito, entregar conteúdos de qualidade para que pessoas como você possam alcançar seus objetivos profissionais muito mais rápido.

Disponibilizamos conteúdos diariamente em nossas redes sociais, canal do Youtube e, até mesmo, em nossa comunidade do Telegram. Junte-se a nós e evolua um pouquinho a cada dia.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 35.000 alunos na comunidade online. Com mais de 26 mil certificados emitidos, é CEO da CAE Treinamentos, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.