A análise de resultados e exemplos é uma estratégia indispensável para garantir uma boa gestão de negócios. Essa atividade é realizada com a intenção de identificar todos os fatores que estão beneficiando ou prejudicando o processo de uma empresa.

Portanto, os gestores que realizam uma análise bem detalhada de todos os procedimentos empresariais, conseguem otimizar o desempenho da atividade de todos os setores dentro de um projeto.

Dessa forma, você consegue encontrar todos os pontos que precisam ser melhorados e outros que podem ser potencializados. E todos os dados analisados ficam separados de uma forma que facilite a sua gestão do negócio. 

Diante disso, criamos esse artigo aqui no blog da Frons, com todas as informações necessárias que você precisa para fazer uma boa análise de resultados e exemplos da sua empresa. Continue a leitura e confira!

Como começar uma análise de resultados?  

Primeiramente, é importante entender que a análise de resultados de uma empresa deve ser realizada constantemente. Você precisa buscar evoluir a todo momento, pois o mercado segue em transformação e seu negócio também deve estar em melhoria contínua.

Portanto, para não ficar desatualizado sobre todos os processos para ter uma boa gestão, é importante estar sempre atento a todas as mudanças que ocorrem no seu negócio. Faça uma análise dos seus resultados e de todos os colaboradores.

Com isso, você vai entender o cenário completo da sua empresa, e, consequentemente, vai compreender todos os altos e baixos. Além disso, essa análise também vai permitir que você  padronize todos os processos do seu negócio. 

an+ílise de resultados

Análise de resultados e exemplos: quais as principais hipóteses?

Como falamos, analisar os resultados de uma empresa é uma atividade que você deve ter atenção. Então, antes de começar, é preciso entender o que se analisa e qual o seu motivo.  

Sendo assim, faça umas perguntas para ter um direcionamento melhor. Confira algumas a seguir:

  • Qual será o objeto de estudo?
  • Existe um padrão de entrega nesse setor?
  • Onde estão armazenados os dados?
  • Você irá fazer uma pesquisa de satisfação com o cliente? Como será feita?
  • A coleta de dados será comparada com quais resultados anteriores?

Desse modo, essas informações acima são só alguns exemplos de questionamentos que você pode fazer quando estiver se preparando para a análise de resultados e exemplos do seu negócio. Continue sua leitura e confira o que você pode fazer.

O que se pode fazer com a análise de resultados?

O principal objetivo da análise de resultados em um negócio é aumentar o desempenho. Sendo assim, quando você realiza essa pesquisa, uma das primeiras coisas que você deve ter em mente é entender com quais resultados anteriores fará a comparação.

Entretanto, é importante você ter uma conversa com todos os seus colaboradores para entender qual a visão deles sobre o assunto. Com isso, você terá mais facilidade para identificar a causa raiz do problema

A Frons trouxe alguns passos que você pode seguir para realizar a sua análise de resultados. Veja!

Averiguar o status atual do negócio

Primeira coisa que você deve entender é: todo gestor deve saber qual é o status da empresa que ele possui e qual é a visão que o mercado tem do negócio. 

Sendo assim, é possível fazer uma análise de resultados e exemplos criando relatórios com informações sobre o que o seu negócio produz e como ele está performando em relação aos seus concorrentes. 

Com isso em mãos, você terá dados necessários para iniciar um planejamento.

Promover controle das informações

Com a análise de resultados, você consegue ter informações exatas de quais pontos a melhorar e quais, desse modo, potencializar.  

Por meio dessas informações, você tem a possibilidade de aplicar todos os recursos necessários para melhorar sua gestão.

Diante disso, com isso em mãos, você vai conseguir identificar esses problemas e, dessa forma, otimizar os processos da empresa.

Identificar o que pode ser otimizado

É fundamental identificar os pontos que podem ser otimizados. Com base nisso, muitos gestores falham nessa parte, uma vez que deixam de realizar novas ações e melhorias no negócio.

Com uma boa análise de resultados, você consegue ter um procedimento operacional padrão na sua empresa, pensar novas estratégias e ainda melhorar o desempenho de toda a sua equipe.

Ajudar na criação de simulações

Esse é outro fator que você deve ter bastante atenção. Desse modo, antes de iniciar as estratégias, muitos gestores realizam uma simulação, para ter uma ideia de qual implementação tem mais chance de dar certo ou errado.

Com os dados da análise de resultados, você terá a quantidade de informações necessárias para realizar esse processo de simulação. Com isso, o resultado desses testes vai reduzir os seus erros quando você aplicar, de fato, as mudanças necessárias.

Além do mais, é importante saber que, por meio de uma simulação, você consegue se aproximar da realidade que acontece no mercado de trabalho. Portanto, será capaz de identificar melhores estratégias para sua gestão.

Criar melhores estratégias

Encontrar novas e melhores estratégias é uma das principais utilidades de uma análise de resultados. Como falamos, quando você analisa os processos da sua empresa, consegue encontrar, portanto, a causa dos problemas e potencializar os seus resultados.

Portanto, se você quer garantir uma boa gestão no seu negócio, é preciso realizar uma pesquisa de mercado, e fazer uma análise geral na sua empresa. Devido a isso, a análise de resultados DRE auxilia você nesse processo.

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Entenda a análise de resultados com a Frons!

Agora que entendeu o que é análise de resultados e exemplos práticos, você precisa conhecer a Frons.

Dessa forma, a empresa já capacitou mais de 35 mil alunos, a Frons oferece mais de 40 cursos e treinamentos com profissionais especializados.

Além disso, os cursos da Frons são completos e alinhados com as necessidades do mercado, com metodologias modernas e acessíveis.

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E se quiser saber mais sobre conteúdos relacionados ao assunto, visite o Blog da Frons.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.