Como administrar uma empresa: 8 dicas CERTEIRAS

Saber como administrar uma empresa exige uma visão mais abrangente do negócio. Além disso, é preciso que o líder abandone algumas práticas de suas funções anteriores e se desligue de atividades operacionais.

Para isso, selecionamos algumas dicas de mudança de comportamento aliadas ao uso da tecnologia que vão ajudar a entender a melhor maneira de como administrar uma empresa. Confira!

Dicas de como gerenciar um negócio

1- Abandone atividades operacionais

Liderança e produtividade devem andar lado a lado e não há como um líder ser produtivo se ele se ocupar de atividades operacionais.

Em outras palavras: não tem como administrar uma empresa e se dedicar também a outras atividades internas.

Esse é um erro muito comum entre líderes empresariais que fizeram sua carreira baseada em seu desempenho pessoal ou entre empreendedores autodidatas que desenvolveram um negócio de sucesso.

Quando atingem cargos de comando, não conseguem abandonar a atividade que os levou até lá.

Um líder deve analisar, planejar, delegar tarefas, acompanhar o desempenho, realizar os ajustes e fazer feedback.

Os tempos de mão na massa na linha de frente do negócio se foram, são passado!

Portanto, a primeira dica de como administrar uma empresa é assumir seu papel de líder e deixar o operacional para as pessoas certas.

2- Contrate [e retenha] bons colaboradores

É fundamental para administrar uma empresa que se atraia e retenha talentos. De nada adianta construir um planejamento estratégico impecável, se não há colaboradores capacitados para colocá-lo em prática.

Por isso, um departamento de recursos humanos estratégico deve auxiliar o líder a encontrar a mão de obra ideal para tocar a organização.

Uma tendência em grandes empresas, hoje, é o chamado people analytics.

Nele, se usam análises estatísticas do desempenho dos colaboradores para tomar as decisões certas sobre perfis de contratação e políticas de  benefício e promoção, por exemplo.

3- Treine sua equipe

Muitos líderes acreditam que o treinamento corporativo é um investimento muito caro e acabam negligenciando a capacitação de suas equipes.

O que eles não percebem é que o mal atendimento, os erros, as refações e os prejuízos causados por uma equipe despreparada é muito maior que o investimento em capacitação.

E pior: depois que uma empresa fica conhecida por prestar serviços inferiores, além de investir em treinamento, será necessário investir  muito em comunicação para desfazer essa reputação negativa da marca.

4- Não microgerencie

Microgerenciamento é a prática de interferir constantemente no trabalho dos colaboradores. Assim, antes mesmo que acabem uma tarefa ou projeto, o líder quer dar palpites e tomar decisões.

Se o gestor não confia no trabalho dos colaboradores, deve substituí-los.

Portanto, a postura correta de como administrar uma empresa é delegar a tarefa, solicitar o detalhamento de uma plano de ação ou escopo de projeto. Em seguida, definir uma data para apresentação dos resultados.

Pode-se eventualmente definir algumas entregas parciais. Mas paralisar as atividades a todo momento para redirecioná-las, além de improdutivo, desmotiva a equipe e é uma das causas de alto turnover.

5- Tome decisões baseadas em fatos

Sim, muitos líderes têm excelente intuição e conseguem insights valiosos com mais facilidade que outras pessoas. Mas a verdade é que esses gestores costumam se basear em dados e fatos para tomar decisões.

Contar com dados organizados sobre a empresa e o mercado é a única forma segura de administrar uma empresa com assertividade.

Sem isso, a tomada de decisão nas organizações pode ser um risco muito grande.

6- Monitore resultados com indicadores de desempenho

Usar ferramentas de avaliação de desempenho de equipes, pessoas, projetos e processos, com ajuda de indicadores de performance, os chamados KPI, é outra forma extremamente eficiente de como administrar uma empresa.

Ao definir metas que devem ser atingidas e monitorar os resultados, o gestor sabe se está no caminho certo ou se é preciso ajustar o rumo.

Neste vídeo, você pode aprender mais sobre o uso de indicadores em uma grande empresa:

Alguns gestores empresariais acreditam que depois que uma decisão foi tomada, mudar essa diretriz é um sinal de fraqueza.

Trata-se de um grande erro.

Mudar por mudar, sem justificativa, pode denotar indecisão.

Mas se a decisão for baseada em fatos e tudo for claramente mostrado para a equipe com transparência, o efeito será o oposto: todos vão notar que o líder tem personalidade, sabe ouvir e, diante dos fatos, faz o seu melhor para corrigir uma situação e atingir os melhores resultados.

8- Use softwares de gestão

Depois de tudo que você viu, ficou claro que a tecnologia tem um papel importante para gerir uma empresa.

O uso de ERP, CRM e softwares de acompanhamento de performance é algo que nenhuma organização de grande porte pode prescindir.

Por isso, procure um software adequado para auxiliar na condução de seus negócios e tenha as informações necessárias para tomar as melhores decisões.

DICA EXTRA

A liderança é um fator fundamental e pode ajudar muito quem procura descobrir como administrar uma empresa. Este vídeo te dá dicas valiosas para isso. Confira:

Ficou claro para você como administrar uma grande empresa? Siga essas dicas e não se esqueça de contar sempre com a tecnologia como aliada.

Hoje, os negócios que não evoluírem e investirem em tecnologia na empresa e aproveitarem as oportunidades da transformação digital vão ficar para trás.

Gostou das dicas de como gerir uma empresa?

Quer aprender mais sobre as tecnologias e como elas podem ajudar os negócios? Ouça o episódio #057 do nosso podcast Business Break e aprenda ‘4 dicas de softwares de gestão e organização’:

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Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 35.000 alunos na comunidade online. Com mais de 26 mil certificados emitidos, é CEO da CAE Treinamentos, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.