9 dicas de como desenvolver um trabalho em equipe eficiente

Sem tempo para ler este artigo sobre como desenvolver o trabalho em equipe? Ouça a seguir um episódio do podcast Carreira Fácil, no qual é abordado esse assunto:

Saber como desenvolver o trabalho em equipe é uma habilidade essencial que qualquer empresa deseja em um profissional. Afinal, ela é essencial para que um time alcance bons resultados. Devido a importância dessa característica, separamos algumas dicas para desenvolvê-la:

  1. Entenda a importância do trabalho em equipe

  2. Tenha cuidado com a comunicação

  3. Respeite o perfil dos colegas

  4. Seja proativo

  5. Pratique a empatia

  6. Dê feedbacks

  7. Seja flexível

  8. Confie em seus colegas

  9. Saiba lidar com conflitos

Com essas informações em mãos, você conseguirá mostrar que tem espírito de equipe e dará mais um passo na sua caminhada para ser um profissional de sucesso. Confira mais detalhes nos próximos parágrafos!

9 dicas de como desenvolver o trabalho em equipe

A seguir, apresentaremos algumas dicas que você pode — e deve — incluir na sua rotina profissional para trabalhar cada vez melhor com o seu time. 

Claro que muitas vezes você terá mais dificuldade ou facilidade para trabalhar com algumas pessoas, mas com essas informações em mente, é possível alcançar um bom desempenho profissional em equipes totalmente distintas. Veja:

1. Entenda a importância do trabalho em equipe

Saber trabalhar de forma harmônica com outros funcionários é algo essencial aos olhos do mercado de trabalho, principalmente porque essa habilidade garante muitos benefícios às empresas.

Ter um time coeso e que trabalha bem em equipe minimiza as chances de problemas e evita falhas de comunicação e situações desconfortáveis. Isso resulta em entregas bem executadas, alinhadas entre a equipe e dentro dos prazos.

O trabalho em equipe também traz benefícios individuais. A boa atmosfera gerada por essa característica deixa os colaboradores mais confortáveis. 

Sentindo-se confortável e em um ambiente amigável, o funcionário fica mais motivado, tende a trazer novas propostas para o time e ainda se sente mais estimulado a produzir cada vez mais.

Não à toa, muitos processos seletivos têm uma ou mais etapas que servem para avaliar como o candidato se comporta em uma situação de trabalho em equipe.

E se engana quem pensa que essa é a única vez que uma empresa analisará a sua habilidade de trabalhar em equipe. Esse quesito continua sendo cobrado mesmo após a confirmação da sua entrada na empresa.

Além disso, essa habilidade (ou a falta dela) pode influenciar decisões como promoções e a possibilidade de assumir cargos de liderança.

Veja mais sobre a importância do trabalho em equipe com a fala do Steve Jobs em uma entrevista:

 

2. Tenha cuidado com a comunicação

Grande parte dos problemas no ambiente de trabalho se dão por falhas de comunicação devido a ruídos organizacionais, conversas paralelas, informações desalinhadas e até um mau entendimento do que foi dito.

Como a comunicação sempre envolve um emissor e um receptor, o profissional deve ficar atento como age nas duas situações: é preciso saber se posicionar e estar aberto a ouvir os colegas.

No primeiro caso, o profissional precisa levar em consideração o que ele fala, a forma como fala e em qual situação.

Abordar um assunto que foge do trabalho durante uma reunião, por exemplo, pode prejudicar o andamento do encontro, tirar o foco do que está sendo discutido e, muitas vezes, pode parecer desrespeitoso ao colega que está conduzindo a reunião.

Tente estruturar o seu pensamento e o momento no qual você expressará a sua opinião para refletir sobre a melhor forma de debater cada tema.

Para a comunicação ser um ponto a seu favor, também é importante focar em ouvir a opinião dos seus colegas e mostrar que as respeita.

Quando uma outra pessoa estiver com a palavra, procure ouvi-la com atenção, esperando-a concluir suas ideias antes de dar alguma resposta.

3. Respeite o perfil dos colegas

Quando falamos sobre como desenvolver o trabalho em equipe, fica bem claro que é um processo que envolve a convivência com outras pessoas.

O ponto é que, muito provavelmente, essas pessoas não terão uma forma de trabalhar semelhante à sua, o que exige adaptação. Afinal, cada um tem suas particularidades que influenciam na maneira de executar atividades.

E, claro, quanto maior a equipe, maior será o número de perfis diferentes com que você trabalhará. Por isso, tentar entender o perfil de cada colega pode ser a melhor forma de traçar relacionamentos saudáveis no ambiente profissional.

Usando essa estratégia, é possível até mesmo se aproximar mais da sua equipe e criar laços de amizade, o que certamente deixa o ambiente de trabalho mais leve e agradável.

4. Seja proativo

Ter iniciativa é uma característica muito bem-vista dentro do ambiente corporativo, demonstrando um perfil de liderança que toma as rédeas em qualquer tipo de situação.

Quando você lida com outras pessoas, ser proativo pode deixar clara a sua disposição em ajudar a equipe a conquistar os melhores resultados possíveis.

Ver que um colega de trabalho não conseguirá finalizar uma tarefa urgente e se disponibilizar a auxiliá-lo — caso isso se encaixe em suas demandas — é uma das grandes formas de se mostrar proativo.

Além de revelar aos seus superiores que você pensa no time e coloca o desempenho da equipe como prioridade, também ganhará apoio de seus colegas que, no futuro, poderão retribuir a ajuda em algum momento.

Leia também: 11 dicas essenciais de como fazer um networking eficiente

5. Pratique a empatia

Talvez uma das palavras mais vistas e usadas nos últimos tempos, a empatia nada mais é do que saber se colocar no lugar do outro. E esse é um sentimento essencial para quem quer trabalhar bem em equipe.

Como trabalhamos diretamente com outras pessoas, um profissional que veste a camisa do time deve ser capaz de entender e saber lidar com as limitações, problemas e imprevistos que podem acontecer com os outros funcionários.

Em momentos complicados para seu colega de trabalho, criticá-lo ou julgá-lo pode tornar as coisas mais graves e complicadas. 

Esforce-se para usar a empatia e se colocar no lugar do outro, entendendo o que ele está sentindo. Isso pode te levar a considerar melhor a situação e ainda a pensar em formas de ajudá-lo.

6. Dê feedbacks

Caso você seja o líder da equipe, dar feedbacks constantes é parte indispensável do seu trabalho. Contudo, essa ação não deve ser limitada a gestores.

É fundamental que todos os colaboradores se sintam confortáveis para dar feedbacks aos colegas, sejam positivos ou negativos. 

Essa é uma das melhores formas de como desenvolver o trabalho em equipe, porque ajuda a criar relações de confiança, a alinhar os objetivos do time e a crescer profissionalmente.

Portanto, mesmo você não estando em um cargo de liderança, procure incentivar que uma cultura de feedbacks seja construída na sua equipe. Todos têm a ganhar com isso!

Quer aprender mais sobre feedbacks? Faça o nosso curso online Feedback na Gestão de Pessoas!

Nele, você aprende todas as técnicas de feedback essenciais para conseguir reconhecer e avaliar profissionais, ajudando no crescimento profissional deles. Inscreva-se!

Confira também: Avaliação 360 graus: vantagens e desvantagens do método

7. Seja flexível

A flexibilidade e a adaptabilidade são características essenciais para desenvolver o trabalho em equipe, pois ajudam na aceitação de ideias formuladas em conjunto com outras pessoas, assim como auxiliam a respeitar diferentes pontos de vista.

As questões citadas são essenciais para criar um sentimento de confiança e companheirismo em uma equipe. Logo, procure se tornar mais flexível, porque isso ajudará tanto no trabalho quanto na sua vida em geral.

8. Confie em seus colegas

A confiança é indispensável para que uma equipe tenha sucesso e construa bons resultados. Isso porque é um trabalho em conjunto, ou seja, terá um pouco da visão e da experiência de todos da equipe.

Caso não exista um sentimento de confiança entre os membros de um time, com certeza ocorrerão situações de sobrecarregamento, conflitos e competitividade, tornando o ambiente de trabalho totalmente tóxico.

Diante disso, a confiança precisa ser a base de tudo, só assim será possível entender como desenvolver o trabalho em equipe de maneira satisfatória.

9. Saiba lidar com conflitos

Existe a possibilidade de haver conflitos mesmo quando os membros de uma equipe são flexíveis e confiam um no outro. Isso é totalmente normal e faz parte da natureza humana.

O essencial é saber como lidar com um conflito caso ele ocorra. A atitude ideal é administrar os acontecimentos de forma tranquila e aberta, procurando esclarecer tudo e chegar a uma solução em conjunto.

Dessa forma, é possível manter uma boa relação entre o time, uma vez que ficará claro que foi um conflito isolado e que tudo já foi resolvido.

Agora que você já conheceu algumas dicas de como desenvolver o trabalho em equipe, assista ao vídeo abaixo para entender como se preparar profissionalmente para ser um destaque no mercado de trabalho:

Como aprender mais sobre trabalho em equipe?

Caso você queira se aprofundar mais no assunto sobre como desenvolver um trabalho em equipe de qualidade, recomendamos o nosso curso online de Liderança.

Ele aborda o que é o conceito de liderança e qual é o papel dela na construção de equipes de alta performance que têm uma boa relação.

Além disso, a certificação conta com aulas dinâmicas, apostila de estudos exclusiva, suporte de consultores qualificados e certificado reconhecido Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Inscreva-se já!

Se você gostou das dicas sobre trabalho em equipe, aplique-as no seu trabalho e não deixe de compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje está à frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

Escreva um Comentário