Como divulgar serviços de Engenharia: 4 pontos para começar

Então, você acaba de ser escalado(a) para a função de marketing digital em uma empresa de engenharia. Bem vindo a bordo! Com certeza você está se perguntando como divulgar serviços de Engenharia na internet, certo?

Independente se você é novo em marketing ou está no mercado há vários anos, sendo a primeira vez que trabalha em uma empresa de serviços profissionais, se perguntar “por onde começo?” é natural.

As áreas mais técnicas têm uma relação de amor e ódio com o marketing. Eles sabem que precisam, mas ficam confusos sobre o que é realmente. O Marketing parece muito abstrato (embora saibamos que não é), e quem é da área bem que gostaria poder passar sem ele.

E, quando contratam um novo gerente de marketing (ou contratam um ex-engenheiro para o papel), a empresa não está realmente certa de como doutriná-lo no negócio ou realmente o que esperam dele.

Este post descreve quatro itens de nível macro que uma empresa de engenharia precisa atender atualmente na sua devida ordem para ter uma presença online eficiente.

Este post abordará o marketing real – coisas como criar preferência, criar demanda, gerar leads e cultivar relacionamentos – não tarefas de coordenação pura, como preparar livros sobre capacidades, elaborar estudos de caso e responder a propostas.

Esperamos que você ache útil e aprenda como divulgar serviços de Engenharia

Como divulgar serviços de Engenharia: 4 itens fundamentais

1. Posicionamento

O posicionamento é fundamental para a estratégia de negócio de qualquer empresa. Para qualquer profissional de marketing ser bem-sucedido, precisa saber com clareza sobre onde a empresa pretende concentrar seus esforços de aquisição de clientes.

Uma abordagem eficaz de posicionamento deve:

  • esclarecer os principais mercados atendidos;
  • os serviços de criação de valor fornecidos;
  • a expertise significativa oferecida, que se alinha às necessidades de cada mercado.

Idealmente, uma empresa deve abordar não mais que 3 mercados e 3 serviços essenciais com seu posicionamento. Isso deixa você com não mais de 9 questões para atender.

Como um novo gerente de marketing na empresa, você tem o direito e a obrigação de exigir que a liderança da empresa forneça com clareza informações sobre o posicionamento do negócio, antes de começar qualquer plano de marketing, estratégia ou tática de como divulgar serviços de Engenharia.

Entenda também como está a situação atual da engenharia no mercado:


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2. Branding

Branding é um tópico complexo que pode ser abordado em 100 postagens e mal tocarmos na ponta do que realmente é a construção de uma marca para uma empresa de serviços profissionais. Não vamos entrar em conceitos estratégicos como promessas de marca e personalidade de marca aqui.

Para os fins deste post, vamos descrevê-lo simplesmente como a “embalagem”. Uma vez que você articulou claramente seus conhecimentos através do posicionamento, você precisa determinar se a sua empresa está “empacotada” e apresentada de tal forma que os prospects a levarão a sério.

  • Você parece um líder e um especialista?
  • Você parece meramente crível?
  • Ou, francamente, você parece incompetente e completamente não profissional?

Se você simplesmente não sabe, colete todos os seus principais materiais de comunicação e visite um punhado de clientes. Pergunte o que eles pensam.

Em seguida, chame uma agência de criação local e peça sua contribuição para definir seu branding. Ter esse conceito bem definido vai te ajudar na hora de pensar em como divulgar serviços de Engenharia e que ações serão mais adequadas e reforçarão seu branding.

3. Site

Os sites modernos criados hoje não funcionam como o site que sua empresa construiu há 10 anos. Seu site deve atrair, educar e informar os clientes em potencial no início do processo de compra por meio de sua experiência (expressa com liderança de ideias).

Simultaneamente, deve reassegurar aos prospects ao longo do processo de compra a sua experiência – que pode ser demonstrada através de estudos de caso em páginas estratégicas do site.

Embora estes sejam apenas indicadores superficiais, se você responder “Não” a uma dessas perguntas, você quase certamente terá um problema no site:

  • Oferece conteúdo educacional?
  • Foi atualizado nos últimos 60 dias?
  • É fácil ler em um dispositivo móvel?
  • Ele efetivamente apresenta os projetos de sua empresa, sua equipe e sua perspectiva única?

4. Conteúdo

Mais de 56% da tomada de decisões da maioria dos compradores já foi feita antes que sua equipe de desenvolvimento de negócios fale com eles.

No momento que um prospect realmente alcança sua empresa, as chances são de que ele já tenha uma crença de quais são realmente suas necessidades.

Como uma coleção de consultores profissionais, cabe a sua empresa moldar esses aprendizados e o diagnóstico preliminar que seu prospect traz para a conversa, a fim de demonstrar sua experiência e estabelecer sua empresa como perita ANTES do prospect chegar até você.

Para tornar seu posicionamento confiável, você precisará desenvolver uma abordagem de marketing orientada por um conteúdo que incorpore uma combinação de:

  • blogs;
  • artigos;
  • pesquisas próprias;
  • webinars para atrair clientes em potencial no início de seu processo de compra, etc.

Seu objetivo como profissional de marketing deve ser tornar sua empresa e seu site a fonte definitiva de experiência para os principais públicos que você definiu em seu posicionamento.

Ao invés de procurar maneiras de satisfazer as necessidades dos membros de um público-alvo selecionado, você está oferecendo seu conhecimento e experiência existentes e procurando um mercado que tenha uma necessidade correspondente.

Você usa o conhecimento das disciplinas de engenharia que são relevantes para desenvolver uma mensagem de marketing concisa que informa às empresas-alvo como você pode ajudar a resolver problemas específicos.

Além disso, identifica clientes em potencial com esses problemas e desenvolve uma reputação de soluções bem-sucedidas. A reputação de resolver esses problemas específicos torna-se então seu principal ativo de marketing.

Esse conteúdo foi escrito pela Links Experts, uma agência com 5 anos de mercado e mais de 50 clientes em todo Brasil. Formada por profissionais certificados, especializada na criação de campanhas para Google AdWords, Facebook Ads, Instagram, Linkedin e outras mídias.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 35.000 alunos na comunidade online. Com mais de 25 mil certificados emitidos, é CEO da CAE Treinamentos, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.

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