Como fazer marketing pessoal: 10 dicas para se destacar

Em um mercado cada vez mais competitivo só consegue crescer aquele indivíduo que se destaca na sua empresa e área de atuação. Além de talento, qualificação, dedicação e competência, é preciso aprender a como fazer marketing pessoal para, em seguida compreender como ser um profissional de sucesso.

As estratégias de marketing pessoal consistem em um conjunto de táticas que tem como meta atribuir mais valor e fortalecer a imagem de um profissional no ambiente de trabalho, fazendo com que ele se torne referência em uma determinada atividade ou assunto.

Entre essas estratégias estão alguns comportamentos e atitudes importantes que podem ser facilmente adotados no seu dia a dia. Entra em jogo a necessidade de entender como fazer marketing pessoal.

Para te ajudar reunimos neste artigo 10 dicas preciosas para você aprender como criar um marketing pessoal de maneira correta e eficiente. Confira!

Como fazer marketing pessoal: 10 dicas para colocar em prática hoje

Se você quer aprender como fazer marketing pessoal este artigo é perfeito. Separamos algumas dicas eficientes para você apresentar o seu melhor. Continue acompanhando.

1.Aprenda a cuidar da sua própria imagem

Você não precisa mudar o seu estilo de se vestir, gastando dinheiro com roupas mais caras, nem se transformar em um modelo. Mas, dentro de um modelo de marketing pessoal, é fundamental manter uma aparência impecável.

Por isso, vista-se sempre bem e escolha peças adequadas ao seu ambiente de trabalho e às pessoas com quem vai lidar, tais como clientes, parceiros, possíveis investidores, etc.

Para as mulheres vale cuidar da maquiagem para que ela seja mais discreta e os homens devem estar sempre com barba feita.

Uma pessoa que cuida do visual transmite mais confiança. Lembre-se disso!

2. Desenvolva um perfil de liderança

Um bom profissional é aquele que tem a capacidade de influenciar e inspirar as pessoas ao seu redor e, assim, liderá-las. Essa é uma qualidade muito admirada pelo mercado de trabalho e, portanto, uma estratégia fundamental para quem quer aprender como criar um marketing pessoal.


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Mas não estamos falando aqui de líderes que fazem esse papel apenas porque assumiram um cargo importante na empresa onde trabalham. Trata-se de uma postura que pode ser exercida em qualquer posição.

3. Melhore as suas habilidades de comunicação

Para alcançar seus objetivos é preciso saber se expressar bem, de forma correta e com o máximo de clareza. Um dos exemplos de marketing pessoa está na adequação da sua linguagem, evitando gírias e dominando os jargões da sua área de atuação, que deverão se utilizados somente com as pessoas que compartilham desse conhecimento.

Tenha um cuidado especial com a comunicação escrita. Ao escrever comunicados, e-mails e relatórios, por exemplo, use uma linguagem mais formal e aplique corretores de texto para não cometer erros de ortografia que poderão comprometer a sua imagem e a da empresa.

4. Esteja sempre preparado para resolver problemas

Não adianta nada apenas fazer o que é solicitado. É preciso estar sempre atento a tudo que acontece na empresa para propor, por exemplo, alguma melhoria em um determinado processo, a fim de otimizar resultados.

Fique atento ao seu redor e se perceber que um colega está tendo problemas, se proponha a ajudá-lo. Com essas atitudes, você vai se destacar e ser lembrado como o resolvedor de problemas, nada melhor dentro de uma estratégia de marketing pessoal.

5. Seja proativo e criativo no trabalho

Você concorda que alguns problemas podem ser evitados se você estiver atento para se antecipar a eles? Dentro do modelo de marketing pessoal você não deve esperar que uma falha aconteça e atrapalhe o seu trabalho e dos colegas.

Seja proativo e pense, o tempo todo, em soluções viáveis. Encontrar essas soluções exige também uma boa dose de criatividade. Portanto, procure estimular sempre o seu lado criativo, fazendo cursos, viagens, lendo livros, jornais e revistas, entre outras estratégias de marketing pessoal.

6. Busque constantemente qualificação profissional

Hoje em dia, se qualificar é regra para quem quer conquistar um bom emprego, ser promovido ou simplesmente se destacar na profissão. Afinal, dessa forma você pode desenvolver novas competências técnicas, além de se manter sempre atualizado sobre as novidades e tendências do mercado.

É muito importante se planejar financeiramente para investir em cursos de capacitação na sua área de trabalho. Mas com a internet também é possível ter acesso gratuito a conteúdos de qualidade e relevantes para a sua formação.

7. Saiba trabalhar em equipe

Se você quer aprender a como fazer marketing pessoal é preciso aprender a trabalhar em equipe.

A capacidade de fazer um trabalho em equipe é outra habilidade muito valorizada nas empresas e por isso deve fazer parte dos modelos de marketing pessoal.

Cada vez mais as organizações buscam pessoas que pensam como grupo e se mostram dispostas a compartilhar conhecimentos.

Além disso, é importante também ter flexibilidade e habilidade para se relacionar bem com os colegas e conseguir administrar os conflitos (alguns inevitáveis) da melhor forma possível.

8. Construa uma forte rede de relacionamento profissional

A rede de relacionamentos de um profissional, chamada de networking, é fundamental para encontrar boas oportunidades de trabalho, fazer parcerias e adquirir conhecimentos.

Esses contatos estratégicos também ajudam você a criar uma imagem positiva no mercado, e são bons exemplos de marketing pessoal.

Por isso, a dica de como criar um marketing pessoal é frequentar eventos da sua área, como workshops, palestras, congressos e seminários. É nessas oportunidades que você vai encontrar e poder fazer um primeiro contato com colegas de profissão.

9.Seja um profissional comprometido com o seu trabalho

O que é marketing pessoal e profissional? Nesses casos apresentados até agora eles se misturam. Parece óbvio que um profissional deve ter comprometimento, não é mesmo? Mas muita gente ainda falha nesse quesito, seja por se atrasar em compromissos importantes ou perder o prazo para entregar tarefas.

Jamais faça parte desse grupo de pessoas e se destaque por estar engajado com o crescimento do negócio. Assim, atividades e desafios importantes para o futuro da empresa poderão ser confiados a você.

10. Tenha visão estratégica

A construção de uma imagem positiva está relacionada também com a capacidade do profissional de ter uma visão mais ampla sobre os cenários que se apresentam para a área na qual atua. São essas pessoas que “enxergam” primeiro as mudanças e poderão ajudar suas empresas a se adaptarem a elas.

Adequando essas e outras estratégias ao seu perfil e ambiente de trabalho, você certamente estará no caminho certo para responder o que é marketing pessoal e profissional, construindo uma imagem bastante positiva.

Dessa forma, você aprenderá a como fazer marketing pessoal e mais, poderá se tornar um profissional reconhecido e valorizado pelos seus talentos e habilidades, começando a trilhar uma carreira de muito sucesso.

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Este conteúdo foi escrito pela CAE Treinamentos. Somos uma empresa formada por engenheiros capacitados, voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Conheça nossos cursos e nossas opções de qualificações gratuitas. Saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque.

 

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje está à frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

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