Como gerir equipes de alta performance em 5 passos

Aprender como gerir equipes de alta performance é um desafio que todo profissional que está na liderança de um time vai encarar.

Uma equipe de alta performance é motivada e sente satisfação em trabalhar. As “cobranças” são encaradas como incentivos que contribuem para alcançar as metas estabelecidas.


Pack: Engenharia e Gestão em melhoria contínua

Temos um pacote sobre Engenharia e Gestão gratuito para você! Nele, disponibilizamos materiais como: ebook de Desperdícios em Back Office, Modelo de redução de desperdícios, Excel, e muito mais! Deixe seu e-mail e receba em instantes


Isso cria senso de pertencimento com a empresa e seu propósito, ou seja, o funcionário veste a camisa.

Trabalhar com uma equipe envolvida em conflitos constantes prejudica o trabalho como um todo e impacta diretamente a performance.

Nesse ponto, a personalidade do líder é determinante para mediar cada situação, entender os fatos e implementar mudanças a favor de todos.

Uma pesquisa da consultoria Zenger Folkman ouviu mais de 66 mil profissionais sobre os comportamentos de liderança no ambiente de trabalho e grau de satisfação, envolvimento e comprometimento com seus trabalhos.

pesquisa-alta-performance-zenger-folkman

Gráfico: % de funcionários altamente comprometidos x Cinco comportamentos que estimulam equipes de alto desempenho. Fonte: Zenger Folkman.

espírito de equipe nas empresas é um dos principais valores que devem ser incentivados pelos líderes ao gerir equipes de alta performance.

Mas quais os outros comportamentos são favoráveis ao desenvolvimento da equipe e que os profissionais na liderança devem investir? Continue lendo e confira cinco dicas de como gerir equipes de alta performance.

5 dicas para gerir equipes de alta performance

lider-equipe-alta-performance

Esses cinco fatores abaixo descrevem os comportamentos para os líderes que desejam gerir equipes de alta performance.

1. Seja uma inspiração para sua equipe

A primeira dica de como gerir equipes de alta performance é que inspirar aqueles que trabalham com você também faz parte de liderar com eficiência.

Mostre o seu entusiasmo com o trabalho para criar uma atmosfera positiva com um pensamento forte de sucesso que vai colocar todo mundo para frente.

Unindo inspiração e ferramentas eficientes para o trabalho a performance da equipe só tende a aumentar.

2. Resolva conflitos e incentive a cooperação

Um líder deve estar atento ao comportamento de cada membro e ajudar a resolver as diferenças que surgem naturalmente.

Unindo tantas pessoas diferentes é normal que hajam pontos de vista variados. Por isso, o líder deve agir rápida e objetivamente no que está causando o conflito.

É fundamental exigir uma postura profissional adequada da equipe e maturidade nas relações de trabalho. Opiniões pessoais não devem se misturar, pois assim a situação pode ficar fora de controle.

Incentive a cooperação entre todos e deixe claro o que é esperado de cada um individualmente e como equipe.

3. Crie metas que desafiam a equipe

Líderes que sabem como definir metas criam uma unidade interna para gerir uma equipe de alta performance com sucesso.

Mas para saber como definir as metas com eficácia é necessário estar atento a algumas situações… Dá uma olhada nas nossas dicas abaixo:


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

Todo profissional deseja se superar em suas habilidade e dar uma passo além do que foram capazes até o momento.

Por isso, pense nas metas e discuta-as com seus membros e troquem ideias sobre onde a equipe pode ir além e conquistar resultados extraordinários que vão impactar a empresa inteira.

Sendo parte de uma equipe assim a palavra desânimo não fará mais parte do vocabulário de nenhum membro. Nem nas segundas-feiras. 😉

4. Mantenha uma boa comunicação

Uma equipe de alta performance sabe exatamente em que direção está caminhando. Para isso, é preciso contar com um líder que comunique muito o que deve ser feito.

Com as metas em mãos, acompanhar o progresso do trabalho, fazer reuniões para manter o trabalho alinhado é uma prática fundamental para gerir uma equipe de alta performance.

Os momentos em que toda a equipe está reunida deve ser usado como uma oportunidade de integração e abrir portas para que cada membro se sinta a vontade para conversar sempre.

5. Inspire confiança

Uma pessoa que ocupa um cargo de liderança deve ser confiável para conseguir inspirar sua equipe de trabalho.

Aqui se unem todas as características anteriores que podem ser resumidas no conceito de confiança. Um líder que inspira tem a credibilidade para resolver conflitos, criar metas em que todos acreditam e ter um comunicação clara e direta.

Criar um bom relacionamento, demonstrar sua expertise e ser consistente em suas ações são posturas que vão chamar a atenção da sua equipe e fazê-la confiar na sua capacidade de liderança.

Invista em atualização profissional

E se você deseja uma vaga no time daquele gestor que você conhece por gerir equipes de alta performance, faça uma atualização profissional e aprenda os conhecimentos que irão torná-lo um membro estratégico.

Ou se você está de olho na vaga para um novo cargo de liderança, mostrar capacidade e que tem os conhecimentos necessários para liderar também pode te destacar dos concorrentes.

Aprenda sobre as melhores ferramentas de qualidade que podem elevar seu nível de trabalho com os cursos da CAE Treinamentos.

São mais de 100 empresas de renome atendidas e 3.000 alunos capacitados pela plataforma online e cursos in-company.

  • Certificações reconhecidas pelas maiores empresas do país
  • 5 anos de suporte após a conclusão do curso
  • 94% dos alunos classificam os cursos com “ótimo” ou “bom”.

Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje está à frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

Escreva um Comentário