Aprender como desenvolver equipes de alta performance é um desafio que todo profissional que está na liderança de um time vai encarar.

Uma equipe de alto desempenho é motivada e sente satisfação em trabalhar. As “cobranças” são encaradas como incentivos que contribuem para alcançar as metas estabelecidas.

Isso cria um senso de pertencimento com a empresa e seus objetivos, ou seja, o funcionário veste a camisa de verdade.

Trabalhar com uma equipe envolvida em conflitos constantes prejudica o trabalho como um todo e impacta diretamente a gestão de equipe de alta performance .

Nesse ponto, a personalidade do líder é determinante para mediar cada situação, entender os fatos e implementar mudanças a favor de todos.

Continue lendo e entenda tudo sobre equipe de alta performance e como desenvolver os membros.

O que é uma equipe de alta performance? 

Uma equipe de alta performance é considerada dessa forma quando quando os membros envolvidos possuem um alto grau em habilidades estratégicas e comprometimento com a empresa.

É uma equipe que compartilha da missão, visão e valores do negócio, além de reunir conhecimentos, experiências profissionais, características e ideias diferentes.

Cada profissional tem sua bagagem adquirida de outros trabalhos e esse conhecimento deve ser bem utilizado pelos líderes para o desenvolvimento de uma relação de trabalho altamente produtiva.

Para ter uma equipe de alta performance no sentido “raiz” da expressão é preciso união e de uma liderança construtiva e aberta.

Uma pesquisa da consultoria Zenger Folkman ouviu mais de 66 mil profissionais sobre os comportamentos de liderança no ambiente de trabalho e grau de satisfação, envolvimento e comprometimento com seus trabalhos.

pesquisa-alta-performance-zenger-folkman
Gráfico: % de funcionários altamente comprometidos x Cinco comportamentos que estimulam equipes de alto desempenho. Fonte: Zenger Folkman. 

O espírito de equipe nas empresas é um dos principais valores que devem ser incentivados pelos líderes ao gerir equipes de alta performance.

Mas quais os outros comportamentos são favoráveis ao desenvolvimento da gestão de pessoas e o que os profissionais na liderança devem investir? Confira no vídeo abaixo:

Continue lendo e conheça as principais características e habilidades de uma equipe de alta performance.

banner com um cta chamando para a formação gestão de alta performance

Quais as características de uma equipe de alta performance?

Já demos uma prévia das características/habilidades na explicando do conceito de equipe de alta performance conceito.

Mas vamos detalhar melhor essas características para que você possa utilizá-las ou melhorá-las dentro da sua equipe:

1. Liderança consolidada

Uma equipe de alta performance só chega nesse nível de desempenho com um bom líder a frente das atividades do setor ou de um departamento.

Isso porque quando um time confia e entende o papel da liderança, as atividades tem propósitos claros, as dúvidas são rapidamente sanadas e existe orientação clara ao menor sinal de dificuldade.

Por isso, uma liderança consolidada cria uma equipe de alto desempenho coesa e unida em torno dos objetivos de cada projeto que precisa ser desenvolvido.

2. Autonomia da equipe

Outra característica de uma equipe de alta performance é a autonomia que cada membro pode (e deve!) desenvolver em relação às tarefas de trabalho a que foi designado. 

Neste ponto, é importante entender que a autonomia não conflita com a liderança, pois esta última age gerenciando a equipe em nível macro.

No microuniverso de cada membro dentro da equipe é importante abrir espaço para que cada um desenvolva e evolua sua gestão do tempo e produtividade, alinhando seu trabalho ao do grupo.

3. Conhecimento diversificado

Uma equipe de alta performance é heterogênea e multidisciplinar, ou seja, a bagagem de cada profissional complementa um aspecto do trabalho em equipe, aumentando o nível da entrega.

Esse conhecimento diversificado é o que enriquece as relações e motiva os funcionários com a sensação de aprendizado constante.

Por isso, é fundamental que o líder perceba as habilidades que destacam cada membro e use isso a favor de todos. Seja em treinamentos, dando funções de lideranças em projetos ou unindo habilidades complementares. 

4. Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é outra característica marcante de uma equipe de alta performance. Antecipar cenários é uma forma de criar uma base organizada para o trabalho.

Assim, quando surge um imprevisto, a equipe não se desestrutura. Pelo contrário, o líder consegue analisar o fato com clareza e estudar com o grupo como e quem pode lidar com o ocorrido. 

Dessa forma, o fluxo de trabalho fica mais organizado e os processos são melhorados a cada projeto finalizado. 

Leia também: ‘Fluxograma de processos: o que é + exemplo’ e entenda como esse recursos ajuda a gestão de equipe de alta performance.

5. Boa comunicação

A troca é o principal ativo de uma equipe de alta performance e a melhor forma de incentivá-la é manter um boa comunicação.

O líder precisa ficar de olho nesse aspecto, pois muitas pessoas tem dificuldade de interagir e falar em público ou mesmo em pequenas reuniões.

Então, além das reuniões em equipe é preciso ter outros canais de comunicação interna fortes como chat corporativo e e-mail, por exemplo. 

Independentemente do canal, é importante que a habilidade de comunicação esteja em constante exercício. 

6. Cooperação

Por fim, temos a cooperação como uma das características chave de uma equipe de alta performance.

Se cada membro faz aquilo para que foi designado e não olha ao redor para ajudar, oferecer uma opinião ou dar uma dica para otimizar o trabalho do outro, as chances do líder obter um alto desempenho são quase nulas.

Afinal, trabalhar em equipe significa cooperar para que todos possam usufruir dos esforços que cada um empregou nos objetivos definidos. Além de ser um fator muito motivante para que os funcionários se mantenham na empresa, reduzindo a taxa de absenteísmo

Vantagens investir em uma equipe de alto desempenho

Se cada gerente investe na equipe de alta performance que lidera, a empresa é que sai ganhando, concorda?

Então incentivar e investir em treinamento de equipe de alta performance para desenvolver e melhorar as habilidades que acabamos de ver traz inúmeras vantagens para o negócio como:

Melhoria contínua dos processos da empresa: todo negócio quer sempre evoluir para melhor e uma equipe de alta performance aumenta as chances de ter uma gestão consolidada, mas que se mantém aberta para agregar coisas. 

Aumento da produtividade das equipes: imagina ter uma equipe de alta performance em cada área da empresa? Atingir metas e conquistar resultados é o melhor estimulante para a produtividade dos funcionários. 

– Diminuição da rotatividade na equipe: também conhecida como taxa de turnover, investir em uma equipe de alta performance “fideliza” o funcionário, afinal porque ele trocaria um ambiente de trabalho cooperativo, cheio de aprendizado por outro. 

– Crescimento nos lucros da empresa: uma empresa que entrega resultados é uma empresa que consegue aumentar os lucros. Um cliente satisfeito pode resultar em outras indicações e mais trabalho para manter sua equipe de alta performance sempre ativa.

Quer construir esse cenário dentro da sua empresa? Aprenda algumas dicas que vão ajudar os líderes a desenvolver uma equipe de alto desempenho.

Como desenvolver uma equipe de alta performance?

infográfico de dicas de como desenvolver equipe alta performance

Esses cinco fatores abaixo descrevem os comportamentos para os líderes que desejam desenvolver uma equipe de alta performance.

1. Seja uma inspiração para sua equipe

A primeira dica para desenvolver uma equipe de alta performance é que inspirar aqueles que trabalham com você também faz parte de liderar com eficiência.

Mostre o seu entusiasmo com o trabalho para criar uma atmosfera positiva com um pensamento forte de sucesso que vai colocar todo mundo para frente.

Unindo inspiração e ferramentas eficientes para o trabalho a performance da equipe só tende a aumentar.

2. Resolva conflitos e incentive a cooperação

Um líder deve estar atento ao comportamento de cada membro e ajudar a resolver as diferenças que surgem naturalmente.

Unindo tantas pessoas diferentes é normal que hajam pontos de vista variados. Por isso, o líder deve agir rápida e objetivamente no que está causando o conflito.

É fundamental exigir uma postura profissional adequada da equipe e maturidade nas relações de trabalho. Opiniões pessoais não devem se misturar, pois assim a situação pode ficar fora de controle.

Incentive a cooperação entre todos e deixe claro o que é esperado de cada um individualmente e como equipe de alta performance.

3. Crie metas que desafiam a equipe

Líderes que sabem como definir metas criam uma unidade interna para desenvolver uma equipe de alta performance com sucesso.

Mas para saber como definir as metas com eficácia é necessário estar atento a algumas situações… Dá uma olhada nas nossas dicas abaixo:

Todo profissional deseja se superar em suas habilidades e dar um passo além do que foi capaz até o momento.

Por isso, pense nas metas e discuta-as com seus membros e troquem ideias sobre onde a equipe pode ir além e conquistar resultados extraordinários que vão impactar a empresa inteira.

Sendo parte de uma equipe de alto desempenho a palavra desânimo não fará mais parte do vocabulário de nenhum funcionário. Nem nas segundas-feiras. 😉

4. Mantenha uma boa comunicação

Uma equipe de alta performance sabe exatamente em que direção está caminhando. Para isso, é preciso contar com um líder que comunique muito o que deve ser feito.

Com as metas em mãos, acompanhar o progresso do trabalho, fazer reuniões para manter o trabalho alinhado é uma prática fundamental para desenvolver uma equipe de alta performance.

Os momentos em que toda a equipe está reunida deve ser usado como uma oportunidade de integração e abrir portas para que cada membro se sinta à vontade para conversar sempre.

5. Inspire confiança

Uma pessoa que ocupa um cargo de liderança deve ser confiável para conseguir inspirar sua equipe de trabalho.

Aqui se unem todas as características anteriores que podem ser resumidas no conceito de confiança. Um líder que inspira tem a credibilidade para resolver conflitos, criar metas que todos apoiam e ter uma comunicação clara e direta.

Criar um bom relacionamento, demonstrar sua expertise e ser consistente em suas ações são posturas que vão chamar a atenção da sua equipe e fazê-la confiar na sua capacidade de liderança.

banner explicativo do gestao de alta performance

Invista em atualização profissional

Tanto os profissionais candidatos a posições de liderança quanto membros que desejam estar dentro das equipes de alta performance da empresa precisam investir em atualização profissional para aprender novas habilidades que irão torná-lo um membro estratégico.

Mostrar capacidade e que tem os conhecimentos necessários para ocupar uma posição também pode te destacar dos concorrentes.

Para você que está prestes a entrar em um cargo de liderança para formar equipes de alta performance, a certificação Black Belt – Lean Seis Sigma é a ideal para esse upgrade no currículo.

Já para quem está dando os primeiros passos na carreira e quer valorizar o passe profissional, aproveite para começar de forma gratuita a certificação White Belt – Lean Seis Sigma e aprender conceitos básicos que ajudam na criação equipes de alta performance.

Conheça mais nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.