Como ser um bom gestor: 11 dicas para melhorar habilidades

Como ser um bom gestor?

As características do perfil de um bom líder empresarial são variadas e complexas. Mas seguindo algumas dicas práticas que selecionamos, você pode alcançar esse objetivo, com determinação e força de vontade.

Leia, entenda e aplique as dicas para ser um bom gestor que reunimos neste post para você.

11 dicas de como ser um bom gestor

1- Percepção apurada

Não há como ser um bom gestor sem perceber rapidamente oportunidades de crescimento para a empresa ou ameaças que precisam ser combatidas.

Um bom gestor não está apenas atento a tudo e profissionalmente atualizado. Ele sabe interpretar fatos, dados e informações e tomar as providências necessárias para tirar o melhor proveito delas.

2- Poder de análise

Reagir a oportunidades e ameaças é uma coisa. Mas saber analisar dados e informações de seus sistemas de gestão é outra. Essa segunda habilidade é crucial para ser um bom gerente.

De nada adianta contar com as melhores ferramentas de gestão financeira, ERP, CRM e outras, se o gestor não consegue analisar esses dados adequadamente para gerenciar o negócio com mais assertividade.

3- Capacidade de planejamento e organização

Com base na análise dos dados e de sua percepção apurada, outro dica de como ser um bom gestor é planejar as ações necessárias para a empresa alcançar o sucesso.

Ele determina objetivos atingíveis e metas objetivas, define os recursos necessários, estabelece prazos e cria planos de ação que vão levar a empresa a uma situação futura de vantagem competitiva diante da concorrência.

4- Ser reconhecido como líder de fato

CEO, Presidente, Diretor Geral, Presidente do Conselho de Administração. Nada disso leva as pessoas a seguirem o comando de alguém se esse indivíduo não for um líder de verdade.

Isto é: uma pessoa em quem todos confiam, acreditam em sua capacidade e que tem o poder de unir a equipe em torno de um objetivo comum.

5- Saber delegar tarefas

Muitos empreendedores que começaram pequenos e depois atingiram o sucesso, não sabem delegar tarefas.

Como estavam acostumados a fazer tudo, quando chega o momento de contratar pessoas para fazer o que eles faziam, sentem-se inseguros e começam a microgerenciar ou mesmo participar das atividades operacionais.

A dica aqui de como ser um bom gestor é delegar, supervisionar e orientar.

Caso contrário, estará desperdiçando seu tempo valioso com atividades que poderiam ser desempenhadas por outros. E fazer uma boa gestão do tempo no trabalho também é uma obrigação de todo gestor.

6- Treinar e capacitar: coaching e mentoria

Analisar, planejar e delegar com maestria, sem ter uma equipe devidamente treinada e capacitada para seguir com o planejado, não adiantará de nada para o gestor.

Por isso, além de planos de treinamento, para ser um bom gestor também atue como coaching ou mentor de alguns colaboradores.

Assim, vai dar conselhos de como devem desenvolver suas carreiras, estimular esses talentos a se manterem na empresa, além de preparar os futuros líderes do negócio.

7- Motivar a equipe e compartilhar o sucesso

Um dos segredos de como ser um líder é manter o time motivado e engajado.

Para isso, em primeiro lugar, é preciso que ele proporcione condições de trabalho adequadas. Um ambiente agradável, equipamentos, softwares etc.

Além disso, benefícios e incentivos por performance são fundamentais. Usar alguma forma de remuneração variável pode trazer excelentes resultados para o negócio.

E mais, o reconhecimento do talento e do esforço dos colaboradores é outro fator de motivação importante. Isso pode ser feito por meio da entrega de prêmios, diplomas e troféus e também com elogios em reuniões pessoais.

Por fim, sempre que a empresa atingir grandes resultados o líder deve sinalizar que compartilha com todo o time a responsabilidade pelo sucesso da organização: é um trabalho em equipe!

8- Monitorar resultados

Depois de definir tudo que precisa ser feito, o gestor deve acompanhar os resultados.

Para isso, é preciso definir indicadores de desempenho dos processos.

Tratam-se de métricas numéricas para avaliar a performance de um processo e verificar se ele está levando aos objetivos do negócio.

Na área de vendas, por exemplo, pode ser o valor das vendas ou o número de novos clientes conquistados. No RH, o índice de retenção de talentos, ou a qualidade do clima organizacional.

Com base nesses indicadores é possível perceber se o planejamento está atingindo os resultados desejados.

9- Agilidade e confiança na tomada de decisão

Ao perceber que o negócio não está se saindo como planejado, outra dica de como ser um bom gestor é agir rapidamente, mas sem precipitação, para ajustar o rumo.

Um bom gestor deve saber tomar decisões com confiança e assertividade. Isso não significa que não deva consultar a equipe e se cercar dos melhores colaboradores para isso.

Esse tipo de atitude só fortalecerá a sua figura de líder.

10- Melhorar os processos continuamente

A melhoria contínua é uma consequência da atuação de um bom líder. Afinal, como ser um bom gestor sem definir maneiras de como melhorar a produtividade da empresa?

O líder aprende com o que não deu certo, procura novas maneiras de fazer o que é necessário e as emprega na empresa.

Dessa forma, os processos de negócios estão melhorando constantemente.

Sendo assim, existem alguns meios para obter o sucesso em projetos. Confira mais no nosso vídeo.

11- Entregar resultados

Não tem como ser um bom líder sem entregar resultados.

Por isso, fique atento a todas as dicas que demos e faça o possível para conhecer seu negócio profundamente, planejar e delegar as tarefas com objetividade, acompanhar os resultados, ajustar os rumos e, dessa forma, gerar o máximo de valor para a empresa.

Outras dicas express para completar seu ciclo de aperfeiçoamento para ser um bom gestor são:

Fonte: Siteware

Adquira habilidades de um bom gestor!

Temos conteúdo extra sobre gestão e liderança direto do nosso podcast Business Break. Ouça o episódio #057 – 4 dicas de softwares de gestão e organização:

Que tal saber também qual é o seu tipo de liderança? Clique aqui e responda um quizz rapidinho para entender como você se comporta na gestão de uma equipe.

E se você quer investir em como ser um bom gestor, comece sua capacitação online em Lean Manufacturing:

Agora que você já sabe como ser um bom líder, aplique essas dicas em seu negócio e veja como os resultados vão chegar rapidamente.

Este post foi escrito pela equipe da Nfe.io, um sistema de emissão e controle de notas fiscais que automatiza tarefas chatas e faz sua empresa ganhar tempo, performance e diminuir custos.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 35.000 alunos na comunidade online. Com mais de 26 mil certificados emitidos, é CEO da CAE Treinamentos, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.