Se tornar um bom líder não é uma tarefa fácil, muitas pessoas acham que é preciso nascer com essa habilidade, mas a verdade é que a liderança é algo treinável e que pode ser desenvolvido por qualquer um. Independentemente de qual seja o seu perfil comportamental, é possível treinar a sua comunicação, capacidade de motivação e outras skills importantes para o cargo.

Se você quer entender como ser um bom líder, nós preparamos um conteúdo completo sobre o assunto com dicas práticas e direto ao ponto sobre liderança. Aprenda a orientar, a motivar e a gerenciar a sua equipe com foco na obtenção dos melhores resultados possíveis. Continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber!

1. Tenha o bem-estar dos liderados em primeiro lugar

Uma das principais tarefas de um líder não é somente analisar dados e ter uma visão estratégica, na verdade, é saber gerir pessoas. Afinal, no dia a dia de uma liderança, ele terá contato com diversos colaboradores e, por isso, é preciso entender como lidar com cada um.

Colocar o bem-estar dos seus liderados e entender como se relacionar com eles é vital para você alcançar os objetivos da empresa com a sua equipe. Sempre esteja pensando em como melhorar a qualidade de vida dos membros do seu time e garanta o bem-estar coletivo, isso vai ajudar a aumentar a produtividade e o engajamento dos colaboradores.

2. Desenvolva uma boa comunicação

Outra habilidade fundamental para uma liderança é saber como se comunicar bem com as outras pessoas. Um bom líder tem que conseguir passar a sua visão com clareza, evitando falhas na comunicação que podem prejudicar o andamento dos processos.

Você precisa adquirir a habilidade de adaptar a sua fala aos diferentes receptores da mensagem e, é claro, às situações também. Cada momento exigirá uma forma diferente de se comunicar, e saber disso é essencial para não deixar gaps no conteúdo passado.

Se você quer desenvolver uma comunicação de um verdadeiro líder, a nossa formação Primeira Liderança Efetiva te ensina isso na prática. Acesse a página e saiba mais sobre o nosso treinamento completo para lideranças!

3. Tenha inteligência emocional para lidar com as situações

Um líder vai lidar com muitas situações difíceis do ponto de vista emocional, desde a pressão da diretoria para alcançar resultados até resolver desavenças entre os membros do time e fazer desligamentos. Por conta disso, para conseguir manter a calma e tomar as melhores decisões em cada situação, é preciso ter muita inteligência emocional.

4. Fazer um bom gerenciamento de tempo

Se você deseja ser um líder, precisa ter uma boa gestão do seu próprio tempo. Afinal, são muitas demandas para uma liderança resolver, como executar atividades que não podem ser delegadas, fazer a gestão e a análise dos resultados, gerenciar a equipe, acompanhar as entregas e mais.

Com tantas tarefas assim, é fundamental saber fazer um bom gerenciamento de tempo para manter a produtividade e não se desorganizar com as demandas, pois isso pode refletir na sua equipe e afetar o desempenho dela também.

5. Saber dar e receber feedbacks

Os feedbacks já se tornaram parte da cultura organizacional de várias empresas e, por isso, é essencial que você entenda o seu funcionamento. Um líder deve sempre orientar os seus liderados para o caminho certo, focando no que necessita ser melhorado e mantendo uma visão alinhada com os objetivos da empresa.

Isso é feito por meio dos feedbacks, nos quais os líderes podem levar aos seus colaboradores os pontos positivos e negativos em seu desempenho. Além disso, um bom líder também precisa saber receber os feedbacks dos seus liderados para encontrar melhorias que podem ser feitas na sua liderança.

6. Incentive uma cultura de inovação dentro da equipe

Muitas empresas prezam pela inovação atualmente, sendo algo bastante apreciado pelo mercado. Por isso, um líder que fomenta a cultura de inovação na sua equipe com eficiência é visto como uma liderança de sucesso.

Você deve estimular os seus liderados a serem criativos, trazerem ideias inovadoras e participarem ativamente dos processos da empresa. Para isso, é necessário ter uma liderança descentralizada e permitir que os membros do time tenham autonomia para fazer as suas próprias sugestões de melhoria.

7. Incentive o autodesenvolvimento dos liderados

Outra característica importante para um líder é inspirar os seus liderados a se desenvolverem e crescerem profissionalmente. Um bom líder está sempre incentivando os membros da sua equipe a terem autonomia nas suas decisões e se desafiarem constantemente.

Você deve ensiná-los e compartilhar todo o conhecimento que possui para ajudar nessa jornada de autodesenvolvimento de cada um. Os líderes que não fazem isso estão condenando o seu próprio trabalho ao fracasso. O ensino auxilia na melhora do relacionamento entre líderes e liderados, além de formar futuras lideranças.

E se você deseja aprender ainda mais sobre como se tornar um bom líder para a sua equipe, confira o vídeo a seguir com o CEO da Frons e Master Black Belt, Carlos Sander, sobre como desenvolver esse perfil.

Com todas as dicas, você já tem um bom mapa de como se tornar uma verdadeira liderança em sua empresa e conseguir levar a sua equipe ao sucesso. Em nosso blog, você encontra diversos outros conteúdos relacionados à gestão e à liderança que vão te ajudar no seu desenvolvimento.

Aproveite para conferir o nosso post sobre pipeline de liderança e saiba como esse programa pode ajudar na formação de novos líderes dentro da sua equipe!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.