Como ser um bom líder: 5 dicas para liderança de equipes

Todo o negócio bem-sucedido tem por trás uma equipe coesa e produtiva —, e um time consistente encontra no seu líder uma figura de força para se apoiar. Mas, afinal, como ser um bom líder de equipe?

Ocupar o papel de liderança pode ser um desafio e tanto, mas também é uma oportunidade de fazer algo memorável e se tornar referência em seu setor, mudando por completo o rumo de uma organização. É importante que você entenda o que precisa para ser um bom líder.

Seja para planejar o funcionamento de um projeto, ou até mesmo pra dispensar colaboradores que não se encaixam nele, é essencial saber como agir. Conheça nossas 5 dicas de como ser um bom líder de equipe e aperfeiçoar os seus talentos!

Como ser um bom líder: o papel da liderança nos projetos de equipe

O que faz uma pessoa ser um bom líder? O líder de excelência, além de ser capaz de exercer uma gestão de projetos eficiente, deve servir de inspiração para sua equipe: ele deve ser um modelo que faça os colaboradores se sentirem desafiados e motivados a darem o seu melhor.

Para aprender a como ser um bom líder, entretanto, é preciso conhecer a fundo a organização na qual está trabalhando, conhecendo seus valores, missão e objetivos.

O gestor precisa estar alinhado com o negócio, pois, só assim conseguirá transmitir a mensagem desejada aos funcionários.

Entre as dicas para ser um bom líder de equipe que podemos apresentar, está a necessidade de se ter uma visão sistêmica. Somente com uma visão completa sobre o empreendimento e a importância do projeto a ser desenvolvido, é possível criar uma visão concreta de como ele será implementado e o que será exigido de cada trabalhador nesse processo.

É importante ter em mente que nem sempre um líder tem talento nato. Você pode desenvolver as habilidades necessárias para aprender a como ser um líder no trabalho. As características de um bom chefe podem vir com o tempo e a prática, além de bastante estudo.

O gerenciamento do time

Líderes visionários devem ser capazes de organizar e fazer planejamentos assertivos e claros. Somente assim eles conseguem efetivamente engajar seus colaboradores e formar um time eficiente e focado.

A comunicação deve ser priorizada. Se você se assegura de que toda informação chegue a todos os envolvidos, não há como nenhum deles justificar a perda de um prazo, por exemplo, com uma simples confusão quanto a data, certo?

Para aprender a como ser um bom líder de equipe, é preciso aprender a comunicar. O bom líder tanto se faz entender bem, quanto compreende bem as instruções de seus superiores.

Entre as dicas para ser um bom líder de equipe, você deve saber delegar tarefas com clareza e ser transparente com seus colaboradores, de forma a garantir que todos compreendam bem seus papéis nas tarefas.

Gráficos, relatórios, memorandos, tabelas e outras maneiras de transmitir dados e manter a comunicação fluindo, podem ser de grande ajuda para permitir que você faz um bom trabalho em equipe.

O poder de negociação também deve ser utilizado constantemente no cotidiano do coordenador, já que ele terá de lidar com prazos e interesses conflitantes e sempre achar uma solução para problemas nesse sentido.

O que precisa para ser um bom líder? Controle e pensamento estratégico são duas características essenciais para se vencer as dificuldades e se tornar fonte de inspiração para outros.

5 dicas de como ser um bom líder de equipe

1. Tenha um bom planejamento

Entre o que faz uma pessoa ser um bom líder está a capacidade de planejamento. O líder deve sempre guiar seu time, sendo responsável por estipular objetivos e metas que estejam de acordo com os talentos de cada um.


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

É necessário que ele seja capaz de:

  • Mostrar como o trabalho deve ser colocado em prática
  • Observar a atuação do funcionário
  • Fazer críticas construtivas, colocando-se à disposição para sanar dúvidas.

Um planejamento detalhado é fundamental para otimizar resultados. Também é a melhor forma de:

  • Definir papéis
  • Aproveitar habilidades
  • Acompanhar os resultados dos trabalhadores, satisfazendo as necessidades da empresa e entregando projetos de qualidade.

2. Desafie os colaboradores

Lembre-se de que, como líder, você deve fazer com que cada membro da equipe se sinta motivado e compreendido individualmente.

Pensando nisso é importante construir um relacionamento amigável com todos os colaboradores de sua supervisão. Esse é um fator fundamental para quem deseja entender como ser um bom líder de equipe.

Depois de criar um grupo de trabalho forte e planejar o fluxo de um projeto, será necessário manter os funcionários motivados para o trabalho.

Utilize toda a sua criatividade e encontre meios de incentivá-los para que colaborem com novas ideias e deem o melhor de si no desempenho de suas tarefas.

Desafio é a palavra de ordem: crie mecanismos para que os contratados sintam-se instigados e desenvolvam cada vez mais um espírito de colaboração.

Benefícios, bônus e facilidades são uma boa pedida para esse recurso.

3. Invista na equipe e na comunicação entre todos os envolvidos

Criar um canal aberto com os colaboradores, é essencial para encontrar falhas e saber como e quando propor melhorias. Para isso, é interessante que o líder:

  • Abra espaços para que os funcionários possam se expressar
  • Convoque reuniões de equipe
  • Use intranets disponíveis e o que mais for possível para estimular o diálogo.

O que faz uma pessoa ser um bom líder, também abarca ações como investir no seu time e acompanhar sua evolução. Isso faz com que a produtividade se eleve com o passar do tempo.

Ferramentas automatizadas podem ser de grande valia para acompanhar o desempenho de cada um do grupo e propor mudanças.

Leia também: 6 dicas para te ajudar a aumentar a produtividade

4. Dê feedbacks

Imagine que você tem uma tarefa importante para entregar em dez dias. Como seu chefe tem que cumprir outras tarefas no mesmo prazo, ele lhe deu poucas instruções e não pode acompanhá-lo na elaboração da tarefa.

Sem comunicação, fica difícil saber se você está ou não cumprindo com as intenções do trabalho. Todo o projeto pode ir mal apenas porque o líder não conseguiu dar sua opinião e direcionar o seu trabalho enquanto você fazia a tarefa, não é mesmo?

Por isso, todo bom líder acompanha de perto as tarefas que delega e, principalmente, dá feedbacks a seus colaboradores: uma simples opinião, elogio ou retorno pode economizar tempo e dinheiro para a companhia.

5. Ofereça treinamento ao seu pessoal

Se você quer aprender como se um bom líder, é preciso que entenda a importância da educação continuada de seus colaboradores.

Uma das funções do líder é ajudar seus liderados a se aperfeiçoarem cada dia mais — e o que é melhor para isso senão oferecer capacitações?

Além de propiciar que os colaboradores melhorem as habilidades, você retém talentos que se sentem valorizados na empresa.

Assim, os colaboradores podem estar alinhados com as novidades do mercado e entregar resultados cada vez melhores.

Uma boa opção é fornecer capacitação na área específica de cada profissional, sempre buscando empresas que sejam referência no mercado.

A CAE Treinamentos pode te ajudar a manter sua equipe sempre atualizada. Somos uma empresa voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Oferecemos cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

Com mais de 3.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade.

Conheça nossos outros cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje está à frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

Escreva um Comentário