Cada empresa possui características únicas que devem ser respeitadas no plano de gerenciamento, entretanto, algumas dicas de gestão empresarial podem ser encaradas como universais, são elas:

  1. Capacitar a equipe
  2. Implementar metodologias de gestão
  3. Contratar consultorias efetivas
  4. Investir em tecnologia
  5. Definir e acompanhar metas

A gestão de empresas é uma atividade extremamente desafiadora.

Além do grande volume de processos e informações envolvidas, a constância com que a realidade dos negócios se altera, cobra um nível de dinamismo que afeta até as organizações mais resilientes.

Neste artigo, vamos destacar algumas dicas e características de gestão eficaz para ajudar a lidar com essa situação, por meio de ferramentas e ações comprovadamente eficazes.

Talvez não haja uma forma de eliminar todas as variáveis que afetam a gestão empresarial, mas definitivamente é possível seguir algumas dicas para otimizar todas as etapas envolvidas no gerenciamento.

5 dicas de gestão empresarial UNIVERSAIS

1. Capacitar a equipe

O primeiro fator que queremos destacar entre as dicas de gestão empresarial é a capacitação da equipe.

Qualquer negócio de sucesso começa com pessoas competentes para cumprir seus propósitos.

Seus colaboradores são tornam peças-chave, à medida que desenvolvem a capacidade de solucionar problemas.

Por meio de cursos e treinamentos, seus colaboradores terão seus conhecimentos ampliados e condições de entregar resultados de maior qualidade.

Todos os demais fatores são atenuados quando você tem pessoas em quem possa confiar.

É preciso que haja uma política de incentivo e acompanhamento.

Na Frons existe diversas opções de cursos online, inclusive muitos gratuitos, que são muito importantes para seus colaboradores em todos os níveis de hierarquia. Entre eles:

Todos esses que citamos acima são cursos gratuitos!

2. Implementar metodologias de gestão

A gestão empresarial é uma ciência. Exige método e forma estruturada de alcançar resultados.

Não se deve tomar decisões ou implementar ações baseadas apenas em intuição. Você precisa de fundamentos sobre os quais estruturar suas ações.

Então, outra das dica de gestão empresarial é ter como grandes aliados sistemas e métodos que ajudam a conduzir uma empresa como:

Encontre aquelas que fazem maior sentido em seu negócio e implemente. Isso aumentará a confiabilidade de toda sua cadeia produtiva.

Obviamente que isso representa uma mudança cultural que demandará esforços seus e de sua equipe, mas com certeza é um dos principais caminhos da alta performance organizacional.

3. Contratar consultorias efetivas

Nem sempre você terá internamente todos os conhecimentos necessários para implementar metodologias como as descritas no tópico anterior.

Assim, sua gestão empresarial ficará restrita aos conhecimentos e habilidades de quem já se encontra na estrutura, o que nem sempre será o suficiente.

Dessa forma, a terceira dica de gestão empresarial é contratar uma consultoria, o que pode ser um caminho aconselhável seja para:

Em todos esses casos o parceiro certo pode fazer toda diferença no resultado final.

É importante buscar de forma criteriosa a empresa para apoiá-lo, mas com certeza, trata-se de um caminho consolidado e aplicado à exaustão em todos os portes e segmentos.

Lembre-se que a especialização nas ferramentas e uma visão externa e imparcial, podem ajudá-lo a encontrar novas perspectivas de conduzir sua organização.

4. Investir em tecnologia

A quarta dica de gestão empresarial é investir em tecnologia.

A gestão empresarial eficiente da atualidade depende inteiramente desse fator para chegar aos resultados que almeja.

Dessa maneira, é preciso identificar lacunas e oportunidades de desenvolvimento que possam ser preenchidas por softwares e aplicativos.

O principal exemplo deste aspecto são os sistemas ERP’s softwares especialmente projetados para desenvolver a integração entre as áreas do negócio.

Trata-se de uma solução que permeia todas as atividades da empresa, desde a gestão comercial, passando pelo controle de estoque e chegando até as vendas e as finanças.

Essa é uma tendência cada vez mais forte entre as organizações, especialmente as de pequeno e médio porte, que começam a se abrir para a importância de uma gestão automatizada.

O impacto sobre a rentabilidade do negócio é impressionante.

Leia também: Como reduzir custos fixos na empresa: 7 dicas para testar.

5. Definir e acompanhar metas

O objetivo de todo negócio é se tornar sustentável e isso depende de rentabilidade.

É preciso encontrar formas estruturadas de alcançar resultados e reproduzi-los ao longo do tempo. Assim você conduzirá uma administração efetiva e baseada na sobrevivência das operações.

O sucesso em um projeto depende de um grande fator. Você pode dar início a grandes projetos e após alguns passos, se enrolar por não tê-lo desenvolvido corretamente.

Assista ao vídeo abaixo e descubra com a ajuda do nosso expert Carlos Sander um pequeno detalhe que você precisa prestar atenção!

Invista em uma gestão empresarial de sucesso

Independentemente do segmento da sua empresa, a gestão empresarial é peça fundamental para definir, controlar e alcançar metas.

Sendo assim considere seriamente investir nos pontos destacados neste artigo. Cada um deles oferece chances de crescimento exponencial para sua organização.

Além de constituírem formas comprovadas de atingir resultados, eles representam maneiras de clarear, expandir e reter o conhecimento, além de incrementarem a performance empresarial.

Esse é um dos principais fatores competitivos da atualidade e representa a sobrevivência no longo prazo.

Reinventar sua forma de desenvolver as atividades é preciso, especialmente quando a mudança é uma constante.

Trabalhe essa mentalidade em sua equipe e faça o possível para se adaptar a cada nova realidade. Em mercados de alta complexidade, prospera quem abraça o dinamismo.

Gostou das dicas de gestão empresarial?

Agora que você tem uma diretriz com as dicas de gestão empresarial acima, que tal completar sua leitura com um episódio do nosso podcast Business Break?

No episódio #057 discutimos sobre ‘4 dicas de softwares de gestão e organização’. Dê o play e conheça essas soluções para ter uma gestão empresarial eficiente!

Sua capacitação para obter gestão empresarial de sucesso não para por aqui!

Conheça a certificação White Belt – Lean Seis Sigma e comece a aprender tudo sobre a metodologia mais requisitada do mercado, estudando totalmente GRÁTIS!

O objetivo da metodologia Lean Six Sigma é reduzir as variabilidades, otimizar os custos, aumentar a produtividade dos processos e eliminar erros nas empresas.

Dê o seu primeiro passo, realize o nosso treinamento de White Belt Lean Six Sigma!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.