Saber como motivar uma equipe desmotivada é um desafio e uma tarefa que você precisa priorizar para ter a chance de alcançar o sucesso com seu negócio.

Sua equipe é o coração, pulmão, braços e pernas da sua empresa e sem um time engajado ficará difícil manter todas as atividades em funcionamento e, mais difícil ainda, será alcançar o crescimento que você precisa para se manter competitivo.

O primeiro passo para garantir que você está construindo um espírito de equipe é definir objetivos claros, alcançáveis e desafiadores, ao mesmo tempo que oferece ferramentas e apoio para que eles sejam alcançados.

E como motivar uma equipe desmotivada a fazer isso?

Ser transparente quanto sua gestão e valorizar seus colaboradores são elementos indispensáveis, mas não são as únicas estratégias para ter uma equipe engajada, ao seu lado. 

A seguir, listamos cinco dicas de como motivar uma equipe desmotivada. Esperamos que estas dicas te ajudem a manter um ambiente de trabalho saudável e a criar uma equipe de alto rendimento!

Como motivar uma equipe desmotivada

como-motivar-funcionarios-desmotivados

Saber como motivar uma equipe desmotivada é um trabalho contínuo e que envolve várias ações e muita atenção dos gestores para observar os momentos em que cada uma será necessária.

1. Invista em treinamentos em equipe fora do escritório

Bons salários, folgas e benefícios são itens importantes para garantir a motivação e o compromisso da sua equipe, entretanto, você precisa mais do que isso.

Se você quer mais do que funcionários felizes, mas uma equipe unida em prol dos objetivos da sua empresa, você precisa garantir que todos saibam conviver e trabalhar em equipe.

Para isso, nada melhor do que colocar todo mundo em treinamentos que mostram a importância desse trabalho conjunto.

Então, como motivar uma equipe desmotivada com atividades em equipes?

Veja que pode ser mais simples do que você imagina:

  • realize alguma dinâmica fora do escritório com toda sua equipe;
  • faça campanhas para apoiar causas sociais;
  • crie momentos como um happy hour que permitem que todos se conheçam mais profunda e pessoalmente.

Além disso, entre as dicas para trabalhos em equipe, você também pode:

2. Ofereça apoio da liderança

Uma equipe motivada precisa de líderes motivados e bem treinados que sejam capazes de contribuir com conhecimento e oferecer ferramentas para atingir as metas da organização e do setor.

Esse apoio também pode vir por meio de oferecimento de tipos de treinamento diferenciados para alguns profissionais ou para a equipe como um todo. É importante que você esteja atento a isso.

Briefings, feedbacks e avaliações de desempenho são bons parceiros nessa etapa.

3. Celebre os resultados

Alcançar um objetivo é um momento importante e de bastante felicidade, por isso comemore! Comemorar junto com os seus colaboradores vai fazê-los se sentirem bem por terem alcançado o sonhado resultado, depois de tanto trabalho!

Esse tipo de celebração faz com que eles se sintam com vontade de alcançar mais objetivos, ou seja, motiva de maneira muito eficiente!

Não é preciso esperar o final de um projeto para agradecer ou elogiar seus profissionais, também não é indicado esperar o balanço do ano para reconhecer o esforço da equipe. 

Faça isso regularmente, e é bem provável que o resultado final seja muito melhor.

4. Crie um ambiente que estimule a criatividade e permita o descanso

Se você quer aprender como motivar uma equipe desmotivada é importante criar espaços nos quais eles possam “respirar” no meio da tarde, tomar um café, conversar um pouco e sair da pressão das salas de trabalho.

Um bom ambiente de trabalho, com uma equipe unida e com espaços para relaxamento vai deixar seus colaboradores muito mais criativos e resolutivos.

Relaxar a mente é fundamental para encontrar caminhos mais eficientes para resolver problemas e aumentar a produtividade.

Espalhe alguns colchonetes em uma sala mais reservada, coloque uma televisão, uma cafeteira e deixe a decoração mais coloridinha! Simples e eficaz!

5. Home office e horários flexíveis

As relações de trabalho mudaram e a forma como trabalhamos também. Horários rígidos podem ser necessários para algumas empresas, mas definitivamente não são para outras. 

Se seus colaboradores podem trabalhar de casa no home-office, permita que eles o façam pelo menos um ou dois dias na semana.

Trabalhar remotamente se tornou cada vez mais popular e traz benefícios como aumentar a produtividade, diminuir seus níveis de estresse e aumentar o engajamento dos funcionários.

Acredite, esta é uma ótima forma de como motivar uma equipe desmotivada, principalmente para funcionários mais jovens que ao receberem um ambiente de trabalho divertido, flexível e informal, têm uma visão mais positiva de seus chefes e da empresa para a qual trabalham.

Pirâmide de Maslow: entendendo o conceito de motivação

Abraham Maslow é um psicólogo norte-americano, considerado “o pai da Psicologia Humanista”. Ele tinha como objetivo tentar ajudar as pessoas a alcançarem o sentimento de realização humana

Em sua tese na Universidade de Wisconsin, ele apresentou uma teoria chamada “Hierarquia das necessidades de Maslow”. 

Posteriormente, o pesquisador se aprofundou nesses conceitos, o que resultou no estudo da  “Pirâmide das Necessidades de Maslow”. O pesquisador propôs um conjunto de necessidades gerais que são comuns a todos os seres humanos.

A Pirâmide de Maslow permite o entendimento do que é preciso para atingir a realização plena. Em seus níveis, as pessoas estão sempre buscando algo a mais a ser atingido, uma nova motivação. 

Empresas podem formular estratégias baseadas nesse estudo para motivar uma equipe desmotivada a querer alcançar novamente seus objetivos.

As cinco etapas da Pirâmide de Maslow

  1. No primeiro nível, que é a base, estão as necessidades fisiológicas, como água e alimentação. É a garantia de ter acesso ao que nos mantém vivos.
  2. No segundo patamar está a segurança, que engloba aspectos de moradia, plano de saúde, segurança física e a sensação de estar protegido também no ambiente de trabalho.
  3. O terceiro degrau da pirâmide trata-se das necessidades sociais. Ou seja, o convívio com a família, amigos e colegas de trabalho, envolvendo as trocas afetivas dessas relações.
  4. A quarta fase diz respeito à questões de status e estima. Se relaciona com o reconhecimento do trabalhador, a confirmação de suas habilidades e competências. Essa questão está muito envolvida com a autoestima e se relaciona também com o respeito dado por pessoas da organização em que a pessoa trabalha.  É importante que a empresa possa conceder um ambiente onde os profissionais se sintam valorizados.  
  5. O último nível é o mais desejado, o da autorrealização, que acaba sendo fruto de um bom resultado nas etapas anteriores. Atingimos o patamar da pirâmide quando temos realizações positivas nas demais fases. 
piramede-maslow

Pessoas realizadas estão satisfeitas com os resultados e com as atividades que exercem e, possivelmente, trabalhando de uma forma que lhes traz entusiasmo. Portanto, são profissionais motivados.

Ao atender essas necessidades básicas pode-se estimular uma equipe desmotivada, criando um ambiente de maior desenvolvimento e criação coletiva. 

É possível saber em quais pontos deve-se melhorar para ter uma performance maior de sua equipe com resultados melhores que são alcançados por funcionários motivados.

Problemas causados por uma equipe desmotivada

1) Produtividade baixa

O desânimo acaba gerando procrastinação e falta de vontade em exercer as atividades. Consequentemente, a equipe acaba realizando menos tarefas e com baixa qualidade. 

Devido a isso, aumenta-se o número de retrabalhos e gera-se produtos e serviços com qualidade inferior.

2) Falta de comprometimento

Quando a equipe está desmotivada não se tem comprometimento por parte dos membros. 

Quando se tem mais desejo, vontade e animação, os funcionários trabalham com mais empenho em suas funções. 

A falta de comprometimento pode gerar resultados como não cumprir a jornada de trabalho ou cumprir suas funções apenas devido a um protocolo.

3) Falta de sentimento de pertencimento

Quando a gestão de pessoas não está sendo amplamente desempenhada e a empresa não está conseguindo engajar os funcionários, esses não se sentem parte da organização. 

Portanto, atividades como ir ao trabalho e cumprir as tarefas, são ações que se esgotam nelas mesmas e são praticadas somente devido a remuneração salarial.

4) Conflitos

A contínua execução de uma rotina desanimadora causa desgaste emocional em uma equipe desmotivada. Os colaboradores podem apresentar maiores níveis de estresse, ansiedade e problemas de relacionamento entre a equipe.

5) Comprometimento do clima organizacional

Todos os equívocos citados nessa lista geram um clima organizacional ruim. As pessoas passam a associar o local de trabalho de uma forma negativa e não se sentem bem dentro deste ambiente.

A desmotivação pode ser contagiante

Uma equipe desmotivada pode influenciar a conduta geral do negócio. Caso a empresa esteja com profissionais desmotivados, isso pode gerar um efeito em cadeia, disseminando o desânimo entre os demais membros.

Essa replicação acontece porque uma postura descomprometida, que não cumpre os prazos ou não demonstra empenho pode influenciar o comportamento dos demais. Ainda mais influente que isso, é o posicionamento verbal. 

Reclamações e críticas estimulam um ambiente de descrédito em relação a organização. É recomendável, nessas situações, um diálogo com o profissional que está desmotivado para entender quais fatores estão por trás dessa conduta e se algo pode ser feito para mudá-la.

Ficou fácil saber como motivar sua equipe?

As estruturas corporativas estão mudando de forma significativa e, ao se manter atualizada, você poderá incorporar novas formas de como motivar uma equipe desmotivada.

Use as dicas acima como uma maneira de manter suas equipes felizes e altamente produtivas.

Saber como motivar sua equipe é um trabalho contínuo e, em alguns casos, pode exigir uma análise individual, afinal, nem todos têm as mesmas motivações.

Aproveite e leia também as dicas do artigo: ‘Como motivar uma equipe de colaboradores em 7 passos’.

Outra forma de motivar funcionários desmotivados é disponibilizando cursos especializantes online. A Frons oferece cursos que abrangem diversas áreas, podendo ser aplicados em vários modelos de negócios.

Entre as opções estão os cursos de Lean Manufacturing e Seis Sigma, alguns até podem ser realizados gratuitamente, confira em nossa plataforma!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.