Sem tempo para ler este artigo sobre estratégias de liderança? Então, ouça o SuperCast 35 para conhecer as quatro técnicas de liderança essenciais para ser um bom gestor:

Todo negócio bem-sucedido tem por trás uma equipe coesa e produtiva —, e um time consistente encontra no seu líder uma figura de força para se apoiar. Mas, afinal, quais são as estratégias de liderança de um bom gestor? Listamos cinco:

Tenha um bom planejamento;

Desafie os colaboradores;

Invista no desenvolvimento e na comunicação da equipe;

Dê feedbacks;

Ofereça treinamento ao seu pessoal.

Ocupar o papel de liderança pode ser um desafio e tanto, mas também é uma oportunidade de fazer algo memorável e se tornar referência em seu setor, mudando por completo o rumo de uma organização. Por isso, é importante que você entenda as estratégias de liderança.

Seja para planejar o funcionamento de um projeto, ou até mesmo para dispensar colaboradores que não se encaixam nele, é essencial saber como agir. 

Como ser um bom exemplo de liderança no trabalho?

O que faz uma pessoa ser um exemplo de liderança no trabalho? O líder de excelência, além de ser capaz de exercer uma gestão de projetos eficiente, deve servir de inspiração para sua equipe: ele deve ser um modelo que faça os colaboradores se sentirem desafiados e motivados a darem o seu melhor.

Entretanto, para aprender as estratégias de liderança, é preciso conhecer a fundo a organização na qual está trabalhando, conhecendo os seus valores, a sua missão e os seus objetivos.

O gestor precisa estar alinhado com o negócio, pois só assim conseguirá transmitir a mensagem desejada aos funcionários.

Entre as técnicas de liderança que podemos apresentar, está a necessidade de se ter uma visão sistêmica. 

Somente com uma visão completa sobre o empreendimento e a importância do projeto a ser desenvolvido, é possível criar uma visão concreta de como ele será implementado e o que será exigido de cada trabalhador nesse processo.

É importante ter em mente que nem sempre um líder tem talento nato. Você pode desenvolver as habilidades necessárias para aprender a como ser um exemplo de liderança no trabalho. 

As estratégias de liderança podem ser desenvolvidas com o tempo e a prática, além de bastante estudo.

Um caminho para desenvolver essas técnicas é fazendo a certificação em Lean Six Sigma, que é uma metodologia voltada à melhoria contínua de processos por meio da liderança de projetos.

Sendo assim, além de aprender a identificar e a solucionar falhas em projetos, você também conhece as estratégias de liderança. Saiba como é a certificação em Lean Six Sigma na Frons: 

 

Quais são as principais estratégias de liderança?

Líderes visionários devem ser capazes de organizar e fazer planejamentos assertivos e claros. Somente assim eles conseguem efetivamente engajar os seus colaboradores e formar um time eficiente e focado.

Para isso, a comunicação deve ser priorizada. Se você se assegura de que todas as informações cheguem a todos os envolvidos, não há como nenhum deles justificar a perda de um prazo, por exemplo, com uma simples confusão quanto a data, certo?

Portanto, pode-se dizer que saber comunicar é uma das principais técnicas de liderança. O bom líder tanto se faz entender bem, quanto compreende bem as instruções de seus superiores.

Entre as dicas para ser um bom líder de equipe, você deve saber delegar tarefas com clareza e ser transparente com seus colaboradores, de forma a garantir que todos compreendam os seus papéis nas tarefas.

Gráficos, relatórios, memorandos, tabelas e outras maneiras de transmitir dados e manter a comunicação fluindo podem ser de grande ajuda para permitir que você faça um bom trabalho em equipe.

O poder de negociação também deve ser utilizado constantemente no cotidiano do coordenador, visto que encontrar soluções para prazos e interesses conflitantes faz parte dessa função.

Além disso, controle e pensamento estratégico são outras duas estratégias de liderança  essenciais para conseguir vencer as dificuldades e se tornar fonte de inspiração para outros.

Essas técnicas podem ser desenvolvidas com o curso online e gratuito em Lean Manufacturing Basic da Frons.

O Lean Manufacturing é uma metodologia totalmente focada em tornar processos mais eficientes por meio de uma visão estratégica.

Na certificação você aprenderá os conceitos básicos dessa filosofia de gestão com mais de 30 aulas exclusivas, apostila completa e suporte de professores altamente capacitados. Inscreva-se!

5 estratégias de liderança para ser um bom gestor 

1. Tenha um bom planejamento

A capacidade de planejamento é uma técnica de liderança muito importante. O líder deve sempre guiar seu time, sendo responsável por estipular objetivos e metas que estejam de acordo com os talentos de cada um.

Para isso, é necessário que você seja capaz de:

  • mostrar como o trabalho deve ser colocado em prática;
  • observar a atuação do funcionário;
  • fazer críticas construtivas, colocando-se à disposição para sanar dúvidas.
habilidades chave de um gerente
Fonte: Siteware

Além de ser fundamental para otimizar resultados, a elaboração de planejamentos detalhados também é a melhor forma de:

  • definir papéis;
  • aproveitar habilidades;
  • acompanhar os resultados dos trabalhadores, satisfazendo as necessidades da empresa e entregando projetos de qualidade.

Mas você não consegue fazer bons planejamentos por ter dificuldades em definir metas e objetivos? Então, conheça as metas SMART com o vídeo do Master Black Belt Carlos Sander:

 

2. Desafie os colaboradores

Lembre-se de que, como líder, você deve fazer com que cada membro da equipe se sinta motivado e compreendido individualmente.

Pensando nisso, é importante construir um relacionamento amigável com todos os colaboradores de sua supervisão. Esse é um fator fundamental para quem deseja entender como ser um bom líder de equipe.

Depois de criar um grupo de trabalho forte e planejar o fluxo de um projeto, será necessário manter os funcionários motivados para o trabalho.

Utilize toda a sua criatividade e encontre meios de incentivá-los para que colaborem com novas ideias e deem o melhor de si no desempenho de suas tarefas.

Desafio é a palavra de ordem: crie mecanismos para que os contratados sintam-se instigados e desenvolvam cada vez mais um espírito de colaboração. Benefícios, bônus e facilidades são uma boa pedida para esse recurso.

3. Invista no desenvolvimento e na comunicação da equipe

Criar um canal aberto com os colaboradores, é essencial para encontrar falhas e saber como e quando propor melhorias. Para isso, é interessante que o líder:

  • abra espaços para que os funcionários possam se expressar;
  • convoque reuniões de equipe;
  • use intranets disponíveis e o que mais for possível para estimular o diálogo.

As estratégias de liderança também abarcam ações como investir no seu time e acompanhar sua evolução. Isso faz com que a produtividade se eleve com o passar do tempo.

Ferramentas automatizadas podem ser de grande ajuda para acompanhar o desempenho de cada um do grupo e propor mudanças.

Leia também: 6 dicas para te ajudar a aumentar a produtividade

4. Dê feedbacks

Imagine que você tem uma tarefa importante para entregar em dez dias. Como o seu chefe tem que cumprir outras tarefas no mesmo prazo, ele lhe deu poucas instruções e não pôde acompanhá-lo na elaboração da tarefa.

Sem comunicação, fica difícil saber se você está ou não cumprindo com as intenções do trabalho. Todo o projeto pode ir mal apenas porque o líder não conseguiu dar sua opinião e direcionar o seu trabalho enquanto você fazia a tarefa, não é mesmo?

Por isso, todo bom líder acompanha de perto as tarefas que delega e, principalmente, dá feedbacks a seus colaboradores: uma simples opinião, elogio ou retorno pode economizar tempo e dinheiro para a companhia.

5. Ofereça treinamento ao seu pessoal

Para ser um exemplo de liderança no trabalho é preciso entender a importância da educação continuada de seus colaboradores.

Uma das funções do líder é ajudar seus liderados a se aperfeiçoarem cada dia mais — e o que é melhor para isso, senão oferecer capacitações?

Além de promover formas de os colaboradores melhorarem as suas habilidades, você retém talentos que se sentem valorizados na empresa.

Assim, os colaboradores podem estar alinhados com as novidades do mercado e entregar resultados cada vez melhores.

Uma boa opção é fornecer capacitação na área específica de cada profissional, sempre buscando empresas que sejam referência no mercado.

A Frons pode te ajudar a manter sua equipe sempre atualizada. Somos uma empresa voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Oferecemos cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

Com mais de 3.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade.

Conheça nossos outros cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Como saber qual tipo de líder você é?

Existem nove tipos de liderança que são classificados de acordo com a sua abordagem frente à equipe, aos processos e à gestão. O infográfico abaixo explica o perfil de cada tipo:

tipos de líder
Fonte: Siteware

Identificar qual tipo de líder você é pode ser essencial para entender quais são as principais técnicas e estratégias de liderança que você precisa desenvolver.

Mas como saber em qual perfil eu me encaixo? Simples, basta responder as questões deste quiz: Qual é o seu tipo de liderança?

Ele é composto por cinco questões de múltipla escolha simples e rápidas de responder. Após poucos minutos você já saberá qual tipo de líder você é e porque esse é o seu perfil.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.