Hoje, estamos vivendo em um ritmo de constantes mudanças. A cada dia que se passa novas tecnologias surgem, impactando diretamente nossas vidas e os negócios. Dentro desse cenário a implementação de uma cultura organizacional que busca a melhoria contínua de processos deixou de ser um diferencial competitivo e se tornou uma obrigação das empresas.

Não é possível permanecer no mercado e se destacar de seus concorrentes sem buscar o aperfeiçoamento de serviços, produtos e, principalmente, processos.

A busca pela melhoria contínua nas empresas é uma aspecto essencial para que um negócio aumente o seu desempenho e alcance melhores resultados.

É válido ressaltar que a melhoria contínua de processos é o resultado da análise de como os processos se encontram atualmente, determinando as atividades que podem ser melhoradas.

Por meio das ferramentas de melhoria contínua de processos é possível identificar:

  • Ineficiências
  • Gargalos
  • Desperdícios
  • Atrasos
  • e prover soluções para eliminá-los.

Interessou-se sobre o assunto? Quer saber o que é melhoria contínua nas empresas? Então, continue a leitura deste artigo.

Como aplicar ferramentas de melhoria contínua de processos

A implementação e utilização de ferramentas de melhoria contínua de processos é uma decisão importante para uma empresa. Entretanto, a parte mais difícil é: como aplicar os conceitos sem deixá-los cair no esquecimento?

A melhor forma de conseguir fazer da melhoria contínua nas empresas um hábito é aplicá-la diariamente. O constante uso das ferramentas se tornará uma rotina, sendo fácil de ser aplicada e impossível de ser esquecida.

Para tanto é preciso incorporar o uso de princípios básicos, para que sua empresa atinja resultados mais satisfatórios e eficazes. Os gestores precisam estabelecer um foco de ação, definindo em quais processos serão aplicadas as técnicas de melhoria contínua nas empresas.

Além disso, a padronização será outro fator primordial para o sucesso, garantindo que todos os produtos ou serviços sejam realizados da mesma maneira, tornando mais fácil a identificação dos pontos a serem melhorados.

Confira nosso vídeo para tirar qualquer dúvida sobre o assunto.

 

Lembre-se: estar por dentro das novidades do mercado é uma grande dica de gestão para seu negócio. Sendo assim, procure se atualizar constantemente, por meio da educação continuada e cursos de atualização, angariando novos conhecimentos e aplicando novos conceitos em seu dia a dia.

4 principais ferramentas de melhoria contínua de processos

A Frons Treinamentos oferecer diversos cursos para gestão de projetos e você pode unir esses conhecimentos com as ferramentas de melhoria contínua para tornar sua empresa ainda mais eficiente.

1.Ferramenta de melhoria contínua de processos: conheça o método japonês Ciclo Kaizen

A filosofia do método japonês pode ser explicada pela frase: “Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!”.

Kaizen é um termo nipônico que significa esforço contínuo. O termo pode ser desmembrado em Kai que significa mudar e Zen que significa bem.

O conceito foi criado para ser utilizado em todos os aspectos da vida humana:

  • Vida pessoal,
  • social,
  • doméstica,
  • profissional

No âmbito empresarial a ideia de esforço contínuo pode ser empregada em todos os níveis de uma organização, principalmente quando o assunto é a melhoria contínua de processos nas empresas.

No Japão o Kaizen é empregado em diversas situações diferentes, como o sistema educacional, o meio ambiente, o sistema rodoviário e, até mesmo, em relações externas.

Quer entender melhor o que é KAIZEN e quando utilizar? Confira nesse vídeo com nosso Master Black Belt, Carlos Sander:
https://www.youtube.com/watch?v=qYx9w-ZNAGU&feature=youtu.be

Existem alguns mandamentos que regem a ferramenta de melhoria contínua de processos japonesa e garantem sua eficiência. Os principais são:

  • Aprenda com a prática;
  • Elimine todos os desperdícios;
  • Garanta o engajamento de todos os colaboradores com a melhoria;
  • Aumente a produtividade sem alto do investimento;
  • Aplique os conhecimentos em todas as suas atividades;
  • Divulgue as melhorias obtidas;
  • Foque nos locais mais necessários;
  • Não direcione o método apenas para a melhoria de processos. Tenha outros objetivos;
  • Priorize as pessoas.

É válido afirmar que o método Kaizen somente apresentará resultados positivos se toda a diretoria corroborar a sua aplicação. Sendo assim, pode ser interessante destacar que esse método é uma das dicas para aumentar a produtividade em todos os setores da companhia.

O método de melhoria contínua nas empresas também prevê um menor custo possível (em muitos casos sem nenhum custo) e, ainda, aumenta a qualidade dos produtos e serviços. Vale a pena aplicá-lo, não é mesmo?

2.Explore o método americano — Ciclo PDCA

O método americano de melhoria contínua de processos é amplamente utilizado em todo o mundo. O seu principal objetivo é prover agilidade para os processos empresariais, deixando-os mais claros e objetivos.

O método americano é mais conhecido como ciclo PDCA, em que cada uma das letras representa uma das etapas que o compõe:

  • Plan (Planejar)
  • Do (Fazer)
  • Check (Checar)
  • Act (Agir)

Você sabe o que é PDCA? Assim como o Kaizen, o PDCA pode ser utilizado como uma ferramenta de melhoria contínua de processos em qualquer tipo de empresa do mundo.

Buscando explicar o que é melhoria contínua, o modelo apresenta uma maneira de melhorar o nível gerencial, alcançando excelentes resultados. A sua aplicação é simples e ajuda os gestores na resolução definitiva de problemas.

A sua utilização permite a centralização da maioria dos esforços, permitindo ao gestor do projeto uma visão abrangente da situação em estudo.

Além disso, pode-se acompanhar a execução das principais atividades, melhorando os indicadores e fazendo da excelência um hábito.

3.Conheça o Six Sigma

Você sabe o que é Lean Seis Sigma (ou Six Sigma)? Ele também é uma metodologia capaz de prover a melhoria contínua de processos empresariais.

O seu funcionamento é baseado no uso de estratégias gerenciais planejadas, buscando resultados de qualidade.

É interessante destacar que o Seis Sigma tem duas metodologias que foram inspiradas no ciclo PDCA: a metodologia DMADV e a metodologia DMAIC.

Metodologia DMADV

O DMADV foi elaborado para a criação de novos desenhos de serviços, produtos e processos.

As letras significam:

  • Define goals (defina objetivos)
  • Measure and identify (Meça e identifique)
  • Analyse (analise)
  • Design details (desenhe os detalhes)
  • Verify the design (verifique os desenhos)

Metodologia DMAIC

Já a metodologia DMAIC é voltada para a melhoria de processos, produtos e serviços já existentes.

As letras podem ser representadas por:

  • Define the problem (Defina o problema)
  • Measure key aspects (Meça aspectos importantes)
  • Analyse the data (analise os dados)
  • Improve the process (Melhore o processo)
  • Control (Controle)

Os principais benefícios da utilização do Seis Sigma é:

  • Conseguir reduzir gastos organizacionais,
  • Aumentar a qualidade dos produtos/serviços/processos,
  • Reter e fidelizar clientes,
  • Eliminar atividades que não agregam valor,
  • Prover maior envolvimento das equipes e, principalmente,
  • Realizar uma mudança cultural

Realizar um curso sobre a metodologia Seis Sigma pode ser extremamente vantajoso para sua carreira. Pense nisso!

Se você se interessou pelos benefícios da ferramenta de melhoria contínua de processos Seis Sigma, sugerimos que aprofunde seus conhecimentos com o artigo, Como aplicar o Seis Sigma em pequenas e médias empresas?

4. Analise o Lean Manufacturing

Se você ainda não sabe o que é Lean Manufacturing ou Manufatura Enxuta, comece sua busca pelo conhecimento agora.

Trata-se de um sistema de gestão criado pela Toyota, no Japão. O seu objetivo principal é entregar o maior valor possível ao cliente, investindo a menor quantidade possível de recursos.

Em outras palavras, podemos dizer que o Lean Manufacturing procura aumentar a eficiência dos processos de produção. Para isso, é preciso eliminar os desperdícios, deixando de lado tudo aquilo que não agregará valor ao resultado final.

Para colocá-lo em execução é necessário controlar todas as atividades de um determinado setor ou da empresa como um todo. Somente dessa forma será possível administrar os materiais, realizando o processo de compra e seu respectivo aproveitamento da maneira correta.

Consequentemente, a melhoria contínua de processos será estimulada, pelo uso de procedimentos mais eficientes e tecnologias mais modernas.

Já pensou em se capacitar e se tornar um profissional especialista em Lean Manufacturing, pronto para ampliar os lucros e diminuir os prejuízos de qualquer organização? Conheça o curso Lean Manufacturing Basic.

É hora de escolher um método

Obviamente, não é possível aplicar todos os métodos e ferramentas de melhoria contínua de processos nas empresas. É preciso escolher uma das metodologias e aplicar em seus processos.

Todas as opções que apresentamos trazem resultados muito positivos para a organização. Cabe ao gestor procurar pelo método mais eficaz, que se adequa às suas características e à realidade atual da empresa.

É fato que as metodologias destacadas não são engessadas. Elas podem ser adaptadas para a sua necessidade e para o que o negócio ou um determinado setor precisa. O importante é implantar uma das opções e garantir que a melhoria contínua se torne um hábito em seu dia a dia, provendo soluções cada vez melhores e, assim, se destacando no mercado.

Se você quer ter total domínio dessas ferramentas e metodologias e entender em quais contextos utilizá-las, você pode se tornar um especialista em Processos e Melhoria contínua na Trilha de Processos & Melhoria Contínua! 

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou dos processos de melhoria contínua que destacamos?

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Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.