5 ferramentas de gest√£o mais utilizadas nas empresas ūüöÄ

Muito mais do que apenas ter controle sobre o que está sendo feito, as ferramentas de gestão mais utilizadas ajudam a ter uma visão ampla da empresa. Com elas, é possível acompanhar a evolução das tarefas, das metas, a produtividade dos funcionários, mas também se torna mais fácil ter insights e pensar em estratégia.

Se forem usadas de maneira adequada, as ferramentas de gestão podem ser poderosas, ajudando a definir próximos passos, otimizando tempo e dinheiro e melhorando os resultados de negócio.

Porém, para que tudo isso seja alcançado, é importante conhecer quais são as ferramentas de gestão mais utilizadas, dessa forma o retorno sobre esse investimento se torna mais garantido. Afinal de contas, se são esses os aplicativos e softwares que empresas de sucesso escolhem usar, algo de diferenciado eles devem ter, certo?

Foi pensando nisso que fizemos uma seleção com as X ferramentas de gestão mais utilizadas e que vão te ajudar a levar sua empresa a um novo patamar!

Planilhas

Vamos come√ßar por uma ferramenta de gest√£o administrativa bastante conhecida, o Excel. Como voc√™ j√° deve saber, o Microsoft Office Excel √© um software de edi√ß√£o de planilhas. E, se para muitos ele √© um bicho de sete cabe√ßas, para quem aprende a ‚Äúdom√°-lo‚ÄĚ, ele se torna uma esp√©cie de melhor amigo.

O Excel pode ser usado de diversas maneiras ‚ÄĒ e talvez seja isso que o torna uma das ferramentas de gest√£o mais utilizadas. Precisa organizar contatos de clientes? Pode usar o Excel. Precisa colocar as finan√ßas da empresa em ordem? Idem. Controle de estoque? Tamb√©m. Funil de vendas? Claro.

Ou seja, o Excel é um companheiro e tanto. E quando você aprende, por exemplo, como fazer o preenchimento automático do Excel ou ainda como fazer a automatização de planilhas do Excel, aí sim você vai entende todo o poder dessa ferramenta.

CRM

CRM ou Customer Relationship Management pode ser traduzido para o português como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Como o próprio nome já dá a entender, essas três letrinhas se referem a práticas e tecnologias que têm como foco o relacionamento da empresa com seus clientes.

Os sistemas de CRM ajudam a:

  • Gerenciar as informa√ß√Ķes dos clientes, permitindo entend√™-los melhor;
  • Automatizar tarefas repetitivas, otimizando o trabalho da equipe;
  • Ter maior controle sobre o relacionamento com os clientes, melhorando a forma como isso √© feito e fornecendo insights.

Além desses pontos positivos, um levantamento da Salesforce apontou que empresas que fazem uso de ferramentas de gestão focadas em CRM têm, em média um aumento de 37% nas receitas de vendas.

O Agendor é um ótimo exemplo de ferramentas de gestão mais utilizadas para citarmos neste tópico. Ele é um sistema de CRM de vendas online que ajuda na organização e no gerenciamento do fluxo de vendas, no acompanhamento de contatos, no envio de propostas e na cadência de vendas.

Gest√£o de projetos

As ferramentas de gest√£o de projetos s√£o muito √ļteis, pois ajudam a organiz√°-los, permitindo que seja feito o gerenciamento das tarefas, acompanhando a evolu√ß√£o delas e tamb√©m a produtividade dos colaboradores.

O Trello √© um √≥timo exemplo de ferramentas de gest√£o mais utilizadas para gerenciar projetos. Com um design simples e intuitivo, ele permite a cria√ß√£o de quadros (chamados de boards) entre os quais √© feita a organiza√ß√£o das atividades atrav√©s de um fluxo de trabalho evolutivo. O mais comum √© usar quadros de ‚ÄúTo do‚ÄĚ ou ‚ÄúA Fazer‚ÄĚ, ‚ÄúDoing‚ÄĚ ou ‚ÄúFazendo‚ÄĚ e ‚ÄúDone‚ÄĚ ou ‚ÄúFeito‚ÄĚ.

Um ponto muito positivo do Trello é a facilidade de adaptar esse fluxo, criando novos boards e editando-os da forma que mais faça sentido para a empresa. E, como é uma ferramenta de gestão muito visual, é possível também mudar as cores dos boards e dos cards que são movidos entre eles, além de adicionar comentários, anexos e mais.

ERP

ERP vem de Enterprise Resources Planning, que, traduzido, significaria algo como Planejamento de Recursos da Empresa. Os sistemas de ERP s√£o ferramentas de gest√£o administrativa integradas que normalmente t√™m divis√Ķes em m√≥dulos para as diversas √°reas da empresa, como Estoque, Financeiro, Produ√ß√£o etc.

Nos sistemas ERP, as informa√ß√Ķes que s√£o inseridas pelas √°reas s√£o unidas e compartilhadas com as demais equipes. Isso permite o alinhamento de todos, mantendo uma maior organiza√ß√£o e facilitando a gest√£o de neg√≥cios de todos os tamanhos.

Controle financeiro

Como já foi dito no primeiro tópico, o Excel pode ser usado para fazer controle financeiro, mas existem também ferramentas de gestão que são desenvolvidas para isso exclusivamente.

As ferramentas de controle financeiro est√£o, sem d√ļvidas, entre as ferramentas de gest√£o mais utilizadas. Isso porque mesmo empresas pequenas precisam estar sempre ‚Äúem cima‚ÄĚ de seus compromissos financeiros para n√£o ter problemas maiores.

√Č comum que novos empreendedores e donos de empresas pequenas subestimem a import√Ęncia de ter um controle maior sobre as finan√ßas. E, em parte por causa disso, o n√ļmero de fal√™ncias de pequenas empresas corresponde a 96,5% do total de fal√™ncias decretadas em 2018.

Além de ajudar a fazer a gestão financeira, essas ferramentas de gestão administrativa permitem também a análise de indicadores, a compilação de dados e muitas vezes automatizam tarefas ao serem integrados com outros softwares.

Existem ainda v√°rios outros exemplos de ferramentas de gest√£o mais utilizadas, mas essas s√£o algumas das principais. Usando todas elas, fica muito mais f√°cil manter a sa√ļde da sua empresa!

* Este post foi escrito por Diego Minone, CMO da Pluga, apaixonado por dados, produtividade e chocolate meio amargo.

Autor

Formado em Engenharia Mec√Ęnica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especializa√ß√£o em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje est√° √† frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na √°rea.

Escreva um Coment√°rio