Você sabe o que são os indicadores de qualidade e a importância dos mesmos em uma empresa, tanto para os negócios, no sentido econômico e de eficiência, quanto para a gestão de pessoas?

Também conhecidos como Key Performance Indicators (KPIs), são extremamente necessários para quem mede a eficiência do negócio por meio de dados e, também, para quem deseja trabalhar com Objectives and Key Results (OKRs), ou seja, com metas. 

Com a implementação dos indicadores de qualidade, é possível que os gestores analisem o momento atual da empresa e, assim, sejam capazes de tomar decisões que, tanto a curto quanto a longo prazo, vão impactar direta ou indiretamente os negócios.

Podem ser complementos aplicados nos indicadores de qualidade, ainda, metodologias como, por exemplo, o curso Lean Six Sigma e, ainda, o curso sobre o que é POP e a aplicabilidade do Procedimento Operacional Padrão (POP).

Abaixo, a Frons preparou uma lista com os 7 principais exemplos de indicadores de qualidade para que você decida qual deles se encaixa melhor em sua empresa e, assim, faça os seus negócios decolarem.

Afinal, o que são indicadores de qualidade?

Os indicadores de qualidade são metodologias utilizadas para acompanhar a eficiência dos processos da sua empresa e, também, para controlar a gestão de pessoas de forma completa e eficaz.

Quando gestores optam pela implementação de indicadores de qualidade, eles garantem, a partir da análise de dados coletados, que todos os serviços oferecidos pela sua empresa passem por processos de melhoria contínua.

Por isso, projetos que envolvem indicadores de qualidade conseguem agregar valor aos serviços prestados pela sua firma, uma vez que eles garantem que os gestores estarão trabalhando em conformidade com planos de crescimento e expansão.

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7 indicadores de qualidade para implementar em sua empresa

A Frons separou alguns dos 7 principais indicadores de qualidade para que você encontre aquele que é ideal para a sua empresa.

Abaixo, confira-os e tire todas as suas dúvidas sobre cada um desses indicadores de qualidade que darão um verdadeiro up nos seus negócios.

Teste de aceitação no mercado ou nicho

Uma das formas mais recorrentes de compreender o conceito do indicadores de qualidade é o teste de aceitação no mercado ou nicho. Resumidamente, ele valida como o público consumidor aceita o produto ou o serviço que você oferece.

Para entender melhor, vamos a um exemplo: você está testando uma nova água micelar e resolve distribuí-las para 100 pessoas, para descobrir quantas delas aprovam o seu produto. Se, entre as 100 pessoas, 95 gostarem, você tem uma aceitação de 95%.

O teste de aceitação é muito importante, principalmente se você realizá-lo antes do lançamento oficial do produto. Desta forma, você garante que, assim que ele chegar às prateleiras, dará um excelente retorno financeiro para a sua empresa.

Indicadores de qualidade para eficiência e produtividade

Os indicadores de qualidade para eficiência e produtividade medem esses dois índices considerando quais os recursos necessários para que a produção tenha a qualidade exigida pelo mercado e seus consumidores.

Com a aplicação desse indicador de qualidade, é possível que a empresa tenha um controle maior dos insumos e equipamentos, uma vez que o desperdício é eliminado após a equação entre recursos e produção.

Os resultados de indicadores de qualidade para eficiência e qualidade são apresentados, portanto, com o objetivo de entender melhor os processos e, desta forma, observar o rendimento dos esforços empregados para chegar a um resultado eficiente.

Indicador de impacto

Há, ainda, indicadores de qualidade que demonstram o impacto do seu produto ou serviço diante do cliente. Isso é, o nível de satisfação que o consumidor atinge durante o uso da sua marca.

Quando o seu cliente gosta do seu produto, ele normalmente se torna um consumidor fidelizado da sua marca. Assim, você terá a certeza de que ele utilizará os seus produtos porque gosta do resultado e confia na credibilidade da produção.

Da mesma forma, caso o produto não agrade o público, é possível que o gestor da área analise as possibilidades para, assim, propor mudanças estratégicas que, quando aplicadas, farão com que o cliente olhe com bons olhos para a empresa.

Eficácia: um dos indicadores de qualidade mais importantes

Um dos indicadores de qualidade mais utilizados é o da eficácia dos seus produtos e serviços que chegam até as prateleiras dos comércios e, por fim, acabam sendo utilizados pelos seus consumidores.

Para conseguir entender a eficácia do produto ou do serviço, o profissional que analisa as métricas deverá considerar a influência e a relevância do seu produto diante dos concorrentes. Por que a sua água micelar é melhor? Por que as pessoas estão comprando?

Esse indicador de qualidade considera, ainda, que alguns produtos podem apresentar defeitos e, dessa forma, prejudicar a imagem que o público tem da empresa. Assim, torna-se um excelente aliado para rastrear essas possibilidades e mitigar seus impactos.

indicadores de qualidade

Serviço de atendimento ao cliente

O cliente é a pessoa que tem a palavra final. Até porque, graças ao seu consumo, as empresas possuem lucros. Se, em algum momento, os clientes não gostarem mais daquilo que você oferece, ou da forma como você faz a oferta, a marca cairá em ostracismo.

Então, é importante lembrar que não é somente o produto que impacta o comprador. É, também, o serviço de atendimento ao cliente que sua empresa oferece. E se, por acaso, for feito de qualquer jeito, sem os cuidados necessários, ele impactará os seus produtos.

Por isso, quando for utilizar um dos exemplos de indicadores de qualidade do serviço de atendimento ao cliente, fique atento às reclamações e sugestões. Isso porque é importante haver abertura para que o cliente possa falar. Dessa forma, ele se sentirá valorizado e, assim, também será fiel à marca.

Segurança na produção

A segurança na produção é um dos indicadores de qualidade que fazem a maior diferença dentro das empresas. Por exemplo, em nichos de mercado amplos, como na área de cuidados pessoais e na área farmacêutica e construção civil.

Isso porque ele é responsável por verificar o efeito do produto na saúde das pessoas e na segurança do consumidor. Assim, se você vende uma água micelar, a segurança na produção indicará se o produto é eficaz ou apresenta efeitos colaterais não observados.

Dessa forma, observando esse indicador de qualidade, você saberá que o produto segue o protocolo das Normas Regulamentadoras e, assim, é algo seguro para que os clientes utilizem sem medo.

Entrega de resultados dentro do prazo

Por fim, temos a entrega de resultados dentro do prazo. Esse indicador de qualidade é importante para que você consiga mensurar a efetividade dos seus colaboradores e equipamentos na produção.

Então, a partir da observação dessa entrega dentro do prazo, você deverá encontrar um equilíbrio. Ou seja, garantir que nenhuma entrega será feita com atraso.

Caso seja necessário, o gestor pode sugerir um treinamento de pessoal para que todos estejam a par das entregas e da qualidade necessária. Dessa forma, o produto chega ao consumidor da forma correta, ou seja, sem defeitos e sem atrasos.

Aprendeu sobre indicadores de qualidade? Conheça os cursos da Frons

Os indicadores de qualidade são essenciais dentro de empresas que buscam, sempre, a excelência.

Por isso, é importante que tanto os gestores quanto os demais colaboradores entendam que a qualidade deve vir, sempre, em primeiro lugar.

Um dos cursos oferecidos pela Frons é o cursos de padrões normativos. Nele, você poderá demonstrar o quão importante é o entendimento dos colaboradores sobre os processos que fazem a sua marca ser única.

Empresa que capacitou mais de 35 mil alunos, a Frons oferece mais de 40 cursos e treinamentos com profissionais especializados.

Além disso, os cursos da Frons são completos e alinhados com as necessidades do mercado, com metodologias modernas e acessíveis. Não perca essa chance e faça já a sua inscrição!

E se quiser saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir outros artigos no Blog da Frons.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.