Como você sabe se sua empresa está no caminho certo?

Verificar se ela está dando lucro e vendendo bem, pode ajudar bastante. Mas como saber se o desempenho de seu negócio poderia estar ainda melhor?

Como saber se não está havendo desperdícios, atrasos ou erros que, se evitados, poderiam fazer sua empresa ser ainda mais bem-sucedida?

Para descobrir isso, foram criados os indicadores de desempenho de processos. Eles são uma forma de avaliar a performance de seu negócio em cada uma das etapas da cadeia produtiva.

Neste post, você vai descobrir o que são indicadores de processos, como defini-los, como usar em sua empresa e verá também 20 exemplos de indicadores de processos.

O que são indicadores de desempenho de processos?

Indicadores de desempenho de processos, também chamados de KPI, Key Performance Indicators, ou Indicadores chave de desempenho, em português, são ferramentas usadas para acompanhar a performance de processos de negócios e avaliar se estão atingindo os resultados desejados de forma eficiente e produtiva.

Para isso, é preciso definir métricas, parâmetros que serão medidos durante a execução dos processos e também sobre suas entregas.

Esses parâmetros precisam ter algumas características importantes para serem considerados bons indicadores de desempenho de processos.

Citação sobre oque é kpi

Confira as principais características dos bons indicadores de desempenho de processos:

  1. Foco: cada indicador de desempenho deve medir um aspecto único do processo.
  2. Numérico: um bom KPI deve ser medido por meio de um número. Dessa forma, é possível fazer comparações e definir os níveis ideais de performance.
  3. Fácil de entender: um indicador de performance complexo e que ninguém entende muito bem o que mede e para que serve tende a ser ignorado.
  4. Fácil de medir: um indicador de desempenho de processos muito difícil de ser usado na prática, acaba não sendo efetivo, porque atrasa o processo, os colaboradores relutam em fazer a medição e, além disso, os dados se tornam imprecisos.
  5. Relevante: nada pior do que medir algo que não vai trazer informações úteis. Defina KPIs para processos relacionados às atividades mais importantes do negócio, aquelas que refletem a maneira como a empresa entrega valor a seus clientes finais.

Além disso, evite o excesso de indicadores de desempenho de processos que vai usar para gerenciar suas operações.

Cada processo deve ter entre 3 e no máximo 5 indicadores de desempenho. Mais do que isso já começa se tornar muito complexo e a tomada de decisão se tornar mais difícil.

Veja, mais adiante, alguns exemplos de KPI e entenda ainda melhor como defini-los.

Indicadores de Desempenho de Processos.

Como usar indicadores de desempenho em seu negócio?

Depois que definiu seus indicadores de processos, você precisa determinar quais são as metas para eles.

Em seguida, deve estipular uma rotina para medi-los continuamente e acompanhar o desempenho das operações.

Assim, se você definiu como meta 0,5% de peças defeituosas em uma linha de produção, caso os indicadores de desempenho não mostrem isso, você deve tomar providências.

Definir metas e os objetivos podem trazer muitos bons resultados quando escolhidos de forma efetiva! Dá uma olhada nas nossas dicas abaixo.


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

Estude o processo em busca de melhorias que eliminem gargalos, atrasos, desperdícios e erros. Implemente esse novos procedimentos no processo e continue a medi-lo, para verificar se realmente houve uma melhora.

E mesmo que haja, não deixe de continuar procurando formas de melhorar cada vez mais seus processos.

O ideal é fazer isso por meio de um software de acompanhamento de performance. Mas, se não for possível, usa ao menos painéis de controle criados a partir de planilhas digitais.

20 exemplos de indicadores de desempenho de processos

Existem diversos tipos de indicadores de processos de negócios.

Antes de conhecer alguns exemplos de KPI, para diversas áreas de um negócio, conheça os 5 principais tipos de indicadores:

  1. Indicadores de efetividade
  2. Indicadores de produtividade
  3. Indicadores de qualidade
  4. Indicadores de lucratividade
  5. Indicadores de competitividade

Veja mais sobre eles neste infográfico:

5 principais tipos de indicadores de desempenho.

Confira agora 20 exemplos práticos de indicadores de processos em diversas áreas da empresa:

Ficou claro para você como usar indicadores de desempenho de processos em sua empresa? Então, não perca mais tempo e comece agora mesmo a ganhar cada vez mais produtividade e eficiência em seu negócio.

Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.

Gestão de Processos Curso Completo. Domine gestão de processos e indicadores de desempenho!
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.