A metodologia de melhoria contínua Lean Six Sigma no TI ajuda no processo de desenvolvimento de aplicativos. Esse processo pode ser complexo e demandar muito tempo e testes.

Afinal, nada na criação dos códigos é automático e cada detalhe deve ser planejado, testado e corrigido.

A criação de um aplicativo envolve pensar em cada tela, e tem muitas variáveis: legibilidade, identidade visual, regras na hora de criar um login para o usuário e outros.

Logo, é preciso que toda a equipe mantenha um bom nível de comunicação e tenha um único objetivo e metodologia em comum. Se cada responsável pelo app utilizar uma técnica diferente para medir a qualidade do trabalho, o resultado final será afetado.

Acabar com o desperdício de tempo e com o retrabalho é o objetivo do Lean Six Sigma. Essa metodologia foca em estruturar e disciplinar os setores da empresa para alcançar cada objetivo com mais rapidez e qualidade.

Para mostrar o método Lean Six Sigma em prática, utilizaremos o caso do aplicativo e-Título, criado para as eleições de 2020 a fim de facilitar a vida dos eleitores ao precisarem justificar seu voto, mas que ficou fora do ar por dias.

E para resolver o problema, é preciso identificá-lo. Neste caso, utilizaremos o método PDCA que visa planejar, colocar em prática e recalcular a rota com as lições aprendidas. Para saber mais sobre as diferenças entre Six Sigma e PDCA, assista ao vídeo abaixo:

Six Sigma ou PDCA: qual usar? Entenda as diferenças agora!

Continue neste artigo e aprenda na prática como funcionam essas duas metodologias e se inspire para praticar no seu negócio. Boa leitura!

Case: Aplicativo e-Título das eleições de 2020

O aplicativo e-Título deu as caras pela primeira vez em 2018. Na ocasião, tinha somente o objetivo de servir como o Título de Eleitor Digital: bastava que o usuário se cadastrasse para ter em mãos todas as suas informações referentes a seu dever como eleitor.

Em 2018, o e-Título oferecia três funções ao eleitor: o documento atualizado para que ele não precise portar seu título na hora da votação, emissão de certidão de quitação de débitos eleitorais e também a emissão da certidão de crimes eleitorais.

Na época, os usuários não tiveram grandes problemas ao utilizar o aplicativo. Afinal, não é lá muito comum a necessidade destas certidões. Logo, o aplicativo era usado em maioria para substituir o título de eleitor e mostrar as informações do usuário.

Com as demandas da pandemia e a fim de utilizar a tecnologia a favor dos eleitores, em 2020 o e-Título voltou com novidades: além das funcionalidades de 2018, também serviria para que os eleitores justificassem seu voto

Era de se esperar que em um momento de pandemia viral e distanciamento social, muitos eleitores não quiseram se arriscar a ir votar nas sessões eleitorais. 

Assim, a justiça eleitoral decidiu que a forma mais acessível de resolver esse problema e manter os eleitores em quarentena seria que a justificativa da ausência às urnas eleitorais fosse feita por aplicativos.

A ideia, porém, não se mostrou tão acessível na prática.

O uso do aplicativo foi anunciado em redes de TV, na internet e em anúncios dos mais diversos tipos. Porém, o projeto de TI não foi capaz de suportar tantos acessos e ficou fora do ar em diversos momentos. 

Milhares de usuários tiveram dificuldade de justificar seus votos.

O motivo? Muitos downloads: mais de 3 milhões de usuários baixaram o app em 24 horas.

Porém, nem todos conseguiram utilizá-lo de primeira e a maioria dos eleitores precisaram tentar por dias fazer com que o app funcionasse adequadamente.

Aproveitar um aplicativo que já existia e entregava qualidade em sua utilização foi o caminho mais fácil, porém ampliar seu funcionamento para uma fatia gigantesca da população brasileira exigiria muitos testes, antes de ir para o ar.

Você conheceu o caso. Agora, vamos te mostrar como o Lean Six Sigma pode ajudar no TI da sua empresa

Como o Lean Six Sigma poderia influenciar na melhoria do e-Título?

O Lean Six Sigma é um método que conta com várias técnicas – o PDCA é uma destas, você o conhecerá no próximo tópico –  que transforma o ambiente da sua empresa em um local sem desperdícios – de tempo, trabalho, espaço ou matéria prima.

Esse método tem alguns conceitos como base. O objetivo que podem ser encontrados com sua aplicação são os seguintes:

  • Ações planejadas economizam tempo e dinheiro;
  • diminuir as variáveis na produção traz mais satisfação ao seu cliente e aumenta a qualidade do seu produto;
  • aumento da produtividade da equipe;
  • constantes melhorias no processo.

Aqui, vamos focar nas melhorias do processo de desenvolvimento do aplicativo.

O engajamento da equipe é determinante para que a equipe abrace o método Lean Six Sigma em um projeto de TI. Para funcionar na prática, é preciso que alguns conceitos estejam muito claros para os envolvidos no projeto desde o ínicio.

Escopo do aplicativo e-Título

Aqueles que participaram do desenvolvimento do e-Título deveriam ter em mente que o aplicativo seria utilizado pelos grupos mais diversos de pessoas. Por isso, há alguns pontos inegociáveis a nível de funcionamento:

  • Auto explicativo: cidadãos com todos os níveis de escolaridade precisarão utilizar o aplicativo. Por isso, a linguagem deve ser simples e objetiva;
  • Leve: novamente, cidadãos com todos os níveis de poder aquisitivo precisarão fazer o download, então um aplicativo pesado será um problema para aqueles que possuem um celular com pouco espaço de memória; 
  • Padronização das justificativas: é importante que esteja claro quais justificativas são plausíveis e quais não, a fim de evitar o envio de dados que não serão aceitos e sobrecarregam o sistema sem motivo.

Feito o escopo do que é necessário que esse aplicativo ofereça, é hora de aplicar o PDCA, uma das ferramentas utilizadas no Lean Six Sigma que incentiva o processo de implementação de melhoria contínua.

Confira como funciona:

Qual a raiz do problema deste projeto?

Quando falamos de encontrar a raiz de um problema não é sobre “encontrar o culpado” pelo acontecimento. 

Um projeto complexo como a criação de um aplicativo tem diversas raízes, assim como uma árvore. Portanto, resolver uma destas diretrizes e deixar a outra em aberto não representa melhora na experiência do usuário como um todo.

Além disso, problemas estruturais costumam ficar escondidos. Para encontrá-los, apenas forçando a estrutura que foi montada na prática e testando o máximo de possibilidades possíveis. 

Para implementar um método de melhoria contínua em sua empresa, recomendamos iniciar cada novo projeto com base no PDCA – que significa plan, do, check, act. Ou, no mais belo português, significa: planejar, fazer, verificar e corrigir.

Como identificar a CAUSA RAIZ de um problema? Saiba aplicar essas técnicas na prática!

Planejar

Em primeiro lugar, todo processo se inicia em um planejamento da ação – pelo menos, os bens sucedidos.

Para planejar o aplicativo e-Título para as eleições de 2020 seria preciso pensar em todos os prós e contras do projeto que já funcionava em 2018.

O app beta de 2018 funcionou muito bem para apenas uma parcela da população que precisava consultar seus títulos.

Porém, em dois anos o uso dos smartphones se tornou ainda mais comum entre a população e mais cidadãos estão aptos a votar pela idade, logo a parcela de pessoas que precisará utilizar o aplicativo é maior. 

Afinal, um serviço que evita que as pessoas saiam de casa na pandemia terá uma procura gigantesca.

Por isso, é necessário ter em mente um número base do volume de acessos para adequar o tamanho do servidor, é preciso que o aplicativo seja claro e auto explicativo em suas instruções, e também que a comunicação entre o banco de dados e o usuário seja rápida.

Fazer

Feitas as adaptações iniciais, é necessário colocar em prática

Na prática é onde se verifica a viabilidade do escopo do projeto: em quanto tempo o banco de dados responde a inserção dos dados do usuário?

Como a justificativa de ausência de voto é feita? Exige inserção da foto de algum documento ou somente escrita?

Essas informações vão para as seções eleitorais checarem a veracidade e darem seu veredito?

No planejamento há detalhes que obviamente são deixados de lado – embora o ideal seja levantar o máximo possível de possibilidades.

Nesse momento, uma equipe engajada é tudo. Afinal, ignorar um problema agora significará uma questão mais complexa mais tarde.

Verificar

Quais foram os resultados obtidos? Os objetivos foram cumpridos?

É nesse momento que os responsáveis pelo e-Título avaliariam os problemas e chegariam às conclusões do que é possível melhorar.

Algumas conclusões seriam o tamanho do servidor insuficiente, a sobrecarga do sistema com os downloads, evitar arquivos pesados dentro do aplicativo para que ele possa ser baixado em celulares com pouco armazenamento disponível…

Além disso, erros nos formulários e uma comunicação que induz ao erro devem também ser observados com detalhes. 

O ideal seria que pessoas em diferentes níveis de conhecimento de tecnologia fizessem uso do aplicativo para identificar pontos cegos do que pode ser simplificado.

Ajustar/corrigir

Hora de desenvolver uma versão melhorada do aplicativo!

Mas esse não é, nem de longe, o fim dessa jornada. Esse método é um círculo: correções feitas? Hora de testar, verificar e corrigir novamente…

Nenhum projeto de TI ou qualquer área é perfeito. Mas, quanto mais se testa, mais perto da perfeição é possível chegar.

Para entender melhor sobre o método PCDA, você pode assistir esse vídeo:

Se você chegou até aqui e CURTIU o nosso conteúdo, gostaria de te contar que esse é exatamente o nosso propósito, entregar conteúdos de qualidade para que pessoas como você possam alcançar seus objetivos profissionais muito mais rápido.
Disponibilizamos conteúdos diariamente em nossas redes sociais, canal do Youtube e, até mesmo, em nossa comunidade do Telegram. Junte-se a nós e evolua um pouquinho a cada dia!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.