Que atualmente vivemos uma situação complicada por conta da pandemia do novo coronavírus, não há dúvida alguma. O temor pelo constante aumento de casos é grande, bem como a evidência de uma crise econômica para os próximos meses e até mesmo anos.

Dessa forma, já são muitas as empresas que estão tendo que tomar medidas significativas para manter a saúde financeira da organização, desde a quebra de contratos até mesmo demissões em massa. No entanto, ainda assim, será preciso que outras atitudes sejam adotadas para assegurar o funcionamento ininterrupto da companhia.

Com base nisso, detalharemos aqui algumas dicas bacanas para você que está preocupado com o futuro da sua companhia. Desse modo, entenderá como aumentar o lucro das empresas e reduzir os custos de produção, fazendo com que os prejuízos sejam os menores possíveis. Continue acompanhando e saiba como manter sua empresa estável!

Redução de custos

A redução de custos é um dos aspectos mais desconfortáveis quando o assunto é gerenciamento de crise. No entanto, essa ação é mais que necessária para manter a empresa ativa e longe do fantasma da falência, além de evitar o acúmulo de dívidas.

É importante dizer que diminuir os gastos não significa, necessariamente, intervir na mão de obra. São muitos os setores e processos da companhia que podem ser trabalhados de modo a ter um menor custo para funcionamento. Assim, não será preciso demitir.

A renegociação com fornecedores é um ótimo exemplo de redução e que pode produzir resultados bastante efetivos. Realizar um acordo para adiar pagamentos ou reduzir o número de matéria-prima comprada mensalmente também.

Ademais, com a baixa da demanda, as máquinas funcionando constantemente também se tornam desnecessárias. Desligá-las, por sua vez, pode economizar energia elétrica e diminuir bastante a conta de luz.

Se mesmo depois de adotar todas essas medidas o prejuízo ainda estiver iminente, interferir na mão de obra se torna uma solução necessária. Iniciar por colaboradores que possuem salários mais altos é uma boa opção.

No entanto, é preciso lembrar que a força de trabalho qualificada será muito necessária também na retomada dos trabalhos. Portanto, analise com cautela todos os fatores antes de optar pela demissão de um funcionário, já que ela também trará custo com os encargos trabalhistas.

Reorganização da demanda de trabalho

como definir lucros

Um dos principais motivos pela crescente procura sobre como aumentar os lucros é a diminuição evidente da demanda. Afinal, com a produção menor, menos materiais ficam disponíveis para a comercialização e, consequentemente, menor será o lucro obtido pela organização.

Nesses casos, a melhor alternativa é reorganizar os processos de modo que se adaptem às novas necessidades de trabalho e tenham custos menores. Isso pode ser feito de diversos modos, desde o encerramento de um setor até a parada de uma máquina específica, a qual, tem um gasto alto de energia e não está tendo demanda.

O mais importante nesse momento é tornar menor a linha de produção da companhia, de acordo com o número de pedidos que devem ser entregues. 

Desse modo, consegue-se reduzir o custo para produção e obter uma maior porcentagem de lucro para ajudar no capital de giro da organização.

Além disso, é importante destacar que o estoque se trata de lucro parado, o qual não possui função útil para a companhia. Portanto, é necessário diminuí-lo até que esteja em um ponto saudável e não represente perda econômica evidente.

Evite ao máximo as produções defeituosas

Não há nada que gere mais prejuízo para uma empresa do que os desperdícios em exagero. Eles representam perda de tempo e de investimento monetário, o qual possui um custo muito alto em momentos de crise.

Sendo assim, nesse período da pandemia é preciso trabalhar de maneira enxuta, sem imprevistos como erros e falhas pelo caminho. Para isso, faça uso de ferramentas e indicadores de gestão da qualidade, como o Lean Six Sigma, o Kaizen e o 5S. Assim, de maneira prática e rápida conseguirá perceber as diferenças notáveis na fluência da sua linha de produção.

Um grande exemplo disso é a Nike, empresa do ramo esportivo que fabrica roupas, calçados e outros materiais para a prática de atividades físicas. Segundo a própria companhia, através da adesão da metodologia Lean foi possível reduzir em 15% os erros processuais das fábricas no exterior.

Esse número, quando transformado em cifras, varia de acordo com o porte de cada empresa. Em alguns casos pode representar um montante equivalente a um milhão de reais em desperdícios evitados.

Melhore os pontos de venda

Que o poder de comercialização das companhias diminuirá no segundo semestre de 2020, é evidente. Afinal, por conta da crise relacionada a covid-19, especialistas estimam que o número de cidadãos desempregados pode chegar a 16,45 milhões durante o mês de maio.

Esse montante, aliado a insegurança e ao temor de assumir novas contas, tende a fazer que o comércio e outros setores de venda sintam forte impacto financeiro e de vendas.

No entanto, existem diversas saídas viáveis que podem ser aplicadas nesses casos. Um exemplo é a utilização da metodologia Lean Six Sigma para a identificação de problemas comerciais.

Desse modo será possível constatar quais são os principais fatores que tem causado a baixa na comercialização, enxergando muito além da crise econômica do mercado.

Assim, a empresa passa a atuar de maneira intensa nesses agentes específicos, fazendo uso deles para a construção de uma nova campanha de divulgação e venda. A partir dessas medidas os resultados se tornarão melhores e a receita da companhia também aumentará.

Saber como aumentar o lucro das empresas é o maior desejo de todos aqueles que estão a frente das gestões nesse momento de crise. Afinal, é responsabilidade da administração trabalhar para que o negócio continue forte, mesmo em frente a tantas dificuldades iminentes.

Com essas dicas, no entanto, essa tarefa se tornará bem menos complicada. Através delas, a redução de custos e aumento do lucro será evidente e imediato, da maneira que a empresa precisa para atravessar a recessão sem perder seu poder de mercado.

Se você precisa saber mais sobre as melhores estratégias de gestão e técnicas para qualidade, continue acompanhando o nosso blog e nosso canal do YouTube! Por meio deles estamos sempre te ajudando a construir uma administração história e cada vez mais benéfica para a sua companhia!

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - com as certificações Green Belt - 6 Sigma, Aerodinâmica aplicada e Python no currículo, hoje faz parte do time da Fros, ministrando cursos e realizando consultorias na área.