Os 5 melhores cursos para engenheiros para turbinar seu currículo

Buscar por tipos de atividades extracurriculares fora da faculdade, é uma ótima opção para quem deseja conquistar o aprimoramento profissional na área de Engenharia. Para melhor investir seu dinheiro e tempo, você precisa saber quais são os melhores cursos para engenheiros.

Em um mercado cada vez mais competitivo, conseguem boas oportunidades aqueles que se destacam, apresentando diferenciais em seu currículo.

Partindo dessa premissa, vamos falar, nesta publicação sobre os melhores cursos para engenheiros.

Você sabe como se preparar para o mercado de trabalho? Escute nosso podcast sobre o mercado da engenharia:

Então, se você é da área e quer atrelar práticas profissionais ao seu conhecimento acadêmico, continue lendo!

Melhores cursos para engenheiros

O ensino a distância (EAD) oferece uma série de benefícios para os estudantes. Por meio dele, é possível adquirir, no conforto do lar, o aprimoramento que, muitas vezes, a faculdade de engenharia não ensina.

Essa modalidade é mais barata que o ensino presencial e conta com a mesma qualidade. O cursista pode, ainda, assistir ao material quantas vezes quiser — o que não é possível em sala de aula —, de qualquer lugar e com uma grande flexibilidade de horário.

Você entende as diferenças e benefícios que tem o treinamento online? Veja qual a importância dessa metodologia para sua especialização!

No modelo tradicional, não são oferecidas tantas opções de cursos e o estudante fica submetido a um ambiente que pode não favorecer a concentração e, consequentemente, a assimilação do conteúdo.

Além disso, com disciplina, é possível concluir as aulas mais rapidamente, uma vez que a autonomia permite gerir a duração do processo de aprendizagem. Inclusive, o estudo online pode ser feito de modo simultâneo à graduação, sem comprometer o rendimento.

Segundo dados da Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED), o número de matriculados nesse modelo foi de três milhões e quinhentos mil, apenas em 2011. A Revista Educação aponta que a EAD continua em expansão, prevendo um crescimento no número de matrículas de 3,5%, em 2017.

Cabe ressaltar que os professores são totalmente especializados e oferecem todo o suporte necessário aos estudantes, de modo que esses desenvolvam, ao máximo, as suas habilidades.

É importante fazer uma busca pelos melhores cursos para engenheiros na internet e depois procurar avaliações online ou de amigos que já fizeram os cursos pelos quais você se interessar. Isso ajuda a ter uma noção do que esperar e se vale a pena investir.

Venha conhecer no vídeo abaixo quais disperdícios devem ser evitados.
https://www.youtube.com/watch?v=w2MRiXjWgm4&feature=youtu.be

Principais tipos de cursos de Engenharia

Os cursos complementares são essenciais na carreira do futuro engenheiro. Então, onde encontrar os melhores cursos para engenheiros?

Os pré-requisitos são:

  • serem feitos de modo fácil;
  • sem exigir altos investimentos.

Chegou a hora de conhecer quais são os melhores cursos para engenheiros do mercado.

A CAE Treinamentos é formada por engenheiros capacitados que conhecem bem a realidade do mercado da área. Por isso, atua com o foco na capacitação e na formação de profissionais que querem adquirir novas habilidades e se destacar.

Confira, a seguir, os melhores cursos para engenheiros disponíveis, que contemplam as ferramentas mais utilizadas em diversas multinacionais e escolha já o seu!

#1 Lean Seis Sigma

O Seis Sigma é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento e o acompanhamento de projetos, auxiliando as organizações a se tornarem mais eficientes por meio da redução de custos e da otimização de processos.

De modo a promover uma cultura de melhoria contínua, a metodologia, que é referência em qualidade, concilia a filosofia de gestão, baseada em dados estatísticos, com a atuação prática.

Sabe qual o Belt ideal para você? Confira no nosso vídeo abaixo!

https://www.youtube.com/watch?v=vvj5GvRkp24&t=62s
Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

 

Todos os cursos oferecidos abrangem o conteúdo recomendado pela American Society of Quality — Sociedade Americana de Qualidade —, de maneira alinhada aos padrões da International Organization for Standardization — Organização Internacional de Normalização —, ISO 13053, a qual trata do Seis Sigma.

Existem quatro treinamentos disponíveis, categorizados em níveis de conhecimento da ferramenta. Conheça quais são eles:

  • Lean Seis Sigma White Belt: familiariza o estudante com os conceitos básicos e torna-o apto a conhecer os principais jargões da metodologia.
  • Lean Seis Sigma Yellow Belt: familiariza o cursista com os conceitos básicos da ferramenta e torna-o apto a participar de projetos.
  • Lean Seis Sigma Green Belt: prepara o aprendiz de modo a torná-lo capaz de liderar projetos e conduzi-los por meio de análises estatísticas, orientando todo o conhecimento para ganhos financeiros.
  • Lean Seis Sigma Black Belt: é um nível tático que contempla a execução e o acompanhamento de um projeto piloto. Ao final do curso, o especialista estará apto para liderar e treinar profissionais e equipes.

Certificação White Belt em Lean Six Sigma gratuita!

#2 Lean Manufacturing

O Lean Manufacturing é nossa segunda indicação de melhores cursos para engenheiros. O termo significa produção ou manufatura enxuta na tradução para o português e consiste em uma filosofia de gestão inteiramente focada na eficiência dos processos. Ela nasceu com o Sistema Toyota de Produção.

São oferecidas duas modalidades:

  1. Lean Manufacturing – Basic;
  2. Lean Manufacturing – Specialist.

A primeira ensina a calcular diversas métricas para otimizar processos e procedimentos dentro da sua organização.

Já a segunda, contempla o cálculo e a interpretação de todas as ferramentas e métricas do Lean Manufacturing, o que agiliza o processo produtivo, além de aumentar sua eficiência.

Curso gratuito online de Lean Manufacturing

#3 Software Minitab 2018

O Minitab 2018 é o software mais completo de análise estatística existente no mercado. Ele auxilia os profissionais a tomarem decisões baseadas em dados. Por isso, se destaca como um dos melhores cursos para engenheiros.

Dada a quantidade de informações com que lidamos todos os dias, é essencial que saibamos o que merece o nosso foco. Nesse contexto, as análises estatísticas são o melhor subsídio para essa escolha e o Minitab é o recurso certo para ajudar.

Você sabe a diferença entre Excel e Minitab? Nesse vídeo o nosso especialista Carlos Sander explica e também apresenta em quais casos é melhor utilizar cada software.

Se capacitar nesse recurso é importante para o seu desenvolvimento profissional, valorizando o perfil do engenheiro.

#4 5S — Auditoria e implementação

O 5S surgiu nos anos 80, baseando-se na atuação do Sistema Toyota de Produção. Essa metodologia é voltada para o aumento da produtividade e para a manutenção de um ambiente de trabalho favorável.

O treinamento 5S – Auditoria e Implantação ensina técnicas para aumentar a colaboração profissional, por meio de maior participação nos trabalhos diários, identificação de anormalidades e redução de desperdícios.

#5 Excel Specialist

O curso Excel Specialist objetiva possibilitar a aplicação prática de todas as ferramentas do Excel. A CAE Treinamentos oferta três módulos — fundamentos, básico e avançado —, contemplando os pré-requisitos indispensáveis para o domínio de funções mais complexas.

O primeiro nível embasa o conhecimento para que o aluno consiga tirar o máximo de proveito dos treinamentos mais específicos.

Já no módulo básico, há foco em ferramentas e funções importantes que impactam na produtividade, no que se refere à elaboração e à interpretação de planilhas.

Por fim, o treinamento Specialist reúne diversas ferramentas presentes nas versões 2016 e 2013, possibilitando que o estudante seja um expert na manipulação de dados ao usar o Excel.

Viu como é essencial se aprimorar para alcançar boas posições no mercado? Treinamentos a distância são excelentes recursos para isso. Nessa publicação, foram dadas instruções do caminhos das pedras para encontrar os melhores cursos para engenheiros.

Gostou de nossa lista dos melhores cursos para engenheiros? Que tal começar agora mesmo a sua jornada pelo conhecimento? Escolha o curso que mais despertou o seu interesse e entre em contato conosco!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 35.000 alunos na comunidade online. Com mais de 26 mil certificados emitidos, é CEO da CAE Treinamentos, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.