Metodologia de análise de dados: qual é a importância para a empresa?

De forma resumida, analisar dados significa transformar números em informações que podem ser usadas para solucionar problemas. Entretanto, como essa não é uma tarefa simples, há diversas metodologias de análise de dados utilizadas tanto para fins científicos quanto corporativos. Nesse artigo, você vai entender o que é e qual é a importância da metodologia de análise de dados, como coletar dados de forma eficiente e muito mais. Continue a leitura:

O que é a análise de dados?

Entender plenamente os cenários em que a empresa está inserida é essencial para que haja boas condições para direcionar as estratégias e tomadas de decisões importantes. Assim, a análise de dados e as metodologias nela empregadas são formas de alimentar os planejamentos e iniciativas da empresa. É assim que os sinais, indicativos e insights se transformam nas bases que irão guiar os rumos do empreendimento. Aliás, esse é o motivo pelo qual o mercado procura tanto os profissionais com boas habilidades analíticas.

Pensando nisso, vamos visualizar a importância da análise de dados com um exemplo prático. Considere uma escola com turmas que vão desde o jardim até o ensino médio. Neste caso, a direção poderia contratar um profissional para coletar as métricas relacionadas ao tempo de permanência do aluno no colégio, os feedbacks negativos que pais e alunos dão, a porcentagem de alunos do 3º ano do Ensino Médio que são aprovados de primeira nos vestibulares, entre outras. 

Com tudo isso em mãos, fica mais fácil para os diretores analisarem se é necessário renovar a equipe de professores, se esses dados podem ser utilizados em campanhas de marketing para promover e divulgar o colégio e se até mesmo existe algum processo dentro da organização que está apresentando falhas. Viu como fica mais fácil de visualizar e encontrar possíveis oportunidades e erros dentro da gestão?

Mesmo assim, há gestores que insistem em seguirem com o negócio na contramão da análise de dados, de modo que acabam encontrando grandes dificuldades tanto para se diferenciar quanto para se manter no mercado; afinal, a demanda dos clientes nos dias de hoje é dinâmica, ou seja, o que funcionou bem ontem pode estar ultrapassado amanhã. 

Não é simples lidar com um público tão mutável e exigente, e muito menos acompanhar as tendências que estão ligadas à decisão de compra. Assim, sem coletar e analisar os dados, qualquer negócio pode acabar perdendo clientes, reduzir o faturamento e até mesmo não conseguir se manter no mercado.

O Lean Six Sigma e a Análise de Dados

O Six Sigma é uma filosofia de gestão que tem como objetivo principal solucionar problemas e reduzir a variabilidade dos processos. Com isso, os custos que a empresa tem são significativamente reduzidos, de modo que a lucratividade aumenta. Entretanto, é importante destacar que o Lean Six Sigma não busca apenas adequar as empresas às normas de qualidade, mas também confere satisfação do cliente por meio da otimização dos processos.

Já o Lean Manufacturing, por sua vez, é uma filosofia operacional que analisa criticamente os 8 principais desperdícios na linha de produção, otimização da linha e melhoria contínua com o uso das ferramentas de qualidade. Ou seja, essa metodologia de análise de dados busca eliminar os processos e atividades que não agreguem valor ao cliente final para reduzir o tempo entre o pedido e a entrega. 

Por fim, o Lean Six Sigma nada mais é do que a união dessas duas metodologias como uma forma de melhorar os resultados da empresa por meio da redução da variabilidade dos processos e eliminação de desperdícios e atividades que não agregam valor. Tudo isso contribui para a redução de custos. Aliás, essa metodologia de análise de dados incentiva a coleta de dados como uma forma de tomar decisões baseadas em números e métricas, ao invés de simples achismos e experiências profissionais.

Como coletar dados com eficiência

A tecnologia é uma excelente aliada na hora de fazer a coleta de dados com estratégias de sucesso; afinal, essa coleta com certeza vai envolver uma grande quantidade de dados. Por exemplo, há quem opte por utilizar questionários, entrevistas, observações e até análise de conteúdo.

Assim, outra opção é utilizar ferramentas gratuitas, como a pesquisa do Google e o Google Analytics para entender como é o comportamento dos consumidores no site da empresa. Se houver necessidade, a equipe pode considerar a contratação de um sistema que permita avaliar as movimentações da concorrência e monitorar a performance da atuação no mercado.

Para analisar os dados obtidos, uma boa dica é pensar o que deverá ser realizado, ou seja, qual é o objetivo. Depois, pergunte-se como será possível saber se este objetivo foi atingido. Por fim, analise o que precisa ser feito para alcançar esse objetivo, ou seja, quais ações precisam ser desenvolvidas no final da análise.

Ao finalizar a coleta, é hora de analisar o material que foi obtido. Uma boa forma de otimizar o processo de análise de dados é por meio de metodologias e ferramentas como o Diagrama de Ishikawa, o Diagrama de Pareto, FMEA e outros. 

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Autor

Jornalista e social media formada pela Unesp.

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