Você deve conhecer a Ambev, a gigante brasileira que foi responsável por ajudar a criar o maior grupo do setor de cervejaria no mundo, a AB Inbev. Com um modelo de gestão objetivo, que destina o foco nas metas e nos resultados a serem alcançados aliada a uma cultura interna forte e agressiva com base no desenvolvimento de lideranças jovens e bonificações, tamanho sucesso não é de surpreender.

Para chegar onde está hoje, a Ambev passou por diversas mudanças em sua gestão. Depois de várias alterações, o que ficou foi a busca contínua por resultados e muito esforço por parte dos líderes. Neste artigo, vamos discutir o que é a metodologia Six Sigma e como ela se mostra presente na no modelo de gestão Ambev.

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Six Sigma: o que é?

De forma simples e breve, é possível afirmar que a metodologia Six Sigma funciona por meio da definição de metas e da aplicação de projetos específicos para que essas metas sejam alcançadas. A implantação de metodologia busca incrementar a qualidade por meio da melhoria contínua dos processos de produção, utilizando dados estatísticos como base para melhorar a estrutura.

Assim, para que este programa tenha sucesso, é essencial que todos os membros da organização se mobilizem e participem ativamente. Se for executada corretamente, a metodologia Six Sigma trará melhorias significativas nos processos internos, além de reduzir custos originados na má qualidade. Ainda, ocorre também a eliminação dos defeitos, junto de ciclos de processos mais curtos e breves.

Tudo isso permite que os gestores tomem decisões mais assertivas; afinal, ao invés de simplesmente realizar cortes de custos e colocar em risco a qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pela organização, a empresa será capaz de identificar e, principalmente, eliminar custos que não agreguem valor aos clientes.

A Gestão Ambev e o Six Sigma

Criada em 1999 por meio da união entre as cervejarias Brahma e Antarctica, a Ambev conta com 100 rótulos nos dias de hoje, e segundo a própria empresa, a missão é garantir que seus clientes celebrem seus momentos mais especiais. Este é um dos pontos da cultura organizacional da Ambev.

Durante uma entrevista, André Telles, um dos fundadores da Ambev, afirmou que a empresa não é pra todo mundo. Para ele, a cultura presente na Ambev é imutável e sempre existirão as pessoas que gostam disso.

Nessa fala, ele se refere à metodologia da empresa, que sempre buscou atingir as metas e resultados de forma quase obsessiva, um posicionamento que passou a ficar um pouco mal visto no mercado. Então, os gestores passaram ter a mais cuidado com a comunicação da marca, e fizeram mudanças também na cultura interna da empresa.

Agora, a cultura forte da Ambev está presente na busca sem fim por resultados. A empresa nunca está satisfeita com os resultados atuais, por melhores que sejam. Assim, o foco está sempre na melhoria contínua para ter vantagens competitivas e duradouras no mercado.

Algo aí parece familiar? Pois é, este é um dos princípios de mais destaque da metodologia Six Sigma: uma busca pela melhoria que nunca acaba. Vale ressaltar que essa busca, além de constante, deve estar presente em todos os funcionários da empresa, uma vez que cada colaborador tem papel essencial no processo de mudança e continuidade.

Outro objetivo buscado constantemente pela Ambev é a gestão rigorosa dos riscos, para que os recursos sejam liberados de forma que seja possível suportar o crescimento da empresa no mercado de forma rentável e que não ofereça riscos ambientais, sem riscos de falência. Aqui, temos outro reflexo do sucesso da presença do Six Sigma. Os custos que não trarão melhorias significativas para os clientes são eliminados, de modo que o serviço ofertado tem melhor qualidade e eventuais gastos que não agreguem valor possam ser extintos.

Da Ambev para Outras Organizações

Ao analisar como funciona a cultura interna da companhia, a cultura da Ambev apresenta diversas lições que podem ser de extrema importância para os negócios, estejam eles consolidados ou em crescimento. Não é preciso que as boas práticas de gestão de uma empresa fiquem restritas apenas àquela organização, uma vez que novos conhecimentos e práticas podem trazer bons resultados em outros lugares.

Uma delas é o combate aos desperdícios que foram citados anteriormente: ao acompanhar as finanças da organização com atenção e precisão, gastos considerados mínimos e até mesmo supérfluos são eliminados, o que confere segurança para a empresa em eventuais situações de risco – algo essencial para a sobrevivência da organização, já que não se sabe quando crises irão ocorrer. Aqui, é importante lembrar também a necessidade de se ter um planejamento de longo prazo da empresa definido com clareza e viabilidade. A Ambev não se tornou a gigante que é em alguns dias, mas sim em anos.

Há também a questão da otimização dos processos. Ao delegar tarefas e acelerar decisões, as ideias fluem com mais facilidade entre o time e podem ser aprovadas ou até mesmo melhoradas com muito mais agilidade, o que implica em processos mais rápidos e de mais qualidade.

Acomodar-se com resultados satisfatórios também não é um bom caminho a ser seguido pelo gestores. Aqui, uma dica excelente é seguir o exemplo da Ambev: por mais rígido e agressivo que pareça, o método escolhido insiste em buscar sempre mais e mais melhorias para que o melhor produto seja entregue ao cliente.

Para seguir com seus conhecimentos na metodologia Six Sigma e melhoria contínua, indicamos as seguintes leituras:

Lean seis sigma para serviços: como funciona?

ASQ Six Sigma Black Belt: o que é, como e porque buscar por essa certificação?

Certificação 6 Sigma: conheça os tipos e benefícios da certificação

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Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.