O que é brainstorm e como essa técnica pode revolucionar a qualidade da gestão na sua empresa

Trabalhando dentro de uma empresa é necessário estar sempre em sintonia com os demais colaboradores e almejar a melhoria contínua em todos os processos. No entanto, nem sempre é fácil entender quais são os maiores problemas e como eles podem ser solucionados. Sendo assim, saber o que é brainstorm e como colocar essa técnica em prática pode ajudar bastante no crescimento da sua empresa.

Através desta técnica fica mais fácil saber a opinião de todas as pessoas e entender qual é a linha de pensamento de cada um. Desse modo, cria-se um clima organizacional tranquilo e produtivo para a gestão e também para os demais colaboradores.

Com base nisso, detalharemos aqui tudo que você precisa saber sobre o que é brainstorming e como aplicar essa técnica na prática. Assim, vai ficar fácil estabelecer para a sua empresa um processo de gestão mais organizado. Saiba mais!

O que é brainstorm?

Para entender o que é brainstorm, o caminho mais fácil é pensar na tradução dessa palavra. Em linhas gerais, podemos defini-la como “tempestade de ideias”. Ou seja, essa técnica nada mais é do que pensar em várias ideias diferentes até encontrar aquela que mais se encaixa para o tema proposto.

Pode ser usada para encontrar um nome para determinado projeto, um tema, uma solução para um problema e até mesmo uma decisão para alguma questão mais importante. De todo modo, comumente é realizada por um grupo considerável de pessoas, onde todos tem a liberdade e o dever de manifestar seus pensamentos.

Como fazer um brainstorm de maneira eficiente?

brainstorm

Sabendo o que é brainstorm, torna-se evidente o quanto essa técnica pode ser útil para a resolução de falhas e implementação de processos dentro da empresa. No entanto, para que ela funcione é preciso seguir uma série de dicas. Confira!

Tenha um tema definido

De nada adianta ter um grupo preparado para ter ideias que sigam no caminho certo se não houver uma direção a se seguir.

Sendo assim, antes de tudo, reúna-se com os membros da equipe e comunique qual será o assunto tratado na reunião. Desse modo, eles já poderão começar a pensar de antemão, para trazer sugestões mais elaboradas e efetivas para o debate desse tema.

Faça uma apresentação adequada da questão

Para que os pensamentos apresentados tenham qualidade e se mostrem eficazes é de fundamental importância que todos entendam completamente o que está sendo discutido. Para isso, a melhor alternativa é elaborar uma apresentação detalhada do porquê o debate está sendo sugerido.

Isso deve ser realizado logo no início da reunião, de modo que todos tenha suas ideias esclarecidas. Além disso, também é preciso abrir um espaço para possíveis dúvidas. Além de ajudar a entender o tema, isso também ajuda a deixar todos os integrantes mais confortáveis para expor os seus pensamentos.

Tenha um moderador nas reuniões

Ao saber o que é brainstorm, com certeza já foi possível entender que ele não se trata de uma reunião formal. Ou seja, todos os membros têm espaço para falar, sem necessidade de momentos específicos. No entanto, essa liberdade sem a moderação correta pode acabar se transformando em bagunça e uma ação pouco produtiva.

Sendo assim, é fundamental ter um líder responsável por conter e organizar a reunião, de modo que ninguém seja interrompido e fique sem expor seu pensamento.

Como fazer brainstorm em uma equipe com um grande número de pessoas?

Como citamos, organizar e conter uma equipe com desejo de conversar e expor suas ideias nem sempre é uma tarefa fácil. Caso ela seja grande, a tarefa se torna ainda mais complicada. No entanto, isso não quer dizer que ela seja impossível.

Sendo assim, a ideia de ter um ou dois responsáveis para a moderação ajuda bastante. Além disso, conversar com todos os integrantes para evitar as interrupções também é bem útil. 

Caso a ordem não seja mantida, evite erguer o tom de voz. A melhor maneira é tentar contato visual com o responsável pela bagunça, solicitando que contenha-se, sem gerar constrangimento.

O que brainstorm tem a ver com melhoria contínua?

Com base na definição de brainstorm, não é difícil perceber que essa técnica é diretamente relacionada com a gestão da qualidade. Afinal, ela pode ser bastante útil em várias etapas desse processo.

Como exemplo, para a identificação de falhas e erros, o brainstorm é extremamente útil. Dentro dele, os colaboradores da linha, diretamente afetados pelos problemas, podem falar o que lhes incomoda e quais são as soluções passíveis para tanto. Desse modo, ouve-se quem realmente convive com as dificuldades que precisam ser solucionadas.

Com base nisso, fica bem mais fácil manter a melhoria contínua e a apresentação de resultados melhores. No entanto, para que isso aconteça, também é importante que o brainstorm seja realizado no mínimo uma vez ao mês.

Brainstorm x Tomada de decisão

Mesmo que o brainstorm seja muito importante para conhecer novas ideias e descobrir diferentes linhas de pensamento, é fundamental saber que ele não deve ser o único fator determinante para a tomada de decisão dentro da empresa.

Além disso, também é vital ressaltar que a melhor maneira de descobrir qual a solução mais adequada para um problema é através da análise de dados. Isso se enquadra na teoria do Lean Six Sigma, mas todos os dias é provado na prática no dia a dia empresarial.

Agora que você já conhece a técnica brainstorm, com toda a certeza, você já percebeu como que ela pode ser útil para a melhora constante dos processos na sua empresa. Sendo assim, reúna sua equipe e comece hoje mesmo aplicar o conceito.

E para saber mais sobre esses e demais assuntos relacionados a gestão, conheça nosso blog e nosso canal no YouTube! Através deles você ficará sempre bem informado em assuntos que trarão resultados ainda melhores para sua produção!

Autor

Sou graduado em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), pós-graduação em Jornalismo Esportivo pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), especialização em revisão pela Unicamp, além de cursos de revisão e otimização de textos pela Rock Content.

Escreva um Comentário