O que é Gemba: saiba mais sobre essa técnica e como aplicá-la à metodologia Lean
O Gemba é um local essencial para a empresa e para a sua produtividade. Fonte: Pixabay

Para quem trabalha no mundo corporativo, a palavra Gemba com toda a certeza não é uma novidade. Afinal, esse termo está presente em diversos momentos, principalmente para gestores. Saber o que é Gemba é essencial não apenas para entender melhor a companhia, mas, também, para aumentar os resultados organização.

Ainda que pareçam básicos, esses conceitos fazem uma grande diferença na hora de elaborar novas técnicas para organização da empresa.  

Sabendo disso, aqui neste artigo trouxemos tudo que você precisa saber sobre o que é Gemba e porquê ele precisa fazer parte do seu dia a dia como gestor. Ficou curioso para saber mais? Continue acompanhando e descubra tudo! Boa leitura!

O que é Gemba? 

A tradução literal da palavra Gemba é “real ou verdadeiro lugar”. Dentro das empresas, o gemba é conhecido como “o lugar em que as coisas acontecem”. Ou seja, onde o principal fluxo de pessoas e de produção da empresa é concentrado. 

Por isso, muitas vezes ouvimos a expressão “ir ao Gemba”. Na prática, essa frase significa observar como está o trabalho da companhia. 

Em outras palavras, ir até o Gemba é se locomover até o coração da organização e, a partir disso, compreender o seu fluxo de produção.

É por esse motivo que ter um olhar atento sobre o Gemba é o segredo de uma boa gestão.

Regras da gestão do gemba

Ir ao Gemba é essencial para entender como funciona a operação da empresa e seu fluxo de produtividade. Fonte: Pixabay

Agora que você já sabe o que é Gemba, deve imaginar que o uso desse conceito dentro das empresas costuma fazer bastante diferença. E faz mesmo. É nesse sentido que foi criada a gestão Gemba, um plano de organização que tem como prioridade observar a produção da companhia na prática. 

Na gestão Gemba são estabelecidas algumas regras, as quais servem como norteadoras do processo, ajudando os responsáveis a manter o ambiente de produção sempre organizado e sob controle. Acompanhe quais são elas e saiba como aplicá-las na sua organização:

Esteja sempre próximo aos produtores

Quando um problema aparece, o primeiro passo é ir até o Gemba e observar o que ocorreu. 

Porém, isso não significa que os colaboradores que estão lá devem ser ignorados ou julgados. Afinal, são eles que vivenciam a realidade diária da produção e sabem seus principais problemas e pontos positivos. 

Por isso, um gestor de qualidade precisa trabalhar em sincronia com toda a equipe, compartilhando as mesmas ideias e oferecendo treinamento constante.

Realize ações temporárias

É evidente que resolver o problema de forma definitiva é essencial, mas contê-lo também é super importante. Nesse sentido, busque sempre realizar ações temporárias, simples e práticas para evitar que o erro continue a acontecer antes de ser completamente resolvido.

Encontre a raiz do problema 

Sabendo que é Gemba, não é difícil saber que muitas vezes a maioria dos problemas que fazem branquear os cabelos dos gestores acontecem por lá. Afinal, como citamos anteriormente, ele é o coração da empresa e o que a faz funcionar. 

Por esse motivo, ao detectar um erro é essencial não apenas descobrir o que aconteceu naquele momento, mas o que fez ele se tornar tão grande. Em outras palavras, é preciso encontrar a raiz do problema para cortá-la pela raiz, evitando que aconteça novamente. 

Não hesite em ir até o Gemba 

De nada adianta saber o que é Gemba e não procurá-lo na hora de resolver um problema de produção. Por esse motivo, nesta gestão é essencial manter-se sempre em movimento, indo ao Gemba sempre para acompanhar processos e conversar com os operadores. 

Desse modo é possível manter a sincronia entre gestão e produtores, o que é bacana para garantir mais qualidade em todo o processo. 

Sempre verifique o Gembutsu

De maneira geral, o Gembutsu são os problemas tangíveis da empresa, como um conflito entre colaboradores ou uma máquina quebrada. O Gembutsu é percebido primeiro pelos colaboradores, antes mesmo da gestão.

Sendo assim, é preciso sempre verificá-lo para resolver a questão de maneira rápida, antes que a produção seja prejudicada.

Gemba e QCD

o que é gemba: gemba e qcd

Conhecer o Gemba da empresa é essencial para entendê-la de forma ampla e real: Fonte: Pixabay

QCD é a sigla para Qualidade, Custo e Delivery. Tendo em vista o que é Gemba, não é difícil imaginar que esses dois conceitos podem ser grandes aliados. 

Afinal, produzir com qualidade, baixo custo e entregar tudo de maneira rápida e eficiente ao cliente fica muito mais fácil quando o Gemba está bem organizado e trabalhando eficientemente.

Sendo assim, vale aliar essas duas técnicas de gestão dentro da sua empresa, tendo em vista que elas produzem resultados muito significativos, Desse modo, fica muito mais fácil  garantir um maior lucro e, acima de tudo, a satisfação total dos seus clientes.

Kaizen e 5S

Sem dúvida alguma o Kaizen é uma das metodologias de produção mais famosas do mundo. Ela funciona no método de melhoria contínua, propondo uma constante transformação e aprimoramento dos processos de produção de uma empresa.

No Kaizen, os colaboradores participam de maneira bastante ativa, apresentando propostas de melhoria para a empresa, as quais produzirão resultados significativos assim que forem implantadas.

O 5S, por sua vez, se trata de um programa de gestão da qualidade que tem como principal objetivo padronizar, limpar e organizar a produção da empresa. 

Com ele as equipes tornam-se mais responsáveis por seus postos de trabalho, adquirindo uma consciência coletiva de que é preciso cuidar para produzir melhor. 

Nesse sentido, é evidente que essas duas metodologias podem ajudar muito dentro do Gemba. Com elas é possível alcançar resultados ainda melhores, tornando todo o local de produção mais organizado e, consequentemente, produtivo.

Gembutsu: o que é e significado no gemba

Como citamos anteriormente, Gembutsu se trata de um conjunto de problemas evidentes e reais que atrapalham o bom desenvolvimento do Gemba. 

Ao falarmos sobre as regras da gestão Gemba, comentamos sobre a resolução rápida de erros e uso do Gembutsu. Isso acontece porque eles estão diretamente relacionados, tendo em vista que o Gembutsu possibilita que esses problemas sejam identificados rapidamente, e, mais que isso, sejam solucionados antes que causem mais problemas 

Acompanhar o Gembutsu representa a possibilidade de proporcionar respostas rápidas e eficientes, as quais resolverão tudo de forma eficiente antes que uma solução definitiva seja apresentada. Portanto, ao saber o que é Gemba, lembre-se de anotar também o Gembutsu em sua lista de prioridades.

Relação entre Gemba e Lean Manufacturing

Até aqui, discutimos as diversas metodologias de produção. Porém, é impossível encerrar este artigo sem citar o Lean Manufacturing. Afinal, ele é nada mais, nada menos que mais completo método de produção do mundo.

A metodologia Lean busca por uma produção enxuta com o menor número possível de desperdícios. Para isso, realiza os processos apenas com o essencial, reduzindo custos e acelerando a entrega. 

É por esse motivo que o Lean e o Gemba devem trabalhar juntos dentro da empresa. Afinal, é no Gemba que acontece a produção e por meio dele é a forma mais fácil de identificar excessos e erros de produtividade.

Portanto, unir esses dois conceitos dentro da companhia é bem importante para quem deseja produzir mais, melhor e em menos tempo. 

Se você chegou até aqui e CURTIU o nosso conteúdo, gostaria de te contar que esse é exatamente o nosso propósito, entregar conteúdos de qualidade para que pessoas como você possam alcançar seus objetivos profissionais muito mais rápido.

Disponibilizamos conteúdos diariamente em nossas redes sociais, canal do Youtube e, até mesmo, em nossa comunidade do Telegram. Junte-se a nós e evolua um pouquinho a cada dia!

Autor

Sou graduado em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), pós-graduação em Jornalismo Esportivo pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), especialização em revisão pela Unicamp, além de cursos de revisão e otimização de textos pela Rock Content.

Escreva um Comentário