O método Gemba não é novidade para quem já faz parte do universo corporativo, principalmente para os responsáveis pela gestão empresarial. Ele serve, principalmente, para aumentar os resultados da organização.

Ainda que pareçam básicos, esses conceitos fazem uma grande diferença na hora de elaborar novas estratégias para organização da empresa. Trouxemos aqui tudo que você precisa saber sobre o tema e por que esse método precisa fazer parte do seu dia a dia como gestor. Ficou curioso para saber mais? Continue acompanhando!

Afinal, o que é Gemba

Em sua tradução literal, a palavra Gemba significa “real ou verdadeiro lugar”. Dentro das empresas, o Gemba é conhecido como “o lugar em que as coisas acontecem”. Ou seja, onde o principal fluxo de pessoas e de produção da empresa é concentrado. 

O conceito, assim como tantos outros de implementação de qualidade, surgiu no Japão e parte do princípio de que para entender como funciona a empresa de uma maneira integral, os gestores devem ir até os departamentos e seções de produção e operação para ver de perto as demandas e resolvê-las em conjunto com a equipe.

O que significa a expressão “ir ao Gemba”?

A expressão ir ao Gemba significa justamente a ação dos gestores de saírem de suas salas e irem ao coração da empresa, onde tudo acontece na prática, para vivenciar e experienciar o dia-a-dia da empresa de uma nova perspectiva.

Como fazer a gestão do Gemba com suas regras de ouro

A prioridade desse método é observar a produção da companhia na prática. As regras de ouro do Gemba servem como norteadoras do processo, ajudando os responsáveis a manter o ambiente de produção sempre organizado e sob controle. Entenda quais são elas e saiba como aplicá-las na sua organização:

Esteja sempre próximo aos produtores

Quando um problema aparece, a primeira atitude de um bom gestor é ir até o Gemba e observar o que ocorreu. Ele deve analisar a situação a partir do olhar e experiência dos colaboradores que vivenciam diária e diretamente os processos práticos da empresa.

Os colaboradores, quando valorizados, tendem a se preocupar mais com o ambiente de trabalho e com as possibilidades de melhoria, pois se identificam com a causa da empresa e ficam mais engajados.

Por isso, um gestor de qualidade precisa trabalhar em sincronia com toda a equipe, compartilhando ideias, propondo e ouvindo soluções democráticas que beneficiem a produtividade e o bom relacionamento e oferecendo oportunidades de aprimoramento aos colaboradores.

Realize ações temporárias

É evidente que resolver o problema de forma definitiva é essencial, mas para garantir uma efetividade de ações que não causem retrabalho é fundamental realizar ações temporárias, simples e práticas de melhoria contínua.

Encontre a raiz do problema 

A maioria dos problemas dos cabelos dos gestores acontecem no Gemba. Por esse motivo, ao detectar um problema é preciso investigar não somente os sintomas, mas a verdadeira causa dele.

Muitas vezes, focar apenas em parte do problema pode trazer soluções paliativas, que cedo ou tarde vão apontar novas, ou as mesmas falhas de antes. Em outras palavras, é preciso encontrar a raiz do problema e eliminá-la, evitando que volte a acontecer. 

Não hesite em ir até o Gemba 

De nada adianta saber o que é Gemba e não procurá-lo na hora de resolver um problema de produção. Por esse motivo, nesse método de gestão é essencial manter-se sempre em movimento, indo ao Gemba regularmente para acompanhar processos e conversar com os operadores. 

Assim o organismo corporativo estará em sincronia e o processo de produção será muito mais eficiente e de qualidade.

imagem com 4 tópicos sobre a gestão do gemba

Genbutsu: o que é e significado no Gemba

O conceito do Genbutsu prega que as tomadas de decisão de qualquer corporação deve ser iniciada a partir da análise dos acontecimentos que geraram o problema in loco e não por documentos e informações transmitidas por terceiros.

Possibilita também que esses problemas sejam identificados rapidamente, e, mais que isso, sejam solucionados antes que causem mais complicações para o processo.

Sempre verifique o Genbutsu

De maneira geral, os Genbutsu são problemas tangíveis da empresa, como um conflito entre colaboradores ou uma máquina quebrada. O Genbutsu é percebido primeiro pelos colaboradores, antes mesmo da gestão.

Acompanhar o Genbutsu representa a possibilidade de proporcionar respostas rápidas e eficientes, às quais resolverão o problema imediatamente antes que uma solução definitiva seja apresentada.

Portanto, ao saber o que é Gemba, lembre-se de anotar também o Genbutsu em sua lista de prioridades, verifique constantemente e certifique-se de que o ambiente e a estrutura física da empresa estejam sempre em condições favoráveis para uma boa produtividade e bons relacionamentos.

Leia também: Sistema Toyota de Produção: o que é e por que utilizar?

Benefícios de realizar o Gemba

Como visto, os principais benefícios do Gemba são a percepção real e direta do problema seguida por uma solução rápida e eficiente.

Como consequência da implementação do método Gemba, a empresa terá aumento da produtividade, diminuição de riscos, acidentes, problemas técnicos e de relacionamento.

Como usar Gemba com metodologias ágeis?

O método Gemba é complementar a outras estratégias de melhorias. Vamos listar algumas possibilidades de união de ferramentas para otimizar ainda mais os processos da sua empresa:

Gemba e QCD

QCD é a sigla para Qualidade, Custo e Delivery. Três fatores que podem ser otimizados com a análise pelo Gemba.

Afinal, produzir com qualidade, baixo custo e entregar tudo de maneira rápida e eficiente ao cliente fica muito mais fácil quando o processo de produção está bem organizado.

Sendo assim, aliar essas duas técnicas de gestão dentro da sua empresa, trará resultados muito significativos.

Gemba e Kaizen

Sem dúvida alguma, o Kaizen é uma das metodologias de produção mais famosas do mundo. Ela funciona no método de melhoria contínua, propondo uma constante transformação e aprimoramento dos processos de produção de uma empresa.

No Kaizen, os colaboradores participam de maneira bastante ativa, apresentando propostas de melhoria para a empresa, às quais produzirão resultados significativos assim que forem implantadas.

Gemba e 5S

O método 5S se trata de um programa de gestão da qualidade que tem como principal objetivo padronizar, limpar e organizar a produção da empresa. 

Com ele, as equipes se tornam mais responsáveis por seus postos de trabalho, adquirindo uma consciência coletiva de que é preciso cuidar para produzir melhor. 

Gemba e Lean Manufacturing

Até aqui, discutimos as diversas metodologias de produção. Porém, é impossível encerrar este artigo sem citar o Lean Manufacturing. Afinal, ele é nada mais, nada menos que mais completo método de produção do mundo.

A metodologia Lean busca por uma produção enxuta com o menor número possível de desperdícios. Para isso, realiza os processos apenas com o essencial, reduzindo custos e acelerando a entrega. 

O Lean e o Gemba devem trabalhar juntos dentro da empresa. Afinal, é no Gemba que acontece a produção e por meio dele é a forma mais fácil de identificar excessos e erros de produtividade.

Muitas metodologias de melhoria podem ajudar dentro do Gemba. Com elas, é possível alcançar resultados ainda melhores, tornando todo o local de produção mais organizado e, consequentemente, produtivo.

Se você chegou até aqui e gostou de nosso conteúdo, gostaríamos de te contar que esse é exatamente o nosso propósito, entregar conteúdos de qualidade para que pessoas como você possam alcançar seus objetivos profissionais muito mais rápido!

A propósito, aproveite sua leitura para conferir também nosso post sobre curso de gestão da qualidade online e entenda como essa qualificação ajuda na carreira. Até mais!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.