O que é gestão empresarial: 8 artigos para entender TUDO!

Sem tempo para ler este artigo sobre o que é gestão empresarial? Ouça o quarto episódio do podcast da FAESA Centro Universitário, no qual é explicado tudo sobre o assunto: 

O que é gestão empresarial? De forma bem simplificada e resumida, pode-se dizer que é o gerenciamento estratégico dos seguintes fatores de um negócio:

  1. processos;

  2. finanças;

  3. qualidade;

  4. pessoas.

Ou seja, é uma forma de administrar diferentes setores de uma empresa, visando que todos conquistem bons resultados.

Como esse é um conceito que pode ser muito abrangente e complexo, a CAE Treinamentos elaborou este texto, que, além de listar oito artigos essenciais sobre o assunto, explica o que é gestão empresarial e como aplicá-la. Confira!

O que é gestão empresarial?

Gestão empresarial é o conceito usado para definir um conjunto de ações estratégicas que visam a melhoria contínua e expansão de uma empresa. Basicamente, é um planejamento que reúne diversas informações importantes, como objetivos e indicadores de desempenho, com o intuito de conduzir o negócio ao sucesso.

Contudo, a execução da gestão empresarial é bastante trabalhosa e complexa, porque o seu objetivo é melhorar setores totalmente distintos, como, por exemplo, gestão de pessoas e financeiro. 

Além disso, também tem o propósito de aperfeiçoar processos existentes e implementar novos que sejam mais eficientes.

Portanto, fica claro que para dominar a gestão empresarial é preciso de muito estudo e tempo de prática, pois não é uma tarefa simples gerenciar departamentos totalmente diferentes.

Mas a sua dificuldade é proporcional aos resultados que podem ser conquistados. Quando a gestão empresarial é bem feita, a organização entra em uma crescente de evolução, que pode resultar em menos custos, maior produtividade e mais lucro.

Como aplicar a gestão empresarial?

Como dissemos, a gestão empresarial consiste no planejamento e execução de ações focadas em melhorar os resultados de um negócio. 

Logo, é preciso estruturar um plano de ação bem completo para conseguir realizá-la com eficiência. As etapas para aplicar esse modelo de administração podem ser resumidas da seguinte forma:

  • definição de objetivos e metas;
  • identificação de falhas e problemas;
  • elaboração do plano de ação;
  • definição de indicadores de desempenho;
  • execução das ações planejadas.

De forma geral, essas são as medidas que precisam ser tomadas para realizar uma boa gestão empresarial. 

Durante o processo são utilizadas diversas ferramentas da qualidade e metodologias do Lean Seis Sigma, como ciclo PDCA, 5W2H e Just in Time.

8 artigos para aprender mais sobre gestão empresarial

Com intuito de te apresentar os conceitos mais importantes para aprender sobre gestão empresarial, separamos oito artigos produzidos pela CAE para você ler. Veja:

  • Gestão da Qualidade Total
  • Gestão de riscos
  • Gestão de processos
  • Como desenvolver uma equipe de alta performance
  • Gestão da qualidade em saúde
  • Gestão de clientes
  • Gestão financeira
  • Gestão do tempo e da produtividade

1. Gestão da Qualidade Total

Antigamente, realizar o controle da qualidade dos processos, produtos e serviços era um diferencial. Hoje em dia, a gestão da qualidade é um pré-requisito para a sobrevivência de uma empresa no mercado.

O termo “Total” é utilizado nessa forma de gestão porque ela tem como objetivo que todos os processos da empresa possuam qualidade.

Para isso, o gerenciamento da qualidade deve permear todas as atividades, tarefas, produtos e serviços que existem dentro de uma organização.

Em um cenário ideal, a filosofia da Gestão da Qualidade Total deve ser entendida por toda a empresa, abrangendo todos os níveis de hierarquia dentro de uma corporação.

Inclusive, uma das características desse conceito é oferecer capacitação profissional para os colaboradores da empresa. 

Afinal, essa é a principal forma de manter os processos atualizados, porque os profissionais terão os conhecimentos necessários para isso.

Com a leitura do artigo linkado, você conseguirá entender de maneira mais aprofundada o que é Gestão da Qualidade Total. Confira! 

2. Gestão de riscos

Neste texto, explica-se o que é gestão de riscos, como elaborar uma Matriz de Riscos e quais ferramentas podem auxiliar na aplicação desta técnica.

Riscos são probabilidades de algo incerto acontecer, ou seja, são problemas que podem acontecer no futuro. Quando se tem um empreendimento, as incertezas podem ser determinantes para o sucesso ou fracasso de seu negócio.

Por causa disso, é fundamental saber o que é e como implementar a gestão de riscos. Ela é capaz de proteger o seu negócio contra problemas que podem resultar no seu fim.

Esse gerenciamento possibilita a identificação dos principais riscos e oportunidades de melhorias para a sua empresa. Afinal, as oportunidades também são, de certa forma, um risco, pois apresentam incertezas e consequências.

Todavia, se implementadas com planejamento e assertividade, elas podem otimizar os processos organizacionais e, consequentemente, aumentar a lucratividade, produtividade, entre outros indicadores positivos.

3. Gestão de processos

Este texto explica o que é, quais são os benefícios de se realizar uma boa gestão de processos e o passo a passo para executá-la em sua empresa. 

Esse gerenciamento permite planejar, modelar, controlar e otimizar a execução das atividades do seu negócio.

Todas essas etapas são fundamentais para evoluir e alcançar a melhoria contínua, porque os processos são peças-chave na transformação de uma organização.

Sendo assim, é preciso conhecer profundamente os processos organizacionais para gerenciá-los da melhor forma possível. A partir disso, é possível adotar uma gestão estratégica capaz de otimizar os resultados e o lucro.

Conheça também sete passos fundamentais para implementar a gestão de processos na sua empresa:

7 passos para implementar a gestão de processos
Fonte: Heflo

4. Como desenvolver uma equipe de alta performance

Neste artigo, é abordada a importância de construir um bom ambiente corporativo, no qual a equipe se relacione de uma forma harmônica, positiva e produtiva.

Para explicar o assunto de uma forma clara e embasada, utiliza-se uma pesquisa realizada pela empresa Zenger Folkman com 66 mil entrevistados. Nesse estudo, avaliou-se o que as equipes de alta performance possuem de diferente das demais. 

Além da satisfação, envolvimento e comprometimento dos colaboradores, levou-se em conta uma série de comportamentos de liderança.

Por meio da análise dessas informações, foi descoberto que o comportamento do líder influencia muito nos resultados dos colaboradores. 

O líder que inspira, orienta e desafia sua equipe, é o que colhe os melhores frutos. Além disso, também é necessário haver uma relação de confiança e uma boa comunicação interna.

5. Gestão da qualidade em saúde

Como mencionado, o objetivo do gerenciamento da qualidade é garantir que todos os processos e produtos de uma organização fiquem em sua melhor forma. 

Então, quando falamos em instituições de saúde, é imprescindível que exista uma gestão da qualidade bem estruturada. Nessa área, a falta de gerenciamento dos processos pode resultar em consequências catastróficas.

O Lean Healthcare existe por causa disso. Essa metodologia foi criada com o intuito de melhorar a administração de organizações de saúde, visando a implementação da melhoria contínua.

Quando se trata de hospitais, clínicas e pronto-socorros, 0,1% de erros em processos podem significar:

  • 20 mil prescrições de medicamentos erradas por ano;
  • 500 cirurgias incorretas por semana;
  • 15 mil quedas acidentais de bebês recém-nascidos em maternidades por ano.

6. Gestão de clientes

Neste texto, são apresentadas estratégias para gerir os clientes de uma empresa da melhor forma possível. O objetivo dessas técnicas é alcançar a satisfação da grande maioria dos consumidores e, por consequência, gerar lucro.

Entretanto, os funcionários não podem estar sobrecarregados, ou pode-se perder qualidade nos processos da organização. E isso impacta negativamente na gestão de clientes.

Por exemplo, o mercado de engenharia é um dos nichos mais complexos para fechar vendas. Algumas prospecções podem durar meses, do primeiro contato até o fechamento da venda. Nesse caso, entender exatamente aquilo que o cliente deseja é uma das melhores saídas.

Portanto, preste atenção no seu cliente e identifique como a sua solução pode agregar valor às dores dele. Confira algumas dicas de como entendê-lo melhor com o Master Black Belt Carlos Sander:

 

7. Gestão financeira

Nesta publicação, a CAE preparou oito ideias de redução de custos para quem é gestor ou tem o seu próprio negócio.

A gestão financeira é importante para que se conheça amplamente os gastos, os desperdícios e a lucratividade de um empreendimento.

Uma má gestão do caixa pode acabar até mesmo em falência. Logo, o gerenciamento financeiro é essencial para que a empresa consiga crescer de forma sustentável, sem grandes problemas.

Para isso, deve-se mapear e analisar os processos. Dessa forma, é possível identificar onde estão as falhas, as variabilidades, os desperdícios e demais fatores que geram despesas desnecessárias.

8. Gestão do tempo e da produtividade

Este texto possui informações sobre como administrar o ritmo de produção do seu negócio de forma estratégica para que, assim, seja possível produzir mais sem sobrecarregar a equipe.

A gestão do tempo e da produtividade são conceitos muito relacionados, pois a forma como o profissional se organiza gera impactos em seus resultados. Afinal, esses gerenciamentos são sobre controlar o tempo disponível. 

Aliás, a administração incorreta do tempo pode causar frustrações e cansaços excessivos, uma vez que será preciso de muito mais tempo para realizar as tarefas sob responsabilidade dos colaboradores.

Aprofunde os seus conhecimentos em gestão empresarial

Se você quer ir além dos conteúdos apresentados e aprofundar nas técnicas de melhoria contínua de processos, o nosso curso online e gratuito em White Belt – Lean Seis Sigma é um ótimo início.

E caso você queira realmente se especializar no assunto após entender os fundamentos, a nossa recomendação é que você faça a certificação online em Black Belt – Lean Seis Sigma. Ela apresenta todos os conceitos essenciais para otimizar processos.

Ambos os cursos contam aulas dinâmicas, apostila de estudos exclusiva, suportes de consultores altamente qualificados e certificado reconhecido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e pelo The Council for Six Sigma Certification.

Esperamos que nossas informações sobre o que é gestão empresarial tenham sido relevantes para você.

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Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 35.000 alunos na comunidade online. Com mais de 26 mil certificados emitidos, é CEO da CAE Treinamentos, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.