O que faz um gestor e qual o seu papel na empresa? - Blog CAE

Cargos de gerência são sempre os mais almejados dentro de uma empresa, porém, muitas pessoas ainda têm dificuldade em entender exatamente quais são os papéis e responsabilidades exigidas dos profissionais que ocupam essa posição. Cuidar de prazos, orçamento e da motivação dos funcionários são algumas das tarefas que estão na lista de o que faz um gestor.

Dentro das organizações os gestores têm um papel estratégico de guiar uma equipe, sempre de acordo com os objetivos da empresa.

Ao centralizar a tomada de decisão, controle de entregas e análise de resultados em um só profissional, a empresa consegue otimizar os esforços passando e recebendo informações somente para os gestores.

Como esses profissionais têm um grande poder de tomada de decisão, eles precisam estar preparados profissionalmente, já tendo algum tipo de experiência na área que gere.

Abaixo, veja em mais detalhes do que um líder de equipe faz e porque sua participação nas empresas é de extrema importância.

Gestão de planejamento

Parte importante da tarefa do gestor é planejar as ações que serão realizadas pela equipe durante um determinado período.

O momento do planejamento é considerado um dos mais difíceis pelos gestores, pois, eles precisam apresentar um plano da sua área para a liderança e esperar a aprovação (ou não) para começar a colocar as atividades em prática.

Muitas vezes, o planejamento é feito de forma anual, pensando em tudo o que será entregue de uma maneira mais ampla e, no decorrer do ano, o gestor faz um detalhamento maior das atividades por semestre.

Download do eBook como otimizar processos

É importante ressaltar que mesmo sendo realizado uma vez, o planejamento é sempre reavaliado pelo gestor de acordo com o andamento da equipe, planos da empresa e desempenho dos resultados.

Por exemplo, se um gestor de vendas percebe no meio do ano que está longe de alcançar sua meta, ele pode mudar as ações previstas e pensar em soluções para conseguir chegar aos números propostos.

Gestão de orçamento

Outra tarefa importante realizada pelos gestores é controlar o orçamento e os gastos de sua equipe.

Dentro dessa conta podem entrar os salários de todos os membros do time, os recursos para realizar ações (alugar um espaço para evento, por exemplo), os custos de fornecedores e gastos extras, como corridas de táxi para visitar clientes.

Para controlar bem o dinheiro, o gestor estima quanto será gasto em cada ação prevista no orçamento e, normalmente, aprova o valor de cada despesa com a equipe, antes que qualquer compra seja feita.

Assim como o planejamento, o gestor também acompanha o seu orçamento ao longo do ano para conseguir usar o dinheiro que dispõe da melhor forma possível.

Gestão de resultados

Ter uma boa capacidade analítica é essencial para os gestores, uma vez que, eles são cobrados diretamente por seus números.

Em sua rotina de trabalho, os líderes devem conseguir traduzir todas as ações feitas pela área em dados e apontar o resultado obtido com cada uma delas, de forma simples e direta, para o alto escalão da empresa.

Para facilitar esse trabalho, muitos gestores definem junto com a diretoria quais são os indicadores mais relevantes para a área, por exemplo, os indicadores para uma área de RH podem ser taxa de contratação e de manutenção dos funcionários.

Dessa forma, o chefe consegue focar os esforços da equipe e acompanhar de perto esses resultados.

Nesta etapa, é preciso mais do que familiaridade com os números, também é preciso identificar e analisar quais ações e funcionários estão trazendo mais retornos para a empresa e basear suas decisões nessas informações.

Por exemplo, se um funcionário apresentar um desempenho bem acima ao de seus companheiros, o gestor pode buscar e justificar a promoção dessa pessoa de sua equipe.

Gestão de entregas

Muitas vezes, coordenadores e pessoas com pouca experiência em cargos de liderança começam a exercer a função de gestor com tarefas mais simples, como o acompanhamento de entregas.

Neste ponto, o gestor precisa acompanhar de perto os prazos e qualidade do que está sendo realizado pelo seu time, para não comprometer projetos ou ações.


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

Para realizar essa tarefa com maestria é preciso contar com a organização, para controlar e acompanhar as datas estipuladas. Alguns gestores até usam como forma de auxílio softwares de gerenciamento que mostram todas as tarefas pendentes, os responsáveis e a data da entrega.

Aqui, também é importante trabalhar na forma de falar na hora de cobrar os funcionários para não parecer rude, mas, ao mesmo tempo, não perder a autoridade.

Gestão de pessoas

Talvez a tarefa mais importante e desafiadora dentre o que o chefe faz está em gerir os funcionários que fazem parte de sua equipe.

Além de acompanhar o trabalho e as atividades realizadas pelos colaboradores, o gestor ainda tem que auxiliar no desenvolvimento profissional de todos os integrantes do seu time e gerenciar as expectativas de cada um.

Para isso, os gestores realizam reuniões de feedback recorrentes, na qual ele dá a sua visão sobre os pontos fortes e pontos a serem melhorados no desempenho do profissional.

O chefe também pode investir na capacitação profissional dos colaboradores ao propor a participação deles em cursos e eventos pagos pela empresa. Na gestão de pessoas, o gestor também terá que tomar decisões mais firmes quanto a sua equipe, como a promoção ou demissão de colaboradores.

Gestão da equipe

Na mesma linha da gestão de pessoas, o chefe também deve atuar de forma próxima a sua equipe trabalhando a motivação, promovendo o bom entendimento e o trabalho em conjunto.

Para fazer isso, o líder deve primeiro conhecer seus funcionários, entender o funcionamento da equipe e, depois, traçar ações para melhorar o clima e o relacionamento interpessoal.

Algumas equipes podem gostar de competições internas e outras podem preferir ações como almoços de time ou encontros em happy hours.

O trabalho de um gestor envolve grande responsabilidade lidando diretamente com os objetivos da empresa, desempenho da equipe e a carreira dos profissionais que atuam sob sua gestão. O que faz um gestor dependerá da área em qual atua e da organização em que trabalham, mas, as responsabilidades citadas acima se aplicam para todos.

Quer continuar acompanhando conteúdos interessantes como este? Então siga-nos no Facebook, LinkedIn ou assine o nosso canal no Youtube e não perca nenhuma novidade!

 

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje está à frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

Escreva um Comentário