Power Bi ou Excel: conheça 8 motivos para apostar no Power Bi

Conheça os mais variados tipos de tecnologia que irão ajudar você e a sua empresa a evoluir cada vez mais e descubra as vantagens do Power Bi!

As tecnologias dominam cada vez mais o mercado e são cruciais para a organização de processos, bem como a captação de dados dos clientes e, também, das informações internas da empresa.

Escolher o programa que melhor se encaixa às suas necessidades é um dos principais passos para a organização de processos. Você sabe como definir o programa ideal para atender às suas demandas? Entre Power Bi ou Excel, qual seria a sua decisão?

O Power Bi, a ferramenta de Business Intelligence da Microsoft, é uma alternativa mais moderna e completa, capaz de trazer todas as ferramentas necessárias para manter a sua empresa de pé.

Se você ainda não sabe escolher entre Power Bi ou Excel, conheça, abaixo, alguns motivos que podem fazê-lo investir em uma tecnologia mais recente, mais ágil e, principalmente, mais barata.

O que é Power Bi?

power bi

O Power Bi oferece aos usuários uma maneira de analisar, agregar, compartilhar e visualizar inúmeros dados. O processo é semelhante ao oferecido pelo Excel, porém ainda mais ágil e assertivo. Com o Power Bi, é possível fazer análises de dados aprofundada e gerar relatórios mais precisos.

Além disso, a sua experimentação é ágil e traz funções estatísticas e cálculos em conjuntos de dados amplificados.

O Power Bi também oferece uma recombinação de campos assertiva, capaz de oferecer insights mais relevantes do que o Excel.

É importante lembrar que o Power Bi executa, de forma ainda mais simples, trabalhos pequenos dentro do próprio Excel. Ao utilizar a ferramenta de Business Intelligence da Microsoft, você gera projetos alinhados às expectativas do universo empresarial.

Depois de conhecer e dominar as funções do Power Bi, você pode apostar no novo e acompanhar as tendências do mercado sem abandonar o Excel.

O que é Excel?

O Excel, também conhecido como Microsoft Excel, é um aplicativo criado para gerar planilhas por meio de uma plataforma eletrônica. O recurso foi criado pela Microsoft em 1987 e era utilizado em computadores com o sistema operacional da empresa.

Power Bi e Excel são ferramentas aliadas em prol de resultados satisfatórios. Ambas trabalham com uma boa organização e permitem que os seus dados sejam controlados de maneira prática.

No entanto, é preciso levar em conta que, nos últimos anos, o Excel se tornou menos atrativo aos olhos do mercado. Dominar recursos tecnológicos é um grande diferencial no currículo, especialmente ao lidar com análise de dados.

Por meio dessa plataforma, é possível criar planilhas eletrônicas. O Excel também oferece a possibilidade de criar tabelas, gráficos, cálculos, desenhos simplificados, listas com nomes em ordem alfabética ou números na ordem crescente. Não é à toa que o programa foi um verdadeiro sucesso desde o seu lançamento.

Power Bi ou Excel: por que escolher o Power Bi?

Agora, podemos responder à grande questão deste artigo: Power Bi ou Excel? Apesar das semelhanças entre as ferramentas, a modernidade e a eficácia estão ao lado do primeiro modelo.

Confira abaixo os oito principais motivos para escolher o Power Bi.

1. Armazenamento de dados

Um dos maiores benefícios oferecidos pelo Power Bi é a capacidade de armazenar dados e compactar arquivos de forma ágil e precisa. Dessa forma, você poderá visualizar, analisar e identificar quantidades de dados que não poderiam ser abertos no Excel.

Por meio da ferramenta, grandes conjuntos de dados não precisam ser agregados e, consequentemente, ocupam menos espaço no computador.

2. Dashboards intuitivas 

O Power Bi é campeão em dashboards inteiramente intuitivas. A facilidade em seus processos encanta e chama a atenção de muitos usuários. Uma das ferramentas mais utilizadas é a de arrastar e soltar, que otimiza tempo e mantém a organização.

Além disso, você também poderá criar vários esquemas de cores e outros tipos de brandings. Com isso, sua equipe ganha tempo para se concentrar nos demais projetos dentro da empresa e não em apenas um.

3. Tendências

Outra grande sacada da ferramenta é a opção de localizar tendências de dados de uma forma muito mais fácil, o que direciona o tempo para operações realmente importantes dentro da empresa

4. Dados em nuvem

Os dados em nuvem também chamam a atenção. Após concluir a análise de todos os seus dados, você precisa publicar e divulgar relatórios para aumentar a visibilidade.

Com o Excel, seria necessário enviar arquivos muito densos por e-mail. Por meio da nuvem segura da Microsoft, é possível automatizar as atualizações de todos os dados estruturais de sua empresa.

5. Segurança

O Power Bi possui recursos que permitem ao usuário adicionar a Segurança em Nível de Linha, também conhecida como RLS. Por não suportar arquivos muito grandes, o Excel não consegue ter um desempenho equivalente.

Um dos principais usos do programa de RLS está ligado à proteção dos funcionários. O filtro de acesso simples reduz o risco de vazamento de dados.

6. Cruzamento de dados

Além de centralizar as informações, o Power Bi cruza os dados para que uma análise mais precisa seja entregue para quem está fazendo um projeto específico. Dessa maneira, você poderá ter o controle completo nas suas mãos, nos mais variados cenários do mercado.

É possível, também, reunir dados manualmente. Ferramenta extremamente necessária, o Power Bi otimização as operações e, ainda por cima, evita mais do que 90% das falhas de um sistema manual.

7. Velocidade

A velocidade é um fator muito importante para o controle de projetos. A ferramenta de Business Intelligence da Microsoft oferece um agilidade superior à de outros programas por um preço mais acessível.

A automatização de tarefas faz com que o ganho de tempo seja uma realidade. Além disso, a produtividade acompanha o pacote, pois os colaboradores se sentem muito mais instigados a colaborar quando o trabalho flui de maneira simples.

8. Menos chances de errar

O Power Bi possui um sistema de análises profundas de processos e dados. Sendo assim, as chances de errar são muito menores e a evolução do seu negócio flui com mais facilidade.

Agora que você sabe escolher a ferramenta ideal para atender às suas demandas, continue de olho nos conteúdos da CAE Treinamentos e fique por dentro das novidades!

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje está à frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

Escreva um Comentário