Muito se fala sobre a implementação de uma cultura organizacional que respeite e reflita sobre políticas ambientais que deve ser realizada por toda empresa. Isso porque desde a década de 1970, com o surgimento do desenvolvimento sustentável, políticas públicas em torno desse tema vêm adaptando as empresas mundo afora para uma nova realidade.

A partir daí, o conceito de SGA ou Sistema de Gestão Ambiental surge e começa a se expandir! Com a democratização do acesso à informação, os consumidores de produtos e usuários de serviços estão muito mais criteriosos em relação às atitudes, comportamentos e iniciativas das empresas sobre temas caros ao meio-ambiente.

O sistema SGA vem para criar uma relação sustentável entre a empresa e o meio ambiente por meio das próprias atividades. E isso envolve não só os meios de produção, mas fornecedores, parceiros e quadro organizacional. A empresa precisa se envolver nesse sistema como um organismo único. Continue sua leitura e entenda mais sobre esse tema!

Afinal, o que é o SGA?

O SGA – Sistema de Gestão Ambiental é um conjunto de metodologias criadas a partir do conceito de desenvolvimento sustentável para adequar os processos e procedimentos das empresas a práticas menos impactantes na natureza. Esse conceito foi criado na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em Estocolmo, em junho de 1972.

Até aquele momento, não havia uma preocupação nem por parte das empresas, nem por parte da sociedade sobre o impacto das ações humanas sobre o meio ambiente e sua relação com ele. 

Foi a partir da Conferência de Estocolmo que houve uma pressão da sociedade para que as empresas encontrassem uma maneira de continuar sendo produtivas, porém sem agredir o meio ambiente ou ao menos estabelecer uma relação harmoniosa com a natureza, compensando o planeta pelos recursos usados como matéria-prima.

Para que não ficasse apenas um conceito ideológico, foram estabelecidas normas internacionais como a ISO 14001, que ajuda as empresas a implantarem e gerenciarem um plano ambiental, tendo um alinhamento conforme o ideal da sustentabilidade na produção.

Por meio dessa norma, é possível definir objetivos claros e efetivos dentro do sistema SGA e como eles devem ser implementados nos processos da empresa. Vamos entender os detalhes da implementação de um SGA?

Quais são os objetivos do SGA?

Os objetivos do SGA estão relacionados ao desenvolvimento sustentável e todos eles devem melhorar a relação da empresa com o meio ambiente de forma efetiva.

Para isso acontecer, algumas metas devem ser estabelecidas dentro de cada objetivo para garantir a efetividade das ações e para o desenvolvimento da própria empresa nessa direção. Sendo assim, o Sistema de Gestão Ambiental visa:

  • Reduzir os desperdícios e custos na produção;
  • Maior credibilidade com a sociedade;
  • Ter um melhor relacionamento com órgãos de fiscalização ambiental;
  • Relacionamento mais transparente com o poder público;
  • Controlar todo o processo de produção ou serviço para que estes não tenham influência negativa ao meio ambiente;
  • Alcance de benefícios financeiros e operacionais em torno da aplicação de políticas internas em consonância com o Sistema de Gestão Ambiental.

Todas essas metas só terão aplicabilidade através de um método muito importante, o PDCA, que serve como base para todo o SGA. 

imagem com bullet points objetivos do sga

Para que as políticas ambientas definidas pela empresa sejam praticadas e benéficas, é preciso ter um planejamento minucioso das ações.

Quais são as etapas do Sistema de Gestão Ambiental?

Um Sistema de Gestão Ambiental segue cinco etapas de implementação para ter efetividade. Vamos entender cada uma!

Política Ambiental

Nesta fase, os gestores da empresa devem elaborar um documento com as metas de sustentabilidade, como elas serão implementadas e adequadas à nova política ambiental, elencando as intenções, ações e objetivos, além de atestar o comprometimento de todos os envolvidos com o Sistema de Gestão Ambiental.

Planejamento

Todo o planejamento é guiado pela NBR ISO 14001, à qual orienta que haja um plano de ação conforme o posicionamento da empresa em relação ao meio ambiente, e que no plano conste uma avaliação geral sobre o impacto que a produção e as atividades organizacionais causam na natureza.

Na elaboração do planejamento de políticas ambientais, a empresa deve levar em consideração os aspectos ambientais do entorno da localidade onde a empresa está, os requisitos legais para implementação, manutenção dos programas ambientais e as metas de sustentabilidade.

Implementação e Operação

A implementação completa do SGA só será possível por meio da definição de algumas estruturas e ações fundamentais para que as operações da empresa sejam validadas pela norma ISO 14001, como por exemplo:

  • Estrutura organizacional e responsabilidade individual e coletiva;
  • Treinamentos e capacitações;
  • Comunicação e conscientização;
  • Documentação do Sistema de Gestão Ambiental;
  • Controle de documentos;
  • Controle operacional;
  • Preparação e atendimento a emergências.

Verificação e Ação Corretiva

A análise qualitativa, quantitativa e o monitoramento servirão para verificar se o plano de ação da empresa corresponde com as ações praticadas por ela. Dessa forma, o gestor consegue identificar se há resultados indesejáveis e pode tomar as medidas necessárias para otimizar ou reverter a situação.

Todo esse monitoramento é feito a partir de três etapas:

  • Monitoramento e medição;
  • Não conformidade e ações corretivas e preventivas;
  • Registros e Auditoria do SGA.

Análise crítica

A última etapa de implementação do Sistema de Gestão Ambiental é a revisão completa do plano de ação, bem como de toda a política ambiental adotada pela empresa. A revisão no planejamento ajuda a encontrar pontos de melhoria e ajustes nas estratégias para tomar ações mais efetivas conforme o sistema SGA.

Existem benefícios para implantar o SGA?

Sem dúvidas! A implementação de um SGA em qualquer empresa só trará benefícios a curto, médio e longo prazo.

O SGA é primordial para qualquer empresa que queira se manter moderna e competitiva, pois os cuidados como meio-ambiente não são somente ações de marketing, mas sim uma necessidade contemporânea e global de um comprometimento real com os recursos finitos do nosso planeta.

Se envolver genuinamente com a causa ambiental trarão muitos benefícios ligados direta e indiretamente à implantação do SGA.

imagem ilustrativa com 5 cards sobre os benefícios de implementar o sga
  • Conquista de novos e fiéis consumidores;
  • Redução de custos e de desperdícios maior do que em outras companhias;
  • A obtenção de maior oportunidade em mercados internacionais;
  • O aumento de lucro pela inovação de produtos verdes e com menor concorrência no mercado;
  • Redução dos impactos ambientais.

SGA x PDCA: Como aplicar o SGA?

A base do Sistema de Gestão Ambiental é a ferramenta PDCA, muito conhecida e importante para a melhoria contínua das empresas. Cada letra que compõe a sigla significa uma ação que o gestor deverá executar.

Plan, Do, Check e Act, ou planejar, fazer, checar e agir. Esses passos serão dados um por vez e nessa sequência, cabendo ao gestor executar as tarefas de cada etapa

  • Plan (Planejar): O Gestor ambiental deverá identificar durante o processo quais as suas fases que estão causando impactos negativos ao meio ambiente, além de estabelecer todos os indicadores ambientais que serão monitorados durante o processo;
  • Do (Fazer): Realizar a implementação de todo o processo de mudança, de acordo com o objetivos propostos pelo sistema;
  • Check (Checar): O gestor deverá monitorar as efetividades da implementação das novas práticas e os resultados propostos pela mudança;
  • Act (Agir): Nesta fase, o gestor deverá atuar de modo corretivo, para que a meta inicial seja atingida. Após a conclusão da meta, há a reaplicação dessa ferramenta.

Quais os cuidados ao implementar o SGA?

Na implementação de um SGA, é essencial executar minunciosamente o plano de ação para que nenhum ponto se torne genérico e abra espaço para interpretações equivocadas do conteúdo.

Para que o SGA seja eficiente e eficaz, as informações, dados, metas e ações precisam estar claramente definidos e explicados para que todos os envolvidos executem as ações e processos consoante com o planejamento.

Como garantir o sucesso do SGA?

Para ter sucesso na implementação e execução do SGA, você precisa ter o domínio não só dessa ferramenta, mas diversas outras ferramentas de gestão que você encontra na nossa página de cursos e treinamentos.

Gostou do artigo? Então não se esqueça de compartilhar este texto nas suas redes sociais e acesse o nosso blog da Frons para ler mais e ampliar ainda mais os horizontes e ter uma carreira de sucesso!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.