Curso Lean Manufacturing: 4 razões para fazer + curso grátis

A busca pela melhoria contínua de processos é uma preocupação constante dos gestores de empresas. Encontrar profissionais capazes de otimizar resultados e reduzir desperdícios da linha de produção é, sem dúvida, um dos objetivos de todo negócio. Realizar um curso de Lean Manufacturing te coloca entre esses profissionais tão desejados do mercado.

A formação em Lean Manufacturing auxilia o profissional a agir de maneira estratégica e assertiva para:

  • identificar os defeitos da produção;
  • reconhecer desperdícios;
  • aumentar a qualidade da entrega;
  • contribuir para a redução de custo da empresa, e mais.

Então, se você quer ser um profissional capaz de traçar estratégias e aplicar ferramentas que alcancem todos os objetivos acima, ou se você deseja que sua empresa possa contar com um profissional como este, continue acompanhando este artigo.

O que é Lean Manufacturing?

o Lean Manufacturing, ou “manufatura enxuta”, em português, é uma metodologia pela qual um profissional planeja, aplica e monitora melhorias dentro de um sistema de produção. Seu principal objetivo é reduzir – ou eliminar – desperdícios comuns em uma linha de produção. Para isso o modelo utiliza a seu favor ferramentas como:

  • Kanban;
  • mapeamento do fluxo de valor;
  • Kaizen, kanban, e outras.

Para conhecer as demais ferramentas que fazem parte da metodologia de melhoria contínua, acesse o artigo; “Top 10 | Ferramentas do Lean Manufacturing: suas funções e benefícios”. 

O Lean Manufacturing ficou conhecido no mundo todo com o Sistema Toyota de Produção e se espalhou para outros ambientes profissionais, muito além da fábrica ou indústria, seno utilizado em escritórios e na área da saúde, como modelo de gestão de qualidade.

Para alcançar o objetivo de reduzir e eliminar desperdícios, outro grande norte do Lean Manufacturing é a dedicação em identificar e oferecer soluções com valor agregado para o cliente. Entendendo o que o consumidor enxerga como valioso e descartando o restante.

Um curso de lean manufacturing online vai possibilitar que o profissional conheça:

Razões para fazer um curso Lean Manufacturing

Como explicamos acima, o Lean Manufacturing é um método consolidado, por isso, para dominá-lo e ser capaz de aplicar cada uma das suas etapas e ferramentas, é preciso que o profissional realize o curso de Lean Manufacturing.

Leia também: 7 empresas que aplicam o Lean Manufacturing com sucesso

Ao aprender como implantar o Lean Manufacturing a empresa terá acesso a benefícios diretos, que impactarão todos os setores do negócio. A seguir, você conhecerá outras razões para realizar o curso de Lean Manufacturing.

1. Atender as demandas dos clientes e gerar mais negócios

Uma das principais preocupações de qualquer negócio é atender às demandas de seus clientes de maneira adequada, agregando valor em suas entregas.

Entretanto, o primeiro passo deve ser entender o que realmente gera valor para o cliente e o que você apenas acha que gera. O que você apenas acha que gera valor, em geral, gera apenas despesa e desperdício para sua empresa, por isso, um dos aspectos fundamentais do Lean Manufacturing é entender e atender as demandas reais dos clientes, e assim:

  • reduzir desperdícios e seus consequentes custos;
  • gerar mais negócios.

2. Gerar eficiência dos fluxos de trabalho

Criar fluxos de trabalho eficientes, que não são interrompidos e não geram produtos defeituosos é outro aspecto abordado por cursos de Lean Manufacturing.

A eficiência trás junto a si maior produtividade, satisfação do cliente, redução de desperdício e maior lucratividade. Bom, não é mesmo?

3. Reduzir desperdícios

Já falamos sobre isso, entretanto, este aspecto merece destaque entre as razões para a realização de um curso de Lean Manufacturing.

Você vai ficar assustado com o impacto do desperdício em seus resultados, então, para compreender esse aspecto, indicamos que você assista ao vídeo abaixo:


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

4. Aumentar a produtividade e qualidade

Com a redução de desperdício e a melhora do fluxo de trabalho, é de se esperar que a produtividade da sua empresa aumente. Sem retrabalho ou defeitos sua equipe vai produzir mais itens de alto valor para o cliente em menos tempo.

Esse é mais um exemplo de que a formação em Lean Manufacturing traz resultados diretos na satisfação do cliente e no caixa da empresa.

As ferramentas do Lean Manufacturing também geram otimização do tempo, por meio de uma organização logística mais eficiente e com redução de atrasos.

Onde encontrar curso de Lean Manufacturing grátis?

A busca por capacitação deve ser constante entre os profissionais que buscam contribuir para as empresas nas quais trabalham (ou desejam trabalhar). Em contrapartida, também é de responsabilidade das empresas oferecer e usar o treinamento profissional como ferramenta para melhorar os resultados gerais da organização.

Como vimos ao longo deste texto, o Lean Manufacturing é um método que contribui em diversas frentes estratégicas da empresa, e, por isso, os profissionais capacitados na metodologia ocupam lugar de destaque dentro das organizações e no mercado de trabalho como um todo.

Dessa forma, se você está a procura de um  curso de Lean Manufacturing EAD gratuito nós te indicamos a CAE Treinamentos e o módulo Lean Manufacturing Basic, 100% online e grátis! Com essa formação você irá aprender sobre os princípios básicos da metodologia e as métricas importantes para sua implantação.

Além do curso básico, você também pode realizar, online, o curso de Lean Manufacturing Specialist da CAE Treinamentos.

A CAE oferece cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado. São mais de 100 empresas de renome atendidas e 3.000 alunos capacitados pela plataforma online e cursos in-company.

  • Certificações reconhecidas pelas maiores empresas do país
  • 5 anos de suporte após a conclusão do curso
  • 94% dos alunos classificam os cursos com “ótimo” ou “bom”.

Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje está à frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

Escreva um Comentário