9 livros sobre lean manufacturing que você PRECISA ler!

Há literalmente centenas, senão milhares de livros sobre lean manufacturing e melhoria contínua nas livrarias físicas e virtuais.

Se você está apenas começando a aprender sobre os princípios do lean manufacturing ou é um especialista experiente, esses livros devem ser leitura obrigatória.

As recomendações vão desde os clássicos que foram fundamentais na evolução do lean manufacturing até os autores contemporâneos de guias práticos e manuais sobre métodos lean e os princípios da gestão lean manufacturing.

Sem mais delongas, apresentamos a seguir os nove livros sobre lean manufacturing que você deve ler sobre o assunto.

TOP 9 livros sobre lean manufacturing

1. Gemba Kaizen (1997) – Masaaki Imai

gemba-kaisen-masaaki-imai

Com a publicação de seu livro ‘Kaizen‘ em 1986, Masaaki Imai trouxe para o público a filosofia japonesa de melhoria contínua.

Na sequência, no livro de lean manufacturing ‘Gemba Kaizen’, o Imai trouxe outro conceito inovador e essencial da metodologia Lean: o gemba.

Combinando o foco em melhorias pequenas e incrementais com uma compreensão completa do “lugar real”, o livro contribuiu significativamente para a mentalidade dos profissionais Lean atuais.

Como um bônus, o texto inclui vários estudos de caso com exemplos reais de utilização do método gemba kaizen.

2. Lean Turnaround: A Grande Virada (2012) – Art Byrne

lean-turnaround-art-byrne

Poucos profissionais podem reivindicar o nível de sucesso com a metodologia Lean no mundo real quanto Art Byrne. Talvez, nenhum outro livro ofereça um mergulho tão profundo na natureza estratégica do Lean manufacturing ou no papel dos líderes seniores na condução da mudança.

Toda a experiência de Byrne vem do seu tempo como CEO da Wiremold.

‘Lean Turnaround: A Grande Virada’ é um dos livros sobre lean manufacturing de leitura obrigatória para qualquer profissional que queira criar e manter uma organização de sucesso.

3. No Encalço das Líderes (2008) – Steven Spear

no-encalco-das-lideres-steven-j-spear

O que diferencia as organizações dinâmicas da concorrência? Do mesmo autor que escreveu o artigo ‘Decodificando o DNA do Sistema Toyota de Produção’, Steven Spear vai além do tangível e do técnico para descobrir as capacidades subjacentes das organizações de alta performance.

Através da observação direta de organizações bem-sucedidas como a Toyota, Alcoa e a Marinha Nuclear dos Estados Unidos, Spear identifica os quatro fatores críticos que impulsionam a melhoria contínua dos sistemas complexos de hoje:

  1. projeto de sistemas;
  2. solução de problemas;
  3. compartilhamento de conhecimento;
  4. desenvolvimento de pessoas.

4. O Sistema Toyota de Produção: Além da Produção em Larga Escala (1988) – Taiichi Ohno

sistema-toyota-producao-além-producao- em-larga-escala-taiichi-ohno

Uma visão da ascensão histórica da fabricação da Toyota pelos olhos de seu principal contribuinte: o Sr. Taiichi Ohno.

Destacando as importantes forças sociais e econômicas que impulsionaram a criação do que hoje conhecemos como o Sistema Toyota de Produção, este livro de lean manufacturing enfoca principalmente a história e o pensamento a partir dos quais o sistema evoluiu.

O livro não faz um mergulho profundo nos aspectos técnicos do sistema. Mas ensina uma lição muito maior aos atuais líderes das empresas: as organizações lean podem aprender – e lucrar – muito mais com a Toyota, concentrando-se no que criou o sistema do que copiando o próprio sistema.

5. A máquina que mudou o mundo (1990) – James Womack, Daniel Jones e Daniel Roos

a-maquina-que-mudou-o-mundo-james-womack

Esse é o livro que cunhou o termo “Lean” com base nos resultados de mais de cinco anos de estudo da indústria automobilística japonesa pelo MIT.

Womack, Jones e Roos documentam completamente o Sistema Toyota de Produção, apontam as vantagens do lean manufacturing sobre o sistema predominante de produção em massa usado no mundo ocidental na época.

Eles previram corretamente a ascensão dos princípios lean não apenas na fabricação de automóveis, mas em qualquer empreendimento criador de valor.

6. Saia da crise (1986) – W. Edwards Deming

saia-da-crise-deming

Embora não seja necessariamente centrada no Lean, em Saia da Crise, W. Edwards Deming fornece a base para muitos componentes principais dos sistemas de gestão lean manufacturing.

Deming mostra 14 pontos para que as empresas coloquem a sustentabilidade de longo prazo à frente de incentivos financeiros de curto prazo, através do aumento da qualidade do produto e envolvendo todos os funcionários nos esforços para transformar a organização.

Soa familiar? Além disso, é um dos livros sobre lean manufacturing que representa a primeira aparição impressa da estrutura primária para a solução de problemas Lean: o Ciclo de Shewhart, também conhecido como Planejar, Fazer, Verificar, Agir (PDCA).

7. O Modelo Toyota: 14 Princípios de Gestão do Maior Fabricante do Mundo – Jeffrey Liker

o-modelo-toyota-Jeffrey-Liker

Antes da publicação de ‘O Modelo Toyota’, a grande maioria da literatura Lean se concentrava em descrever os aspectos tangíveis e técnicos do Sistema Toyota de Produção.

Sem entender as filosofias de negócios e os princípios de gerenciamento associados, a maioria das organizações que tentaram imitar a Toyota não conseguiu gerar o mesmo nível de resultados.

Em o ‘O Modelo Toyota’, o Jeffrey K. Liker mudou o foco das ferramentas e técnicas superficiais do sistema de produção para os 14 princípios-chave que definem o estilo de gestão da Toyota.

Ao fazer isso, o livro foi o primeiro a articular a verdadeira fonte do sucesso da Toyota em um formato disponível e compreensível para todos

8. O Sistema Toyota de Produção do Ponto de Vista da Engenharia de Produção – Shigeo Shingo

o-sistema-Toyota-de-producao-do-ponto-de-vista-da-engenharia-industrial-shigeo-shingo

O agora famoso “livro verde” – na capa original em inglês – que começou tudo. Com este livro, Shigeo Shingo fornece o estudo mestre de todos os aspectos do sistema de produção apelidado de “just-in-time”.

Quase uma década antes da publicação de ‘A Máquina que mudou o mundo’, o livro foi o primeiro texto traduzido para o inglês a discutir muitos dos conceitos do Sistema Toyota de Produção, como poka-yoke (impermeabilização), heijunka (nivelamento), trabalho padronizado e os sete desperdícios.

9. Toyota Kata: Gerenciando Pessoas para Melhoria, Adaptabilidade e Resultados Excepcionais – Mike Rother

toyota-kata-Mike-Rother

De todos os textos sobre Lean e melhoria contínua, a Toyota Kata atinge o que nenhum outro livro conseguiu antes: traduzir o Lean em um conjunto de rotinas simples e práticas, organizadas em torno da melhoria e do coaching, que podem ser praticadas em todos os níveis de uma organização.

Rother reduz muitas falácias de longa data sobre a prática do Lean, como a incompreensão das “ferramentas” comuns do Lean manufacturing e o equívoco na eliminação de resíduos.

Ao fazê-lo, o Rother coloca o foco exatamente onde deveria estar: no desenvolvimento de cada pessoa na organização através do hábito de resolver problemas e alcançar a melhoria contínua.

Você já leu algum destes livros sobre lean manufacturing? Qual você recomendaria? Tem um livro favorito? Deixe nos comentários sua sugestão.

Aprenda Lean Manufacturing online

Capacite sua equipe no uso das melhores ferramentas de qualidade como as certificações Six Sigma, Lean Manufacturing, dentre outras, com os cursos da CAE Treinamentos.

São mais de 100 empresas de renome atendidas e 3.000 alunos capacitados pela plataforma online e cursos in-company.

  • Certificações reconhecidas pelas maiores empresas do país
  • 5 anos de suporte após a conclusão do curso
  • 94% dos alunos classificam os cursos com “ótimo” ou “bom”.

Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje está à frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

Escreva um Comentário