Para obter vantagem competitiva, muitas empresas adotam o Lean Manufacturing. Essa metodologia, traduzida para português como manufatura enxuta, permite que as empresas:

  • Aumentem a produção
  • Reduzam custos
  • Melhorem a qualidade dos produtos e serviços
  • Aumentem os lucros

Essas melhorias são possíveis devido aos 5 princípios do Lean Manufacturing, que são:

  • Identificar valor
  • Mapear o fluxo de valor
  • Criar fluxo contínuo (sem interrupção)
  • Estabelecer produção puxada
  • Buscar a perfeição.

Como surgiram os princípios do Lean Manufacturing?

Os princípios do Lean Manufacturing surgiram no Japão, do que hoje conhecemos como Sistema Toyota de Produção. Trata-se de um conjunto de ferramentas, princípios e conceitos que objetivam a melhoria contínua dos processos de todo o negócio.

No livro “Lean Thinking”, James Womack e Daniel Jones, autores da obra, identificaram os princípios do Lean Manufacturing, aqui listados.

Os 5 princípios do Lean Manufacturing

Os 5 princípios do Lean Manufacturing, ou manufatura enxuta, são a base do sucesso da Toyota e podem ajudar as empresas de todos os tamanhos a criarem produtos centrados no que os clientes desejam, sem desperdícios.

Venha conhecer no vídeo abaixo quais disperdícios também devem ser evitados.

1. Identificar valor

Para identificar valor é preciso que a empresa compreenda:

  1. O que os clientes valorizam
  2. Como seus produtos ou serviços atendem a essas necessidades

Com o conhecimento necessário sobre os valores de seus clientes a empresa passa a agir guiada por essa informação.

É bastante intuitivo considerar que, de posse de uma informação tão importante, a empresa comece a tomar decisões baseadas nesse contexto, projetando produtos e serviços que atendam aos valores de seus clientes e, consequentemente, removendo recursos que não estão alinhados à nossa realidade e etapas desnecessárias do processo.

Aplicando as etapas de como funciona o Seis Sigma a empresa pode identificar os valores de seus clientes, bem como suas mudanças de comportamento, desejos e necessidades.

Saiba mais sobre as melhores formas de prestar atenção do seu cliente no nosso vídeo abaixo:

2. Mapear o fluxo de valor

O segundo princípio do Lean Manufacturing propõe o mapeamento de todas as etapas desenvolvimento de um produto desde a concepção, produção e entrega, de maneira que ele atenda aos valores já identificados.

São considerados aspectos como design, forma de uso, capacidade de descarte.

A importância do mapeamento do fluxo de valor está relacionada a:

  • capacidade da empresa visualizar o processo como um todo e não apenas etapas individuais;
  • facilidade de identificação de desperdício, resultando em formas mais simples de encontrar e minimizar processos que não agregam valor.

3. Criar fluxo contínuo

Agora que você já mapeou o fluxo de valor é hora de criar um fluxo eficiente de processos para a produção de produtos que atendam aos valores de seus clientes. Isso exige que os itens passem da produção para o frete sem interrupção.

Ao criar um novo fluxo considere tudo o que está envolvido do processo de produção:

  • pessoas;
  • equipamentos;
  • materiais;
  • ferramentas;
  • sistemas de logística e transporte;
  • controle de qualidade, e mais.

Você perceberá que um novo processo está funcionando quando identificar resultados como:

  • diminuição do tempo de produção;
  • redução de estoque.

Curso gratuito online de Lean Manufacturing

4. Estabelecer produção puxada

O quarto princípio exige que as empresas usem um sistema de produção baseado em pull, ou produção puxada.

Calma, nós vamos explicar!

Sistemas de produção tradicionais tem início com a compra de matérias-primas e suprimentos, bem como estocagem de produtos para venda. Ao contrário, em um sistema de produção puxada, a produção tem início com o pedido do cliente.

O objetivo desse princípio do Lean Manufacturing é eliminar a produção em excesso.

Combine a produção puxada com Kanban e controle o fluxo de materiais de sua produção.

5. Procurar perfeição

O último princípio do Lean Manufacturing busca a perfeição dos processos e deda produção. O objetivo é fazer as empresas se manterem em busca de melhorarem suas práticas.

Utilizar como apoio uma ferramenta de melhoria contínua de processos é fundamental para garantir que esse princípio do Lean Manufacturing será posto em prática.

O Kaizen é uma dessas ferramentas e sua aplicação resultará em maior eficiência de produção e maior produtividade. Isso só para começar!

Quer entender melhor o que é KAIZEN e quando utilizar? Confira nesse vídeo com nosso Master Black Belt, Carlos Santer:

Quando corretamente aplicado, o conjunto formado pelo conceito de Lean Manufacturing, suas ferramentas e princípios, pode levar a melhorias significativas nos resultados da sua organização.

A capacitação dos gestores e de toda a equipe é fundamental em todo esse processo, por isso sugerimos a realização de 2 cursos oferecidos pela Frons:

A Frons oferece cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

Com mais de 3.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade. Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.