Atualmente, 70% das empresas usam o Balanced Scorecard, pelo menos parcialmente, para gerenciar seus objetivos estratégicos. Bastante impressionante para um sistema com menos de 30 anos. Mas, afinal, o que é e como realizar a implantação do BSC em uma empresa?

Antes, vamos relembrar o que é essa ferramenta?

A implantação do BSC tem como objetivo a análise de desempenho abrangente que não se limita a analise financeira de uma organização.

O que é BSC?

O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão desenvolvida para ajudar as organizações a alcançar seus objetivos por meio de melhoria contínua de processos.

Não é difícil encontrar empresas que se concentram apenas em suas métricas e objetivos financeiros. Embora esse setor seja bastante relevante em qualquer organização, ele não é a única área estratégica de um negócio.

Se concentrar apenas nesse setor pode atrapalhar seus gestores a enxergarem necessidades relacionadas a outras áreas estratégicas como produção e equipe.

A implantação do BSC propõe uma visão mais global das organizações, a partir do gerenciamento de 4 perspectivas de negócios:

  1. Cliente
  2. Finanças
  3. Processos internos de negócios
  4. Aprendizagem e crescimento

Cada uma dessas perspectivas possuem seus próprios objetivos e indicadores de desempenho de processos.

A seguir, um exemplo de Balanced Scorecard, desenvolvido pela Gerdau.

Como implantar o balanced scorecard em uma empresa

Fonte: Apresentação SlideShare

O mapa estratégico mostra como cada objetivo se relaciona para que os líderes possam ter uma visão de alto nível da estratégia da organização, rapidamente.

Aprender como fazer a implantação do BSC, ajuda as empresas a tomarem decisões importantes de forma mais informada.

Como realizar a implantação do BSC em uma empresa com 3 passos

Para você que está em busca de dicas sobre como realizar a implantação do BSC em uma empresa, a seguir separamos 3 passos que vão ajudar seus gestores colocarem em prática o método. Então, lápis e papel na mão!

Para conhecer exemplos de Balanced Scorecard, acesse o artigo;Exemplos de BSC: teoria e prática no Balanced Scorecard”.

1. Identifique seus objetivos estratégicos

Quais são os objetivos estratégicos da sua empresa?

Se você não sabe responder a essa pergunta você deve dar uma pausa em sua busca sobre métodos de implantação do BSC e pensar sobre ela.

Identifique os objetivos e metas dentro de cada princípio indicado acima:

  • aprendizado e crescimento;
  • finanças;
  • processos internos de negócios;
  • clientes.

Normalmente, cada perspectiva terá vários objetivos estratégicos (pelo menos dois ou três) para se concentrar.

Não crie muito objetivos para que você possa se concentrar em cada um. Crie objetivos específicos.

Se você ainda tem dificuldades de estabelecer esse tipo de objetivo, acompanhe o vídeo abaixo:


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2. Crie um mapa estratégico

Um mapa estratégico mostra as conexões entre seus objetivos estratégicos, definidos na etapa anterior, organizando a estrutura do BSC.

Essa é uma ferramenta útil para comunicação interna e transparência dentro de uma estratégia organizacional.

Além disso, reforça a participação de cada membro e departamento nos resultados globais da empresa.

Uma maneira fácil de mostrar esses relacionamentos em seu diagrama é com o uso de setas direcionais para mostrar o caminho estratégico e a conexão entre cada objetivo, como apresentado no exemplo do mapa estratégico do BSC da Gerdau.

3. Defina e divulgue as métricas

Se um dos seus objetos com a implantação do BSC é diminuir o tempo para a produção de um produto, sua métrica deve medir o tempo gasto de produção, definindo um número máximo permitido e um valor ideal.

Acompanhe e tire a média de toda a sua produção.

A chave aqui é identificar como você vai medir aquele objetivo e acompanhar a meta. Inclua em seu planejamento o número atual e o número desejado.

Implantação do BSC

Na prática, implementar todas as etapas do BSC pode dar bastante trabalho, por isso, uma sugestão de implementação do Balanced Scorecard em uma empresa de maneira mais eficaz, é usar a tecnologia e as soluções de business intelligence, para automatizar todo o processo de criação e acompanhamento da ferramenta de qualidade.

Além disso, é importante preparar gestores e equipes para gerenciarem resultados e entenderem o que é BSC e como ele pode auxiliar no dia a dia da empresa em busca de soluções para melhoria de processos e, consequente, aumento da produtividade.

Com a participação de seus colaboradores você poderá realizar a implantação do BSC, alcançar resultados mais efetivos e compartilhar as responsabilidade de coletar e quantificar dados.

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Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.