O 5S é um famoso programa japonês que permite que a gestão empresarial tenha um maior nível de qualidade. Os aspectos mais relevantes para o programa 5S são a limpeza, organização e padronização dos processos.

O 5S é, sem dúvida, uma das metodologias de melhoria contínua e gestão mais utilizadas no mundo, por empresas que buscam melhorar seus processos e aumentar a produtividade. Entretanto, para que os resultados sejam alcançados, de maneira global, é fundamental que a equipe “abrace” a causa. Para facilitar esse processo, sua organização pode implementar uma dinâmica 5S nas empresas.

O 5S [relembrando]

Eu sei que você está ansioso para conhecer as dinâmicas 5S para empresas, mas antes vale relembrar alguns conceitos sobre esse modelo.

O 5S não é encarado apenas como uma metodologia, mas como uma filosofia que deve estar incorporada à cultura da organização.

O programa de qualidade 5S reúne 5 termos japoneses, que, em conjunto, representam toda a filosofia:

  • seiri (Utilização);
  • seiton (Arrumação);
  • seiso (Limpeza);
  • seiketsu (Padronização);
  • shitsuke (Disciplina).
Programa 5S e seus benefícios. É um programa que visa aumentar e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas na organização

O objetivo do 5S é criar um ciclo de melhoria contínua do ambiente de trabalho e das condições de trabalho. Envolve todos da organização, dos diretores aos estagiários, passando por todas a hierarquia.

Com baixo custo de implementação, é uma prática que pode ser adotada por grandes e pequenas empresas.

Por sua aparente simplicidade, é comum que o 5S seja apresentado à empresa em uma palestra em conjunto com uma lista de verificação de tópicos a serem analisados, mas sem uma continuidade de treinamentos voltados à real incorporação do modelo, no dia a dia da empresa.

O 5S é uma atividade diária, que exige dedicação até que ela se torne, de fato, parte vital da cultura de toda a empresa. Para que esse acompanhamento seja feito, uma outra ferramenta de gestão de qualidade e melhoria contínua de processos deve entrar em cena: o PDCA.

Para compreender melhor cada uma das etapas para a adoção efetiva do 5S, indicamos a leitura do artigo; “Como implantar o 5s em 5 passos: mais eficiência em processos”.

Após esse breve resumo do que é o 5S, podemos caminhar para apresentação das  dinâmicas para sensibilizar equipes para os 5S.

Dinâmica 5S para empresas: 3 atividades para sensibilizar sua equipe

A seguir, selecionamos três dinâmicas de grupo para 5S super simples de serem adotadas e que vão ajudar sua empresa a compartilhar a importância dessa filosofia para:

  • manter a harmonia no ambiente de trabalho;
  • alcançar uma organização com foco em produtividade;
  • desenvolver uma melhor gestão de tempo etc.

1. Show do 5 S (Show do Milhão)

Você deve se lembrar do Show do Milhão, o programa de perguntas e respostas apresentado por Silvio Santos, no SBT. Essa dinâmica 5S para empresas é inspirado nesse jogo que deixava o vencedor milionário. Na sua empresa, você não precisa dar um milhão de reais para quem responder corretamente todas as perguntas, mas quem sabe um mimo?

A dinâmica “show do 5S” deve ser realizada após uma palestra sobre o assunto, que seja completa e apresente os conceitos relacionados ao assunto.

É importante reforçar que em qualquer nível de implementação da ferramenta que a sua empresa estiver é possível realizar essa dinâmica, afinal, é você, o gestor de RH ou o responsável pelo treinamento, que deve criar as perguntas que serão feitas. Com isso o nível de dificuldade é controlado pelos responsáveis pelo evento.

Bom, após a apresentação teórica é hora de começar. Antes, entretanto, as perguntas do “milhão” já deve estar em cards ou no PowerPoint. As etapas que seguem são:

  1. sorteie um participante;
  2. faça a pergunta e dê as alternativas;
  3. a cada acerto o participante passa para uma outra pergunta;
  4. a cada erro o participante é trocado;
  5. o participante deve ter de 5 a 10 segundos para responder a pergunta;
  6. são 15 perguntas até chegar ao milhão!
Jogo do Show do 5S. Passo a passo de como fazer.

Com essa dinâmica de 5S para empresas, seus colaboradores se divertem e aprendem, fixando mais facilmente os conceitos envolvidos.

Se você ficou com alguma dúvida, indicamos que assista ao vídeo, a seguir, sobre o “show do 5S”.

2. Jogo dos Números

Essa dinâmica de grupo para 5S é bastante simples. Em um quadro ou mesmo no PowerPoint distribua números de 1 a 99. Esses números devem estar bastante desorganizados.

Dê a seus profissionais 25 segundos para que encontrem, mentalmente e individualmente, a sequência de números desde o 1 até o 49, em ordem cronológica. Primeiro eles devem encontrar o número 1, depois o 2, depois o 3 e assim por diante.

Seus colaboradores terão bastante dificuldade de encontrar os números. Entretanto, essa é apenas a primeira fase dessa dinâmica para sensibilizar equipes para os 5S.

Domine o 5S e implemente do absoluto zero!

Na fase seguinte, você deve excluir os números de 50 a 99, que são números desnecessários para a tarefa que seus colaboradores têm pela frente. O processo de organização dos números em ordem melhora, mas também não é suficiente.

Na terceira fase, os números de 1 a 49 que estão desordenados são divididos em quadrantes. Tornando o processo mais organizado e assim a tarefa mais simples de ser cumprida.

Eu imagino que aqui você já tenha entendido o objetivo dessa dinâmica de grupo para 5S, por isso vou deixar que você assista ao vídeo abaixo, aprenda como colocar em prática cada uma das etapas da “brincadeira” e envolva toda a sua equipe.

3. Dinâmica da Caixa de Ferramenta

Você vai precisar de dois colaboradores e duas caixas de ferramenta, para essa dinâmica 5S para empresas.

Uma caixa de ferramentas deve estar organizada, enquanto a outra está bastante desorganizada. Cada colaborador receberá uma das duas caixas.

Em um quadro negro ou mesmo em uma folha de papel defina quais são as ferramentas que devem ser encontradas pelos funcionários em suas caixas. Mesmas ferramentas, caixas diferentes.

Dê alguns segundos para que a tarefa seja concluída, veja o resultado e discuta com seus colaboradores os conceitos do 5S e como eles podem otimizar as tarefas e o tempo no ambiente de trabalho.

Duas caixas de ferramentas que podem ser implementadas na dinâmica de 5s para empresas

Como adotar a melhoria contínua no ambiente de trabalho?

As ferramentas de qualidade são fundamentais para uma estratégia de gestão que envolva metas relacionadas à produtividade e excelência. Entretanto, em uma empresa, seja ela grande ou pequena, todos, desde o mais alto cargo ou mais inicial, devem incorporar a cultura de melhoria contínua de processos para que ela realmente se torne parte de todo o organismo da organização.

Se você está em busca de ferramentas e metodologias que permitam sua empresa eliminar desperdícios e aumentar a produtividade, você pode fazer um treinamento de 5S online, da Frons.

A Frons oferece cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

Com uma plataforma única, construída especialmente e com feedback dos nossos alunos, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade. Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Se estiver buscando por uma implementação rápida e eficaz do 5S na empresa, nosso programa é dividido em três macro etapas que garantem 100% do resultado.

Para obter mais informações, só clicar na imagem abaixo e solicitar um orçamento.

Domine o 5S e implemente do absoluto zero!
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.