Estratégia Seis Sigma: conceito e vantagens para uma empresa

A estratégia Seis Sigma é um conjunto de técnicas que têm o compromisso de realizar a melhoria contínua dos processos de uma empresa, usando a coleta de dados de cada etapa da produção para analisar e eliminar as falhas e resíduos do sistema. 

A partir dessas etapas iniciais, os benefícios que uma empresa pode esperar ao aplicar a estratégia Seis Sigma são:

  • redução de custos na empresa;
  • melhor qualidade de entrega de produtos e serviços;
  • maior lucratividade;
  • satisfação do cliente.

Entretanto, para que esses resultados sejam alcançados de maneira satisfatória é indicado que a empresa invista na contratação ou treinamento de um profissional com a certificação Seis Sigma. Assim você garante que o especialista domina as ferramentas e técnicas para o avanço da organização.

Estratégia Seis Sigma: como adotar?

A estratégia Seis Sigma para a execução de qualquer processo envolve todos os fatores que podem afetar seu desempenho. Ela é baseada em uma abordagem organizada e as seguintes questões desempenham o papel vital por trás de sua formulação.

1. Criação do escopo do processo de produção

Um processo de produção, com base no cálculo estatístico, é projetado de tal maneira que produz um produto livre de defeitos e fornece um resultado consistente desde o início.

Estratégia seis sigma

2. Identificação das variáveis

Isso envolve a análise e a medição de todas as variáveis ​​de entrada, que podem afetar a saída, ou o resultado, de qualquer processo.

3. Raciocínio e Análise

Os problemas, que podem criar desvios no resultado desejado, são analisados ​​com base em dados e fatos coletivos, e não em suposições.

4. Melhoria de Qualidade

A estratégia se concentra em melhorar o processo e, assim, maximizar a qualidade do produto.

5. Ambience Disciplined

Uma abordagem mais estruturada e disciplinada deve ser fornecida, a fim de resolver qualquer problema de produção ou atendimento.

6. Comunicação Interna

Implementar a estratégia Seis Sigma exige uma boa comunicação interna, para impedir que qualquer falha dentro de um método de melhoria contínua ocorra.

A comunicação também ajuda a envolver mais pessoas na busca da solução para qualquer questão e, assim, resolvê-la com cooperação mútua.

7. Comunhão de Conhecimento

Envolve o aprendizado e o compartilhamento de novas técnicas de solução de problemas e, assim, produz resultados mais rápidos.

8. Definição de Metas

Em uma estratégia Seis Sigma, a organização deve definir metas de curto e longo prazo, com relação:

  • ao nível de qualidade do produto;
  • a margem de lucro desejada;
  • o valor de mercado da empresa.

Essas metas devem ser lógica e analiticamente alcançáveis, bem como desafiadoras. Isso garante uma melhoria consistente na qualidade do produto, bem como ampliação do valor de mercado da empresa.

9. Aplicação do DMAIC

A aplicação constante da metodologia DMAIC deve  fazer parte do processo para alcançar um resultado desejado, bem como aumentar o nível de qualidade do produto.

Estratégia seis sigma

Fonte: Blog da Qualidade

Entenda melhor sobre a metodologia e sua aplicabilidade com nosso Master Black Belt, Carlos Sander, no vídeo abaixo:


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

10. Tomada de Decisão Baseada em Dados

Uma estratégia Seis Sigma exige a tomada de uma decisão baseada em dados e fatos, em vez de suposições, para fornecer um crescimento consistente ao processo em termos de progresso.

O processo deve ser sempre analisado estatisticamente e novos métodos devem ser implementados para atingir os objetivos desejados.

Importância da estratégia Seis Sigma: as razões para adotar

A seguir, listamos algumas das vantagens de aplicar a estratégia Seis Sigma.

1. Mapeamento de processos para posterior otimização

Ao realizar o mapeamento de processos da sua empresa, gestores e equipes de trabalho conseguirão identificar suas principais falhas e gargalos. A partir daí será possível corrigir os erros e eliminar os desperdícios de:

  • tempo;
  • dinheiro;
  • insumo.

Se você não domina as técnicas corretas para o desenvolvimento dessa primeira etapa, sugerimos que acesse o artigo; “Como elaborar um fluxograma de processos + exemplo prático”.

Com os dados de cada processo em mãos a empresa poderá identificar oportunidades e desenvolver estratégias para resolver os problemas encontrados. A partir daí os processos passarão a ser otimizados para acabar com as falhas.

Resultado? Maior eficiência de produção e entrega.

2. Redução de custos

A identificação e posterior eliminação de falhas e desperdícios gera a redução de custos nas empresas.

Os defeitos também são identificados por meio das análises feitas pelos profissionais certificados. Uma vez eliminados eles também contribuem para a redução de custos e, consequente, aumento de lucro na organização.

Na grande maioria das vezes, eliminar os desperdícios não é tão simples. Veja nosso vídeo e entenda o porquê nem todo desperdício pode ser eliminado de processos empresariais e com a estratégia Seis Sigma!

3. Maior satisfação de clientes

Se a retenção de clientes é um elemento importante para sua empresa, você deve garantir a satisfação dos clientes que fazem parte de sua carteira, correto? Clientes satisfeitas ficam, clientes insatisfeitos vão. Isso não é muito difícil de compreender.

A implementação de uma estratégia Seis Sigma, auxilia na gestão de clientes, afinal, identifica atributos que são críticos para a percepção do consumidor, permitindo a realização de ajustes e melhorias.

Leia também: Veja como fazer análise de dados de uma pesquisa com 3 ferramentas práticas

Cultura da melhoria contínua

Quando você aplica a estratégia de Seis Sigma têm as ferramentas e habilidades necessárias para identificar áreas de problemas ou gargalos que reduzem a produção ou o desempenho.

Esse processo ajuda os funcionários a identificar áreas de melhoria e a trabalhar continuamente. No final, o resultado:

  • melhora os serviços ou produtos existentes;
  • auxilia no desenvolvimento de novos produtos de alta qualidade.

Com as principais variáveis de uma estratégia Seis Sigma, em mãos, e com a compreensão sobre sua importância, sugerimos que aprofunde sua formação para aplicação, no post blog; “Como funciona o Seis Sigma: aprenda e alavanque sua carreira”.

Entretanto, é preciso mais do que a leitura de um artigo, para realmente ser capaz de implementar um processo de melhoria contínua, baseado na estratégia Seis Sigma.

A certificação Seis Sigma é extremamente valorizada no mercado de trabalho e investir na sua formação e na formação de seus colaboradores, é também investir em sua carreira e no futuro da sua empresa, garantindo que ela se mantenha competitiva no mercado.

Certificação White Belt Gratuita. Comece agora!

Para iniciar seus treinamentos acesse nossa plataforma e conheça nossos cursos GRATUITOS:  White Belt – Lean Seis Sigma e Lean Manufacturing Basic. Ou vá direto à certificação Black Belt. A CAE Treinamentos oferece cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

Com mais de 3.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade. Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje está à frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

Escreva um Comentário