A estratégia Seis Sigma é um conjunto de técnicas que têm o compromisso de realizar a melhoria contínua dos processos de uma empresa, usando a coleta de dados de cada etapa da produção para analisar e eliminar as falhas e resíduos do sistema. 

A partir dessas etapas iniciais, os benefícios que uma empresa pode esperar ao aplicar a estratégia Seis Sigma são:

  • redução de custos na empresa;
  • melhor qualidade de entrega de produtos e serviços;
  • maior lucratividade;
  • satisfação do cliente.

Entretanto, para que esses resultados sejam alcançados de maneira satisfatória é indicado que a empresa invista na contratação ou treinamento de um profissional com a certificação Seis Sigma. Assim você garante que o especialista domina as ferramentas e técnicas para o avanço da organização.

Estratégia Seis Sigma: como adotar?

A estratégia Seis Sigma para a execução de qualquer processo envolve todos os fatores que podem afetar seu desempenho. Ela é baseada em uma abordagem organizada e as seguintes questões desempenham o papel vital por trás de sua formulação.

1. Criação do escopo do processo de produção

Um processo de produção, com base no cálculo estatístico, é projetado de tal maneira que produz um produto livre de defeitos e fornece um resultado consistente desde o início.

Estratégia seis sigma

2. Identificação das variáveis

Isso envolve a análise e a medição de todas as variáveis ​​de entrada, que podem afetar a saída, ou o resultado, de qualquer processo.

3. Raciocínio e Análise

Os problemas, que podem criar desvios no resultado desejado, são analisados ​​com base em dados e fatos coletivos, e não em suposições.

4. Melhoria de Qualidade

A estratégia se concentra em melhorar o processo e, assim, maximizar a qualidade do produto.

5. Ambience Disciplined

Uma abordagem mais estruturada e disciplinada deve ser fornecida, a fim de resolver qualquer problema de produção ou atendimento.

6. Comunicação Interna

Implementar a estratégia Seis Sigma exige uma boa comunicação interna, para impedir que qualquer falha dentro de um método de melhoria contínua ocorra.

A comunicação também ajuda a envolver mais pessoas na busca da solução para qualquer questão e, assim, resolvê-la com cooperação mútua.

7. Comunhão de Conhecimento

Envolve o aprendizado e o compartilhamento de novas técnicas de solução de problemas e, assim, produz resultados mais rápidos.

8. Definição de Metas

Em uma estratégia Seis Sigma, a organização deve definir metas de curto e longo prazo, com relação:

  • ao nível de qualidade do produto;
  • a margem de lucro desejada;
  • o valor de mercado da empresa.

Essas metas devem ser lógica e analiticamente alcançáveis, bem como desafiadoras. Isso garante uma melhoria consistente na qualidade do produto, bem como ampliação do valor de mercado da empresa.

Para garantir que os principais objetivos sejam atentidos, uma boa prática é iniciar o curso de Gestão de Resultados e Metas. Confira na Frons!

9. Aplicação do DMAIC

A aplicação constante da metodologia DMAIC deve  fazer parte do processo para alcançar um resultado desejado, bem como aumentar o nível de qualidade do produto.

Estratégia seis sigma

Fonte: Blog da Qualidade

Entenda melhor sobre a metodologia e sua aplicabilidade com nosso Master Black Belt, Carlos Sander, no vídeo abaixo:


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10. Tomada de Decisão Baseada em Dados

Uma estratégia Seis Sigma exige a tomada de uma decisão baseada em dados e fatos, em vez de suposições, para fornecer um crescimento consistente ao processo em termos de progresso.

O processo deve ser sempre analisado estatisticamente e novos métodos devem ser implementados para atingir os objetivos desejados.

Confira também o conteúdo sobre Tomada de decisão: o que é, como construir e quais os impactos.

Importância da estratégia Seis Sigma: as razões para adotar

A seguir, listamos algumas das vantagens de aplicar a estratégia Seis Sigma.

1. Mapeamento de processos para posterior otimização

Ao realizar o mapeamento de processos da sua empresa, gestores e equipes de trabalho conseguirão identificar suas principais falhas e gargalos. A partir daí será possível corrigir os erros e eliminar os desperdícios de:

  • tempo;
  • dinheiro;
  • insumo.

Se você não domina as técnicas corretas para o desenvolvimento dessa primeira etapa, sugerimos que acesse o artigo; “Como elaborar um fluxograma de processos + exemplo prático”.

Com os dados de cada processo em mãos a empresa poderá identificar oportunidades e desenvolver estratégias para resolver os problemas encontrados. A partir daí os processos passarão a ser otimizados para acabar com as falhas.

Resultado? Maior eficiência de produção e entrega.

2. Redução de custos

A identificação e posterior eliminação de falhas e desperdícios gera a redução de custos nas empresas.

Os defeitos também são identificados por meio das análises feitas pelos profissionais certificados. Uma vez eliminados eles também contribuem para a redução de custos e, consequente, aumento de lucro na organização.

Na grande maioria das vezes, eliminar os desperdícios não é tão simples. Veja nosso vídeo e entenda o porquê nem todo desperdício pode ser eliminado de processos empresariais e com a estratégia Seis Sigma!

3. Maior satisfação de clientes

Se a retenção de clientes é um elemento importante para sua empresa, você deve garantir a satisfação dos clientes que fazem parte de sua carteira, correto? Clientes satisfeitas ficam, clientes insatisfeitos vão. Isso não é muito difícil de compreender.

A implementação de uma estratégia Seis Sigma, auxilia na gestão de clientes, afinal, identifica atributos que são críticos para a percepção do consumidor, permitindo a realização de ajustes e melhorias.

Leia também: Veja como fazer análise de dados de uma pesquisa com 3 ferramentas práticas

Cultura da melhoria contínua

Quando você aplica a estratégia de Seis Sigma têm as ferramentas e habilidades necessárias para identificar áreas de problemas ou gargalos que reduzem a produção ou o desempenho.

Esse processo ajuda os funcionários a identificar áreas de melhoria e a trabalhar continuamente. No final, o resultado:

  • melhora os serviços ou produtos existentes;
  • auxilia no desenvolvimento de novos produtos de alta qualidade.

Com as principais variáveis de uma estratégia Seis Sigma, em mãos, e com a compreensão sobre sua importância, sugerimos que aprofunde sua formação para aplicação, no post blog; “Como funciona o Seis Sigma: aprenda e alavanque sua carreira”.

Entretanto, é preciso mais do que a leitura de um artigo, para realmente ser capaz de implementar um processo de melhoria contínua, baseado na estratégia Seis Sigma.

A certificação Seis Sigma é extremamente valorizada no mercado de trabalho e investir na sua formação e na formação de seus colaboradores, é também investir em sua carreira e no futuro da sua empresa, garantindo que ela se mantenha competitiva no mercado.

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Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.