É importantíssimo que gerentes de empresas conheçam e saibam utilizar bons exemplos de BSC (Balanced scorecard).

Você provavelmente já recebeu uma avaliação no seu trabalho. Muitas vezes, o desempenho é avaliado medindo as características específicas de um funcionário ou comportamentos gerais.

Você conclui seu trabalho dentro do prazo e com qualidade?

Seus clientes estão satisfeitos?

Se você trabalha em equipe, pode receber uma avaliação em grupo.

A equipe lida bem com o estresse relacionado ao trabalho? Sabe prever problemas potenciais?

O  Balanced Scorecard é um tipo de avaliação de desempenho usada por empresa. Essas avaliações são usadas para medir quais resultados os profissionais e equipes apresentam e quais habilidades dominam.

O objetivo desse acompanhamento é fornecer uma visão de indicadores como produtividade de colaboradores, equipes ou corporações inteiras.

Leia também: Top 3: dicas de como montar uma equipe de sucesso

Existem muitos métodos de avaliação de desempenho. O método do Balanced Scorecard fornece uma visão geral da organização e como cada parte se encaixa e influencia nos resultados gerais.

Ainda não sabe o que é BSC? Então antes de continuar este artigo, leia “O que é BSC Balanced Scorecard? GUIA completo para começar”.

Por meio do bom uso desta ferramenta os executivos podem introduzir novas estratégias e processos operacionais inovadores destinados a alcançar um melhor desempenho.

A medição efetiva, no entanto, deve ser parte integrante do processo de gerenciamento do negócio.

Entendendo o BSC

O Balanced Scorecard foi proposto pela primeira vez em 1992 pelos professores Robert S. Kaplan e David Nortonda.

A metodologia fornece aos executivos uma visão abrangente sobre os objetivos de uma empresa em a partir da análise de um conjunto de indicadores de desempenho.

Sabe como definir seus objetivos e metas com eficácia? Ou como utilizar a técnica SMART? Dá uma olhada que temos algumas dicas para você:


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Mais do que medir resultados, o BSC é um sistema de gestão que visa identificar e propor melhorias em áreas como:

  • desenvolvimento de produto;
  • processos de produção;
  • satisfação do cliente;
  • posicionamento de mercado.

Podemos entender o Balanced Scorecard a partir da análise de 4 perspectivas diferentes:

  1. financeira;
  2. aprendizagem;
  3. processos internos;
  4. satisfação do cliente.

A seguir, vamos entender como cada uma se comporta e interfere no resultado geral de uma organização.

Perspectiva financeira

Dentro da análise de uma perspectiva financeira, sua empresa vai se interessar em acompanhar indicadores como:

Perspectiva de Aprendizagem e Crescimento

Esta área examina a empresa em termos de treinamentos organizacionais para funcionários, avaliando o quanto cada capacitação trouxe de resultado para a empresa, ao mesmo tempo que avalia o quanto a empresa é capaz de acompanhar as novas tecnologias e metodologias oferecendo treinamento suficiente.

Deve medir resultados relacionados a antigos e novos colaboradores.

Perspectiva dos processos internos

Ao examinar os processos internos de uma empresa você deve procurar oportunidades de melhoria, ou seja, processos que podem ser otimizados a partir da eliminação de fases e etapas ineficientes.

Para isso, leia o artigo; “Como alcançar a melhoria de processos nas empresas: 7 passos”.

Perspectiva do cliente

Você tem uma medida objetiva sobre a satisfação do seu cliente com seus processos e entregas?

Uma percepção negativa de seus negócios ou produtos pode levar a um declínio nas vendas no futuro.

Esses componentes são inter-relacionados e não podem ser usados como uma única função.

Para alcançar as metas e objetivos de negócios, hoje em dia, a organização precisa combinar um ou mais desses componentes.

Os 4 componentes podem ser medidos a partir dos seguintes fatores:

  • Objetivos: são os objetivos da organização, como participação de mercado e lucratividade.
  • Metas: um pouco mais específico que o objetivo. Definir exatamente a meta.
  • Indicadores: com base nos objetivos acima, certos indicadores serão usados para supervisionar seu progresso.
  • Iniciativas: elas são várias ações tomadas para atingir os objetivos, visando alcança-los.

Exemplos de BSC

Relembrando que com um Balanced Scorecard, você tem a capacidade de descrever sua estratégia, bem como medi-la e acompanhar as ações que você está tomando para melhorar seus resultados, seguem 2 exemplos de BSC e formas de como organizar.

1- Exemplos de BSC para uma padariaExemplos de BSC2- Exemplos de BSC para uma instituição financeira

Exemplos de BSC

Como você viu nos exemplos de Balanced scorecard de empresas, diferentes tipos de negócios podem aplicar a metodologia de planejamento e análise. Desde uma padaria até uma instituição financeira.

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Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.