Você conhece o método PDCA? É uma excelente ferramenta da qualidade para planejamento e aplicação de processos, previsão e solução de falhas e análise dos resultados obtidos.

O método PDCA funciona por meio de um ciclo e pode ser aplicado em diversas áreas de uma empresa.

Uma das grandes vantagens do PDCA é a possibilidade de aplicação aos mais diversos tipos de empreendimentos, por atuar em diversas frentes com o foco na melhoria contínua de processos.

O método PDCA é uma ferramenta útil tanto para pequenos comércios quanto para grandes indústrias.

Mas de onde ele surgiu?

Quem criou o ciclo PDCA?

E como aplicá-lo?

Continue a leitura para saber tudo sobre a ferramenta PDCA neste post!

Método PDCA: principais características

O método PDCA ou ciclo PDCA, como também é conhecido, é uma ferramenta de gestão cujo objetivo é promover a melhoria contínua dos processos por meio de quatro ações cíclicas:

  1. planejar (plan);
  2. fazer (do);
  3. checar (check);
  4. agir (act).

Estas ações são realizadas em um ciclo para que seja mais simples de compreender não só o motivo de um problema ter surgido, mas também como solucioná-lo.

Para isso, é preciso focar na causa e não nas consequências do problema.

Dessa forma, quando a oportunidade de melhorar for identificada, o próximo passo é colocar em ação as atitudes necessárias para promover as mudanças que poderão ajudar a atingir os resultados com maior qualidade e eficiência.

Vale lembrar que o método PDCA surge partindo do princípio que o planejamento das ações não é algo que acontece uma só vez, mas sim que pode mudar ao longo da aplicação do projeto.

Assim, a metodologia PDCA — planejar, fazer, verificar e agir — contribui exatamente para este controle, por ser contínuo.

Entenda mais sobre as características da metodologia com nosso vídeo abaixo:

Quem criou o ciclo PDCA?

Na década de 20, Walter Andrew Shewhart, físico norte-americano, renomado por sua atuação na área de controle estatístico de qualidade, criou o método PDCA.

Porém, foi só na década de 1950 que o método foi popularizado em todo o mundo pelo professor William Edwards Deming, outro estudioso dedicado às melhorias dos processos produtivos dos Estados Unidos.

Como funciona a ferramenta PDCA?

Como mencionamos há alguns parágrafos acima, a sigla PDCA significa “plan”, “do”, “check” e “act”, termos que são traduzidos como “planejar”, “fazer”, “verificar” e “agir”, respectivamente.

Estes são os quatro passos do ciclo e, geralmente, o método é implantado pelo planejamento — embora, claro, seja permitido e até mesmo indicado variar esta sequência de acordo com os objetivos da empresa.

Veja detalhadamente as fases do ciclo PDCA no passo a passo abaixo.

1ª etapa: Planejamento

Vamos começar pelo “Plan”, que direciona o foco para a parte estratégica. Assim, você irá reunir e analisar as informações necessárias para poder definir objetivos e metas empresariais.

Para elaborar um plano que resolva os problemas da organização, uma boa dica é começar pela identificação do problema.

Defina a questão que deve ser resolvida e qual é a importância dela para o desenvolvimento da atividade. Este é o momento de buscar:

  • o histórico do problema;
  • as consequências causadas por ele;
  • uma data para que esteja solucionado.

Em seguida, observe o problema, seus detalhes e considere vários pontos de vista para isso.

É nesta fase que o grupo poderá estimar qual o orçamento necessário para solucionar o problema.

Depois, analise o problema, buscando entender as possíveis causas.

Quando descobri-las, coloque-as em ordem de relevância e destaque as que são mais prováveis. As mais improváveis podem ser descartadas.

Finalmente, chegou a hora de criar ações para solucionar o problema, para isso você pode usar o método de plano de ação 5W2H é uma boa ferramenta para ser utilizada.

2ª etapa: Execução

Na fase “Do” é a hora de executar o plano de ação que você criou acima.

Esta é uma das etapas mais importantes do método PDCA e deve ser tratada como tal, com acompanhamento para que as ações sejam executadas seguindo o que foi planejado.

E não se esqueça de anotar os resultados de cada tarefa concluída para ter um acompanhamento eficiente.

3ª etapa: Verificação

No item “check”, verifique o que foi executado e quais foram os resultados obtidos até o momento com o plano de ação.

Essa é uma fase que pode envolver grupos ou até mesmo pessoas externas ao time responsável pela solução do problema em questão.

Assim, verifique se o que foi planejado já está implantado, e compare também os resultados entre o antes e depois do alcance da meta proposta.

4ª etapa: Ação

Chegamos à etapa final. Para encerrar esta fase do método PDCA, faça uma análise do que foi feito até o momento e padronize as ações que deram certo no plano de ação para evitar que o problema volte a aparecer.

Para isso, crie ou revise os documentos que contêm a descrição dos processos.

Em seguida, reúna a sua equipe para que todos reflitam sobre os resultados alcançados — e aqui vale usar gráficos, fotos e outras ferramentas pertinentes — para documentar juntos o que deu certo e o que não deu.

Pensem juntos sobre os benefícios do método PDCA e quais serão os planos para o futuro.

Fonte: Siteware.

Cuidados na hora de implementar o PDCA

Vale destacar que há alguns cuidados importantes para o método PDCA ser aplicado com eficiência.

1. O recomendado é avançar para a fase “fazer” somente depois de ter se dedicado à exaustão à fase de planejamento.

2. O mesmo vale para a fase “agir”: se você perceber que nesta etapa existem repetições demais, vale retornar para a fase “planejar” para descobrir o que está acontecendo de errado.

3. Outra dica importante para a execução ideal do método PDCA é nunca pular fases ou não investir o tempo necessário nos questionamentos e busca dos porquês, pois isso tudo pode acabar causando uma espécie de curto-circuito no ciclo.

Benefícios do método PDCA

Como o objetivo deste método é uma melhoria que não acaba nunca — vamos relembrar, ela é contínua! —, ele possui diversos benefícios. Com o método PDCA é possível:

Outro benefício é evitar que soluções não tão eficientes desperdicem tempo sendo implementadas, já que você conhecerá as melhores estratégias para abordar seu problema.

Outro benefício importantíssimo para a empresa é o diagnóstico apurado sobre os processos, com um olhar objetivo nas falhas e busca por soluções.

Leia tambémO que é FMEA em gestão da qualidade: 11 passos para aplicar

Todas essas características indicam as vantagens de enraizar a cultura do método PDCA na organização para alcançar estes benefícios.

Faça o download GRATUITO do Checklist PDCA neste link e otimize a aplicação da ferramenta na sua empresa.

Aprenda mais sobre ferramentas de qualidade

Existem várias ferramentas que colaboram para a implementação da melhoria contínua nas empresas, como o método PDCA.

Aprenda mais sobre esse filosofia de gestão no post #001 do nosso podcast Business Break que tem como tema: ‘Melhoria contínua: realidade ou modismo?‘:

Para aprender mais sobre os conceitos da metodologia e ferramentas, comece sua capacitação GRATUITA pela certificação White Belt Six Sigma Online que apresenta ferramentas mais avançadas como o DMAIC.

No vídeo abaixo, nosso expert Black Belt, Carlos Sander, compara o PDCA com o método Six Sigma. Confira:

Depois, você pode se especializar mais com o curso online de Ferramentas da Qualidade.

Esperamos que nosso artigo sobre o método PDCA tenha complementado seus conhecimentos. Para continuar desenvolvendo seu aprendizado, recomendamos as seguintes leituras:

Não se esqueça de seguir nosso canal do YouTube, acompanhar nosso blog e curtir nossa página do Facebook para não perder nenhuma novidade!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.