MASP – Método de Análise e Solução de Problemas. Pode ser definido como uma ferramenta de análise e solução de problemas e planejamento de ações estratégicas para evitar que voltem a ocorrer.

A rotina corporativa exige soluções inovadoras, eficientes e ágeis, mas nem sempre é possível alcançar isso; afinal, é preciso identificar e analisar corretamente os problemas para poder chegar à melhor solução para a organização. A boa notícia é a que a metodologia MASP pode ajudar! Mas o que é MASP? 

Neste artigo, vamos apresentar os principais pontos da metodologia, os benefícios que ela pode trazer para a organização e como aplicá-la. Confira.

O que é MASP?

O nome “MASP” é, na verdade, a sigla de Método de Análise e Solução de Problemas. Assim, podemos definir este conceito como uma ferramenta de análise e solução de problemas, com estrutura e sistema direcionados para resolver problemas complexos em:

  • processos;
  • produtos;
  • serviços.

O método também inclui a identificação de causas-raiz de problemas e planejamento de ações estratégicas para evitar que voltem a ocorrer.

O objetivo é maximizar os resultados nos processos da empresa e garantir a excelência máxima.

O que é a ferramenta MASP?

Este método foi criado pela União dos Cientistas e Engenheiros Japoneses (JUSE) no Japão.

Lá, o MASP era conhecido como “QC-Story”, e surgiu a partir da necessidade de criar alguma espécie de roteiro que permitisse que os engenheiros e supervisores conseguissem ter um padrão de documentos e histórico das melhorias de processos, para desenvolver o trabalho com excelência.

O que é MASP chegou ao Brasil somente na década de 1980, que foi a época em que o mercado começou a cobrar maior padrões de qualidade por parte das empresas.

Quais são as principais etapas do MASP?

O método MASP é uma parte essencial do Controle e Gestão da Qualidade Total nas empresas, que vai desde a identificação até a solução do problema.

Assim, a ferramenta é formada por diversas etapas, que são integradas para buscar auxiliar e melhorar a rotina da empresa.

Confira as etapas e suas características abaixo:

1ª Etapa: identificação do problema

Quando executada da forma correta, essa etapa do o que é MASP confere mais agilidade para o trabalho de solução do problema.

Por isso, essa primeira fase deve ser aproveitada para concentrar os esforços do time em um único aspecto para alcançar o melhor resultado possível.

Outra possibilidade, é selecionar os pontos que façam a equipe chegar ao problema que é prioridade.

Para isso, vale fazer um levantamento com os problemas mais comuns, junto do histórico de surgimento de cada um deles.

Depois, é importante buscar informações para evidenciar e documentar as eventuais perdas e ganhos que ocorreram.

É aí que será feita a escolha que mencionamos no início deste tópico. Esse escolha irá definir os profissionais que irão atuar no processo por meio da definição do problema e a meta de melhoria em qualidade.

Nos vídeo abaixo oferecemos algumas dicas para a fase de identificação de problemas em processos. Vale a pena conferir antes de continuar sua leitura!

2ª Etapa: Observação

Nessa fase, começa o processo de levantamento das características dos problemas por meio de dados e observações do local onde ele se encontra.

Uma boa dica é que dois profissionais façam essas observações, mas em momentos separados. Desta forma, eles terão impressões diferentes da situação.

Com isso feito, já é possível definir:

  • o cronograma para resolução e implementação da melhoria;
  • o orçamento necessário;
  • os profissionais que serão envolvidos.

3ª Etapa: Análise

Na terceira etapa do que é MASP serão identificadas as principais causas do problema, trabalhando com os pontos que podem ter relação com os resultados negativos e eventuais análises e hipóteses levantadas pelos profissionais.

Entretanto, é essencial ter muito cuidado nesta etapa do MASP, uma vez que uma análise incorreta pode comprometer todo o funcionamento.

Leia tambémComo fazer um Diagrama de Ishikawa: aprenda como aplicar a seus processos

4ª Etapa: Plano de Ação

Depois de descobrirem as causas dos problemas, chega a hora de definir o plano de ação que irá suprimi-las.

Este plano consiste em um documento com estratégias que serão adotadas, ou seja, aquelas que serão eficazes na solução.

Vale aproveitar este momento para revisar o orçamento e cronograma das etapas em questão, para garantir que os colaboradores estão seguindo tudo que foi determinado anteriormente.

5ª Etapa: Ação

Essa etapa é, de certa forma, intuitiva, pois ela consiste em colocar em prática o que foi definido no plano de ação.

É preciso que tudo seja desenvolvido e executado conforme o planejamento, e que todos os colaboradores estejam envolvidos ao máximo.

6ª Etapa: Verificação

Este momento é importante para verificar a eficiência das ações e analisar os dados obtidos, além de descobrir também se a estratégia escolhida está produzindo resultados.

Deve-se definir um período para realizar essas análises.

Lembre-se: os dados devem ser obtidos de maneira qualitativa e quantitativa.

7ª Etapa: Padronização

Se for verificado que a estratégia para a solução dos problemas foi eficiente, ela pode ser padronizada e utilizada em outras metodologias.

A fase da padronização existe justamente para evitar que essas falhas voltem a ocorrer, já que a empresa pode receber novos funcionários.

Quando os novos colaboradores chegarem é essencial treiná-los para que sigam o padrão estabelecido.

Para isso sua empresa e seus colaboradores podem contar com treinamentos como o curso gratuito e online de ferramentas de qualidade.

8ª Etapa: Conclusão

A etapa final é composta pelo balanço de todas as fases que foram realizadas, além da identificação de eventuais problemas que permaneceram e ações que podem evitá-los.

Caso ainda haja pontos negativos que não foram completamente extintos, basta voltar as etapas até descobrir qual foi o ponto qual é o ponto onde essa falha ainda está ocorrendo.

Qual é a diferença entre MASP e PDCA?

Enquanto o MASP é um método dentro da gestão de qualidade, o PDCA é uma das ferramentas de análise e solução de problemas usada pelo MASP para a solução de problemas.

A seguir, indicamos um vídeo que apresenta o que é e como aplicar o PDCA, uma das ferramenta de qualidade mais importantes para empresas de todos os setores e tamanhos. Confira esse exemplo de MASP em uma empresa.

O que é metodologia de análise e solução de problemas? Benefícios MASP

Com gestores e colaboradores trabalhando juntos, a ferramenta MASP pode ter desempenho fundamental para a manutenção da qualidade dentro da empresa.

O que é MASP pode ser aplicado para acabar com os erros que atrapalham tanto a produtividade quanto a fluidez dos processos organizacionais, direcionando-os corretamente.

A implementação dessa metodologia vai contribuir para:

  • tomada de decisões de forma mais precisa;
  • evitar incertezas cujas consequências prejudicam todo o processo;
  • redução do desperdício de tempo e orçamento.

Entretanto, é essencial que haja grande disciplina e organização dentro do ambiente para que os benefícios sejam alcançados.

Além disso é fundamental que os profissionais da empresa estejam preparados para aplicar e monitorar os resultados da ferramenta MASP.

Se você chegou até aqui e CURTIU o nosso conteúdo, gostaria de te contar que esse é exatamente o nosso propósito, entregar conteúdos de qualidade para que pessoas como você possam alcançar seus objetivos profissionais muito mais rápido.

 

Disponibilizamos conteúdos diariamente em nossas redes sociais, canal do Youtube e, até mesmo, em nossa comunidade do Telegram. Junte-se a nós e evolua um pouquinho a cada dia!

 

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.