Você sabe o que é Minitab? Trata-se de uma ferramenta focada em gerenciamento com fins estatísticos. Em geral utilizado por profissionais de estatística, ele tem a capacidade de realizar análises muito mais complexas, do que as possibilitadas por planilhas de Excel, também muito usadas na área. Por isso, neste artigo vamos te ensinar como utilizar o Minitab.

A estatística possui conceitos amplamente utilizados em diversos setores da sociedade. No mundo corporativo ou em situações pessoais ela fornece dados suficientes para facilitar a tomada de decisão. É possível extrair informações excelentes para sanar qualquer tipo de incerteza.

Entenda melhor sobre Minitab e seus HACKS no nosso vídeo abaixo.


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

Bons exemplos da utilização do Minitab, no mercado de trabalho, se dão pela esfera pública, com a análise:

  • Demográfica
  • Territorial
  • Econômica

Já no âmbito empresarial pode-se destacar a sua utilização nos setores financeiro e privado.

Os avanços computacionais permitiram a ampliação do uso da estatística. Existem programas capazes de executar análises estatísticas completas. É neste sentido que encontramos o Minitab.

Ficou interessado em saber mais sobre o que é Minitab? Continue lendo esse artigo e descubra como usar o Minitab.

O Minitab é um programa capaz de oferecer ferramentas para Controle de Qualidade, Análise de Confiabilidade e Estatística Geral, Planejamento de Experimentos (DOE) e para o desenvolvimento do Seis Sigma.

Você conhece esse programa? Sabe como utilizar o Minitab? Não? Então, continue a leitura deste artigo e veja como facilitar suas estatísticas.

Como utilizar o Minitab e quais suas vantagens?

Antes de aprender a como utilizar o Minitab é preciso saber se vale a pena implementá-lo em sua estrutura.

Como já destacado, o Minitab pode ser utilizado para prover informações importantes para o processo de tomada de decisão.

A sua interface se assemelha com a do Excel e o programa pode ter sua utilização voltada para funções de gerenciamento.

As principais vantagens de sua utilização é: dar embasamento de dados e análises estatísticas para as decisões, evitando que situações externas possam interferir no processo.

Saber como utilizar Minitab é fundamental para:

  • Executar relações entre variáveis
  • Cálculo de previsões
  • Comparações

É possível, ainda:

  • Criar gráficos visando a melhoria da perspectiva de efeitos em experimentos
  • Realizar a incorporação do uso do desvio padrão em um processo único do usuário

Obviamente, há outras vantagens, que somente serão percebidas com a utilização constante do programa. Vale a pena saber como usar o Minitab.

Leia também: 5 formas efetivas de como melhorar uma empresa

Integração com outras ferramentas

No processo de aprendizagem de como utilizar o Minitab é importante que você compreenda que é possível integrá-lo com outras plataformas.

Existem inúmeras ferramentas para análise e solução de problemas que podem ser integradas ao Minitab. Evidentemente, cada uma possui uma função específica e um objetivo a ser atingido, visando buscar a melhor solução para a situação em questão.

Recursos como estatística básica podem ser utilizados para:

  • Elaboração de estudos estatísticos descritivos
  • Testes de hipóteses
  • Intervalos de confiança
  • Testes de anormalidade

A regressão também é um recurso válido. Pode-se conhecer as relações entre as principais variáveis de uma situação-problema e as suas principais causas. Os tipos de regressão mais utilizados são:

  • Regressão linear
  • Logística (ordinária, binária e nominal)
  • não linear
  • Ortogonal

O planejamento de experimentos é mais uma ferramenta que agrega valor ao Minitab. O ajuste e a configuração das possibilidades de operação do sistema com DOE e o processo de determinação da forma mais rentável e produtiva de se operar é a usabilidade desse acessório.

Existem outras ferramentas capazes de prover valor para essa ferramenta. Como já explanado, um profissional que saiba como utilizar o Minitab se destacará quando o assunto for dados e análises estatísticas.

As métricas tradicionais são úteis no Minitab?

Após compreender todo o funcionamento e saber como usar o Minitab a dúvida que fica é: as métricas tradicionais são úteis? É claro que sim.

O diagrama de Ishikawa, Boxplot, Pareto e as cartas de controle são algumas das infinitas possibilidades de incorporar mais qualidade à ferramenta.

Outro aspecto tradicional que merece a devida atenção do Minitab é a regressão. Esse recurso é amplamente utilizado em estudos ambientais para a realização de previsões, buscando verificar se as variáveis estão relacionadas (em caso positivo, pode-se utilizar fórmulas matemáticas para expressá-las).

Bons exemplos sobre o uso da regressão são os dados sobre a concentração de CO2 na atmosfera, ocasionando o crescimento das plantas.

Indiscutivelmente, as previsões dependem de uma relação entre as variáveis presentes na fórmula.

Como empregar a variabilidade?

A variabilidade natural é um dos grandes problemas da estatística. Sendo assim, é preciso combinar resultados de vários experimentos para que tenhamos informações quantitativas válidas.

A variação presente em um conjunto de dados pode ser avaliada de três maneiras diferentes:

É comum avaliar, apenas, a diferença entre os números maiores e menores. Porém, é importante frisar que essa diferença não é uma boa maneira de se avaliar a variação. Ela é determinada por apenas dois valores periféricos, deixando de lado a maior parte das informações.

A melhor forma de empregar a variabilidade passa pelo uso do intervalo interquartil, que é a disseminação da metade do meio dos dados, em vez de utilizá-los por completo.

Esse tipo de análise é realizada pelo Minitab e calculada como parte do comando de descrição.

É preciso ter cuidado com a forma que os resultados serão expressos, após a conclusão dos cálculos das estatísticas descritivas básicas (como o interquartil e a faixa mediana).

A dica é: os resultados devem ser apresentados com o mesmo nível de precisão que a medida menos precisa utilizada no processo.

Consigo certificados de aprendizado?

Assim como qualquer curso de capacitação e aperfeiçoamento é possível obter certificados de aprendizado para cursos de Minitab. Entretanto, deve-se procurar empresas que tenham know-how no assunto e forneçam certificados reconhecidos no mercado.

O certificado de aprendizado não é o mais importante. O conhecimento adquirido e a possibilidade de utilizar os recursos no dia a dia é que são. Caso você não possa investir na compra do programa, faça o download da versão DEMO, que pode ser utilizada por 30 dias após a instalação e é gratuita.

Essa é uma maneira interessante de mostrar para os gestores de sua empresa o valor da ferramenta e, assim, analisar a viabilidade de realizar o investimento para a compra do programa. Outra vantagem é que o usuário se tornará mais familiarizado e experiente, a cada dia que se passa.

Investir em novos conhecimentos pode ser um grande diferencial para sua carreira. Então, aproveite a oportunidade e saiba como utilizar minitab e se destaque na busca por uma oportunidade de emprego.

E aí, gostou do nosso artigo? Aprendeu as funcionalidades e como utilizar o Minitab? Interessou-se por novos conhecimentos? Que tal descobrir por que investir em uma atualização profissional? Não deixe para depois, hein?

Você também pode realizar o curso gratuito, Introdução ao Minitab da Frons. Somos uma empresa formada por engenheiros experientes, voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Oferecemos cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

Com mais de 3.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade.

Conheça nossos outros cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.