A otimização de recursos importantes para uma empresa, como dinheiro e tempo, é uma das vantagens do PDCA.

O método PDCA tem como objetivo a melhoria e o controle contínuo das atividades e dos processos de uma empresa, a partir de 4 etapas de um ciclo:

  • Plan (planejar)
  • Do (fazer)
  • Check (checar/controlar)
  • Act (agir)

Por meio dessas 4 fases é possível implementar diferentes melhorias em processos de diferentes áreas de uma empresa, além de garantir o monitoramento dos resultados das mudanças estratégicas, realizadas.

Esse método é indicado pela ISO 9001: 2015, por ser um modelo mais rápido, simples e eficiente, independentemente do tamanho ou setor do negócio.

A seguir veja o que é o método e quais as vantagens do PDCA para sua gestão. Continue lendo e não deixe de conferir nosso vídeo abaixo para entender melhor.


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

O que é ciclo PDCA?

O PDCA é um método de gestão que visa melhorar e otimizar os processos de uma empresa. Por meio dessa metodologia, é possível:

  • entender;
  • planejar;
  • padronizar processos.

Também por meio dessas quatro palavras simples é possível gerenciar dados e reduzir erros e custos de produção, melhorando os resultados financeiros e produtivos de um negócio.

Para este fim, o ciclo PDCA consiste em quatro etapas:

  • Planejar: o planejamento começa com a identificação de uma oportunidade de melhoria, que nesse caso também pode ser vista como um problema, dentro de um processo. Nesta etapa também devem ser consideradas as metas e objetivos de uma empresa;
  • Fazer: os planos de ação para sanar os problemas identificados devem ser postos em ação;
  • Checar: nessa fase os resultados das melhorias devem ser medidos. As melhorias foram realmente alcançadas? A etapa de checagem deve ser eita desde o início da implementação, até um período adiante;
  • Agir: esse é o passo de correção das mudanças feitas. Caso tenha havido alguma falha é hora de realizar a manutenção do projeto.

Como você pode ver na imagem abaixo, o PDCA é um ciclo, e isso quer dizer que os mesmos processos vão passar por todas as fases várias vezes.

Vantagens do PDCA

Como o ciclo PDCA é implementado nas empresas?

Para a implementação do ciclo PDCA é indicado que seus funcionários recebam treinamento e possa ter acesso a exemplos de PDCA na empresa.

O PDCA deve fazer parte da cultura organizacional e isso só irá acontecer quando seus colaboradores entenderem o que ele é e quais benefícios ele trará para a vida e trabalho de todos

[thrive_leads id=’2166′]

Antes de começarmos a explicação sobre as vantagens do PDCA em uma empresa, indicamos que você assista ao vídeo a seguir e continue sua leitura:

Quais são as vantagens do PDCA?

A busca pela melhoria de processos e pela alta performance é fundamental para garantir a competitividade da empresa, em um mercado cada vez mais voraz.

A principal vantagem do ciclo PDCA é seu total alinhamento com a cultura de melhoria contínua dos processos da empresa. Entretanto, outros benefícios também podem ser alcançados e enxergados. A seguir, listamos alguns exemplos.

1. Eficácia

Com o PDCA você alcança maior desempenho em projetos, tarefas e processos. As atividades são monitoradas constantemente, o que permite a atualização de processos de maneira a manter a busca pela qualidade e evolução de cada fase.

2. Maior gerenciamento de riscos do projeto

Quando você implementa uma cultura organizacional que está sempre em busca de avaliar e medir os processos, as chances de erro são extremamente reduzidas, isso porque você e sua equipe podem identificar esses erros com antecedência e resolver as causas antes que haja consequências.

Indicamos que você também acesse o artigo; “O que é BSC Balanced Scorecard? GUIA completo para começar” e conheça mais uma metodologia para sua gestão.

3. Aplicações Ilimitadas

Você pode aplicar o PDCA na analise dos mais diversos processos, departamentos e tipos de empresas.

Desde atividades ligadas ao seu core business até atividades secundárias mas também estratégicas, como a análise de processos relacionados ao controle de ponto dos funcionários.

Essa vantagem do PDCA é valiosa, porque assim você não precisa aplicar um modelo para cada processo ou dominar diferentes táticas de gestão. Bastou uma e pronto!

4. Redução de Custo

Talvez essa, entre todas as vantagens do PDCA, seja a que mais enche os olhos de empreendedores, gestores e empresários.

Usar a técnica PDCA permite que uma empresa teste uma mudança de processo em pequena escala antes de gastar em um método que pode não funcionar ou que requer ajuste.

A empresa pode continuar a rodar normalmente enquanto analisa o efeito de uma mudança no processo.

Além disso, com a melhoria dos processos, existem grandes chances de aumento de produtividade, redução de desperdícios e resíduos e, consequentemente, menor custo e maior lucratividade.

Isso sem contar na melhora da qualidade de produção, que fideliza e atrai clientes.

6. Expansível

Uma vez que uma nova técnica ou método de processo é verificado e analisado com sucesso, a empresa pode expandir o método com a garantia de que ele proporcionará os benefícios esperados. Por exemplo, quando um novo método de produção reduz o material residual e melhora a qualidade do produto, o método pode ser incorporado em toda a linha de produção para expandir as eficiências na organização.

O que torna o ciclo PDCA eficaz?

Agora que você já sabe o que é e as vantagens do PDCA, o que será que o torna tão relevante para uma empresa?

O ciclo PDCA oferece uma estrutura fácil de entender para melhoria dos processos.

Baseando-se no método científico, este ciclo pode ser visto como uma abordagem que se comprovou e que pode produzir melhorias de forma confiável.

Uma das principais vantagens do PDCA é que os processos se tornam melhores e mais bem compreendidos.

Também se estabelece um compromisso com a melhoria constante, o que permite que uma empresa permaneça competitiva e constantemente melhore e se adapte.

PDCA ou Six Sigma? Entenda qual a melhor metodologia a ser aplicada em determinados tipos de negócios abaixo.

Entretanto, antes de aplicar a metodologia é importante que você se capacite e torne sua empresa expert em processos de melhoria contínua. Permita que seus gestores e colaboradores tenham acesso às ferramentas de qualidade adequadas e capacite sua equipe com os cursos da Frons.

São mais de 100 empresas de renome atendidas e 3.000 alunos capacitados pela plataforma online e cursos in-company.

  • Certificações reconhecidas pelas maiores empresas do país
  • 5 anos de suporte após a conclusão do curso
  • 94% dos alunos classificam os cursos com “ótimo” ou “bom”.

Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.