Mesmo que a empresa disponha do capital necessário, instalações de última geração, o melhor da tecnologia da informação e uma equipe cheia de profissionais dedicados e com muito talento, ainda não é possível garantir o sucesso da corporação e de seus respectivos objetivos. Na verdade, não importa o porte da empresa ou o mercado em que atua; tudo depende da forma escolhida para se administrar a empresa e seus recursos. Onde a gestão dos resultados organizacionais entra?

Segundo uma pesquisa feita pela Michael Page, empresa que é considerada uma das maiores referências quando o assunto é o recrutamento especializado de média e alta gerência, quase 60% dos executivos latino-americanos realizam suas atividades com foco nos resultados – ou seja, com a gestão dos resultados organizacionais. Em nosso país, esse número chega quase em 70%. 

Mas, afinal, o que é a gestão de resultados organizacionais?

Trata-se de um conceito originado na década de 50 no livro “The Practice of Management” – ou “A Prática da Gestão”, em tradução livre – do autor Peter Drucker. A obra foi pioneira por retratar a gestão como algo completo por si só, enquanto o ato de ser gestor é algo mostrado separadamente. 

Assim, como é indicado pelo próprio nome, a gestão de resultados organizacionais – ou gestão focada nos resultados – é um modelo de administração que é direcionado para o empenho empregado para atingir as metas definidas. Ao invés de dirigir o foco nos processos, como é feito na gestão tradicional, você deve guiar o comprometimento da equipe aos objetivos que devem ser alcançados.

Com isso, você e seu time irão buscar resultados cada vez melhores nos objetivos da empresa, o que contribui também para otimizar o desempenho da corporação, seja ela grande ou pequena. 

As vantagens da gestão de resultados organizacionais

Além dos benefícios citados acima, implementar este estilo de gestão em sua empresa possui diversas outras vantagens:

Funcionários motivados

Quando os colaboradores da equipe estão envolvidos e imersos em todo o processo, eles têm consciência de como a participação individual é essencial para alcançar as metas desejadas. Como estão a par das atividades e resultados, você verá que os colaboradores trabalharão com maior empenho.

Comunicação mais eficiente

Manter a motivação da equipe para alcançar os objetivos não é uma tarefa fácil. Entretanto, o que pode ajudar é ter uma boa comunicação corporativa interna. Com isso, os colaboradores trabalham mais integrados e trocam ideias e experiências entre si, o que reduz o espaço para falhas de comunicação.

Mais produtividade

Todas essas vantagens convergem para um resultado necessário para todas as empresas: o aumento da produtividade dos colaboradores. O sentimento de equipe dos funcionários e uma excelente comunicação contribuem para tornar o time mais produtivo e, consequentemente, alcançar os resultados com mais rapidez.

Como é este modelo

Como foi explicado, o maior objetivo deste modelo de gestão são os resultados. Para aplicá-lo na empresa, conheça algumas das suas características:

A equipe toda é responsável

Todos os funcionários são responsáveis pelos resultados alcançados pela empresa, não importa qual seja o cargo ou função. Também é necessário que todos os colaboradores estejam a par dos objetivos a serem alcançados e tenham seus esforços reconhecidos.

Unidades e negócios devem estar integrados

As diversas divisões de negócios da empresa devem continuar atuando com suas tarefas específicas, mas também devem trabalhar juntas com o objetivo de alcançar resultados em comum. Assim, as relações entre os membros das suas equipes ficam mais próximas, com trocas de informações eficientes e fluidas.

Resultados ao invés de processos

Como em qualquer modelo de gestão, é claro que há metas para serem alcançadas. Entretanto, você não deve impor formas de agir ou de realizar determinadas tarefas, pois o foco é nos resultados desejados e não nos processos pelos quais o time passa para alcançá-los. 

Como aplicar na prática?

Depois de entender as características e vantagens deste modelo, está na hora de aplicá-lo na sua empresa. Para isso, siga as etapas descritas abaixo:

  1. Reveja os objetivos da empresa

Os gestores devem ter uma visão mais ampla do negócio, de modo que tenham conhecimento das características e intenções da empresa. Assim, revisar os objetivos te trará segurança das metas da organização tanto no presente quanto no futuro, o que é essencial para todas as empresas que buscam bons resultados.

Definir objetivos e metas é a base para um bom planejamento de sucesso. Existem algumas técnicas possíveis para definição desses objetivos e uma das mais utilizadas é a SMART. Entenda melhor no nosso vídeo abaixo.


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  1. Defina os objetivos da equipe com clareza

Tanto os líderes da equipe quanto os colaboradores devem estudar e discutir juntos os objetivos e resultados que suas funções estão gerando. É preciso que todos estejam de acordo com as metas e os prazos estabelecidos para alcançá-los dentro do período esperado.

  1. Acompanhe todo o processo

O monitoramento do processo é essencial para que os resultados buscados sejam atingidos de forma rápida e eficiente – o que pode ocorrer até mesmo antes do prazo final estabelecido. Por isso, é preciso reunir os líderes de equipe periodicamente bem como os colaboradores para que haja uma avaliação geral das atividades que foram realizadas e compará-las com os objetivos. É neste momento que você perceberá as mudanças que devem ser feitas e aplicá-las, se necessário.

  1. Avaliação crítica de desempenho 

Esta etapa consiste em uma avaliação crítica do desempenho dos colaboradores, tanto individual quanto coletivamente. Aqui, você deve verificar se os objetivos definidos foram atingidos ou não, os motivos para os resultados obtidos e o que pode ser feito para melhorar este quadro. 

  1. Recompensa

Finalmente, dê recompensas aos colaboradores por seus esforços empregados como uma forma de incentivá-los a repetirem este comportamento.

Afinal, a gestão de resultados organizacionais vale a pena?

Este modelo de gestão traz diversas vantagens às empresas, pois estas passam a ter maior flexibilidade nos processos, um melhor relacionamento interno corporativo e colaboradores mais motivados. Por outro lado, antes de utilizar este modelo na corporação, é preciso refletir para determinar com clareza quais são os objetivos reais da organização. 

E se não funcionar?

Mesmo que você siga os passos listados neste artigo, pode perceber que os resultados atingidos não foram dentro do esperado. Nestes casos, é provável que haja algum fator da cultura da empresa que esteja impedindo que os colaboradores trabalhem para atingir as metas estabelecidas. Para evitar isso, promova e incentive treinamentos com frequência, busque equipes com diversos tipos de profissionais e metas claras.

Para conhecer outros modelos de gestão e melhorar ainda mais a eficiência do trabalho em sua empresa, vejas as leituras abaixo:

Descubra o que é a análise de processos organizacionais

Afinal, o que é a gestão de processos?

Guia rápido de controle estatístico de processos

Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre a gestão de resultados organizacionais. Acompanhe nosso blog, siga-nos no Facebook e Youtube para não perder nenhuma novidade!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.